Facebook Messenger obrigatório gera polémica

B!T

-

O Facebook anunciou que, dentro de algumas semanas, o Messenger será a única maneira de trocar mensagens, via smartphone. O problema é que os utilizadores não estão a gostar nada da ideia e chovem críticas à app e dúvidas sobre privacidade.

O Facebook Messenger foi criado em agosto de 2011 e parece agora haver uma aposta em tornar sua utilização massiva. Mas, na verdade, o que parece estar a acontecer é um braço de ferro entre a rede social e os utilizadores que não estão contentes.

Na frente da batalha estão os utilizadores de iPhone, que atribuem a classificação mínima à versão mais recente da app. Já entre os proprietários de Android, o Messenger mantém uma boa nota mas cada vez mais são os que lhe atribuem apenas uma estrela.

A questão da privacidade é talvez a mais forte nesta querela. O Facebook Messenger pede acesso a dados como localização, microfone, câmara, lista de contatos, multimédia, registo de chamadas, mas existem várias outras apps que requerem acesso às mesmas informações, como o WhatsApp, Line, ICQ ou WeChat.

É esta a defesa da rede social criada por Zuckerberg e que conta com mais de dois mil milhões de utilizadores em todo o mundo: o Messenger não é diferente das outras aplicações de conversação e as permissões são padronizadas pelas próprias lojas on-line.

Dentro de algumas semanas, quem está descontente terá de sujeitar-se a usar o chat do Facebook apenas via navegador ou então usar o iPad. Uma alternativa mais cómoda será ainda usar outra app de comunicação e não o fazer via Facebook, o que na prática terá o mesmo efeito pois o Facebook e Facebook Messenger funcionam como duas apps separadas no smartphone.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Sánchez vai reunir-se com líder do governo regional catalão

O primeiro-ministro espanhol e líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, anunciou na segunda-feira que se reunirá com o líder do governo regional da Catalunha, Quim Torra, no início de fevereiro. Em entrevista à televisão …

Governo confirma que nunca avaliou impacto dos vistos gold. Só 5% foram recusados

O Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou que não foram realizadas avaliações ao impacto dos vistos gold e que não cabe ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) controlar as origens do capital investido em …

Conselho de Finanças Públicas alerta para "risco de desvio significativo" no ritmo de ajustamento estrutural

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alerta para um "risco de desvio significativo" do ritmo de ajustamento estrutural da economia portuguesa em 2020, avisando que a evolução programada da despesa no OE2020 "não cumpre o …

Carolina Salgado condenada a pena de quatro meses de prisão, substituída por multa de 600 euros

Carolina Salgado não cumpriu sentença do processo de difamação a Pinto da Costa. Além das 300 horas de trabalho comunitário devia ter publicado o texto da sentença no jornal e não o fez. Carolina Salgado foi …

Taiwan deteta primeiro paciente com pneumonia originária da China

A Agência Central de Notícias de Taiwan disse que uma mulher, que esteve recentemente na cidade chinesa de Wuhan, está a ser tratada e foi colocada sob quarentena, depois de se ter dirigido voluntariamente aos …

PSP investiga alegada agressão de um agente a uma mulher na Amadora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu um processo de averiguações sobre a atuação policial contra uma mulher que foi detida, no domingo, na Amadora, ocorrência que envolveu "agressões" e que resultou numa denúncia contra …

Ex-presidente da Interpol condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno

O ex-presidente da Interpol Meng Hongwei foi condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno, segundo uma declaração de um tribunal chinês divulgada esta terça-feira. Além da pena de prisão, foi multado em …

Condutor que atropelou mortalmente irmã de Djaló condenado a 16 anos de prisão

O Tribunal de Almada condenou, esta terça-feira, a 16 anos de prisão o condutor acusado do atropelamento mortal de uma jovem de 17 anos nas Festas da Moita, no distrito de Setúbal, em setembro de …

Tribunal Arbitral do Desporto mantém jogo à porta fechada na Luz

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) considerou improcedente o recurso do Benfica ao castigo de disputar um jogo à porta fechada, uma decisão que vai ser alvo de recurso do clube. Fonte oficial do Benfica confirmou, …

Portugal tem taxas de mortalidade por AVC superiores a todos os países da Europa ocidental

Segundo um estudo recente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, “Portugal ocupa apenas a 25.ª posição (em 51 países) entre as mulheres e a 28.ª posição entre os homens, com mortalidades superiores às de todos os …