Um utilizador do Facebook resolveu o mistério que apoquentava a Autoridade das Antiguidades de Israel em torno de um objecto dourado encontrado em Jerusalém. Aquilo que parecia uma relíquia antiga, afinal, vende-se na Internet.
O objecto foi encontrado num cemitério de Jerusalém há cerca de seis meses e a primeira suspeita foi de que seria um engenho explosivo, conta o The Guardian.
A polícia foi chamada ao cemitério e a equipa de desarmamento de bombas procedeu a uma explosão controlada do objecto mas este ficou absolutamente intacto.
Depois disso, os técnicos da Autoridade das Antiguidades de Israel levaram a cabo vários exames, analisando a constituição dos seus materiais e não conseguiram chegar a nenhuma conclusão.
Foi então que surgiu a ideia de publicar a imagem do objecto no Facebook para ver se haveria alguém que ajudasse a resolver o mistério.
Entre 300 respostas, chegou uma que o identificou como sendo um aparelho feito na Alemanha, conhecido como Weber Isis Beamer, que supostamente protege contra as radiações e as ondas negativas.
Estes artefactos podem comprar-se na Internet por cerca de 70 euros, existindo em vários tamanhos.
E se não há provas científicas da sua efectividade como escudos protectores, é certo que são à prova de explosões, como a polícia israelita pôde confirmar.
SV, ZAP