Há cada vez mais pais a dar presentes extravagantes aos filhos quando lhes caem os primeiros dentes, numa tendência apelidada de “inchstone”.
Numa era em que a competição parental se estende para além das festas de aniversário e em que as redes sociais servem para nos vangloriarmos, nem a Fada dos Dentes escapa à obsessão com o luxo e a opulência.
De acordo com uma sondagem da seguradora norte-americana Delta Dental, o pagamento médio por dente subiu para um recorde de 6,23 dólares, contra 5,36 dólares em 2022, deixando claros os efeitos da inflação e o espírito competitivo entre os pais. Para além de dinheiro, 20% das crianças recebem também uma prenda.
Kokoa Lawson, uma mãe de Temecula, na Califórnia, quis garantir que a filha tivesse uma experiência especial quando lhe caísse o primeiro dente, dando-lhe uma nota de 100 dólares decorada com glitter. “Ela perdeu a cabeça quando a viu”, refere ao Wall Street Journal.
No entanto, a comparação entre as crianças não tardou e alguns primos com inveja manifestaram o seu descontentamento quando viram as prendas. “Eu disse simplesmente ‘isto é o que a nossa Fada dos Dentes faz’ e sugeri formas para que tornassem a experiência deles especial”, acrescenta. Por cada dente seguinte, a filha de Lawson já só recebeu 20 dólares.
Este exemplo é apenas um de muitos, numa tendência apelidada de “inchstone“, que consiste na celebração de todos os pequenos passos no desenvolvimento das crianças, como meios-aniversários, o primeiro dente que cai ou a primeira vez que uma criança se veste sem a ajuda dos pais.
O “inchstone” é uma das grandes tendências para 2024, com cada vez mais pais a dar recompensas criativas e organizar celebrações para estas pequenas conquistas. A moda vê-se nas pesquisas no Pinterest, como “recompensas por usar o penico” (aumento de 100%), “festas escolares de fim de ano” (90%) e “a minha primeira festa de dente” (40%) entre setembro de 2021 e agosto de 2023.
A filha da britânica Chidera Nig, de 32 anos, recebeu 60 libras, uma carta e um colar de prata e uma pulseira Louis Vuitton — tudo cortesia da Fada dos Dentes. Nig revela que o marido comprou a pulseira no dia em que a filha nasceu e que a queda do primeiro dente lhe pareceu o momento certo para lha dar.
“Esse foi o primeiro dente de leite que ela perdeu, e o processo foi desconfortável para ela, então decidimos dar-lhe uma experiência extra de fada dos dentes. A infância passa tão rápido e acreditamos em valorizar cada momento, celebrar marcos e criar memórias duradouras”, conta.
A tendência do “inchstone” enquadra-se num contexto geral em que cada vez mais pais usam os filhos como adereços na vida perfeita que retratam nas redes sociais ou exploram a intimidade das crianças para visualizações ou para parcerias comerciais com marcas.
A explosão em popularidade das decorações minimalistas e em tons monocromáticos nos últimos anos também já chegou à forma como os pais criam os filhos, com muitos pais influencers a mostrarem os quartos dos dos filhos totalmente em tons neutros, desde o mobiliário, as decorações, os brinquedos e as roupas.
A moda não escapa às críticas, com os comentários recheados de utilizadores a referirem-se às crianças como “sad beige babies” (bebés bege tristes) e a considerarem errado obrigar os mais pequenos a conformarem-se à estética dos pais. Há até quem questione se a falta de cores mais estimulantes e vivas não pode ser prejudicial para o desenvolvimento das crianças.
Mark Burhenne, um ex-dentista que gere o site Askthedentist.com, acredita que esta súbita generosidade das Fadas dos Dentes tem mais a ver com uma batalha de egos entre os pais do que propriamente com a felicidade dos filhos. “Dinheiro, um videojogo, às vezes um iPhone. São os pais a competir”, remata.