Extrato de canábis é a nova arma contra o cancro da pele

Extrato PHEC-66 desacelera o crescimento de células de melanoma e aumenta as taxas de morte celular

 

O potencial da canábis medicinal já está bem estabelecido, e um estudo conduzido pela Universidade Charles Darwin (CDU) e publicado na revista Cells a 31 de janeiro veio fortalecer essa ideia ao sugerir que um extrato de canábis — PHEC-66 — ajuda a combater o cancro da pele (melanoma).

Na análise, foi possível observar que a canábis desacelerou o crescimento de células de melanoma e aumentou as taxas de morte celular. Isto deve-se ao facto de a substância se ligar a locais recetores em células específicas de melanoma, controlando o crescimento e aumentando a quantidade de danos às células malignas.

Segundo os autores da pesquisa, esse dano que a canábis provoca à célula do melanoma impede a sua divisão em novas células — em vez disso, inicia uma morte celular programada.

Assim, a proposta dos investigadores é que, ao compreender como reagem as células cancerígenas, seja possível refinar as técnicas de tratamento para serem mais específicas e eficazes.

Em comunicado divulgado pela universidade, os investigadores dizem que, embora o uso de extratos de canábis para tratar uma variedade de condições de saúde seja estigmatizado, “pesquisas futuras sobre a sua aplicação poderão revolucionar o tratamento do cancro“.

O grupo revela que o próximo desafio envolve desenvolver um sistema de entrega direcionado às células do melanoma. “Os sistemas avançados de distribuição ainda precisam de ser totalmente desenvolvidos”, afirmam os cientistas, que salientam a importância dos “esforços contínuos para assegurar a utilização adequada e eficaz destes agentes nos locais-alvo”.

“A fase subsequente envolve estudos em animais ou ensaios pré-clínicos para validar e explorar mais a fundo a eficácia do canabinoide PHEC-66 no tratamento do melanoma e de outros cancros,” disse Nitin Mantri, professor de biotecnologia na Universidade RMIT e autor principal do estudo.

É necessário um acompanhamento a longo prazo para garantir a eficácia e segurança sustentadas do extrato PHEC-66 no tratamento do cancro por longos períodos.

A canábis contra o cancro

De modo geral, a planta tem mostrado que pode ajudar no combate ao cancro. A Universidade Augusta revelou que reduz o tumor cerebral, ao alterar a dinâmica do microambiente tumoral, um conjunto de células cancerígenas que tem relação direta com o crescimento do tumor.

Além de combater o crescimento do tumor propriamente dito, a planta pode ajudar a reduzir dores relacionadas ao cancro.

“As utilizações clínicas de extratos de canábis incluem tratamento para ansiedade, sintomas relacionados com o cancro, epilepsia e dor crónica,” apontou Mantri. “Uma investigação intensiva no seu potencial para eliminar células de melanoma é apenas o começo à medida que investigamos como este conhecimento pode ser aplicado no tratamento de diferentes tipos de cancros.”

ZAP // CanalTech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.