/

Neuro-cientista explica porque é que há pessoas mais propensas a acreditar em teorias da conspiração

11

Recorrendo a um vídeo publicado YouTube, a neuro-cientista Shannon Odell explica porque é que determinadas pessoas são mais propensas a acreditar em teorias da conspiração. O fenómeno está relacionado com a leitura cerebral de padrões e a dopamina pode também desempenhar um papel no processo.

“O cérebro humano está programado para ver padrões que nos ajudam a sobreviver. Padrões de deteção podem salvar as nossas vidas. O processamento de padrões tornou-se cada vez mais sofisticado com a expansão do córtex cerebral, particularmente o córtex pré-frontal e as regiões envolvidas no processamento de imagens”, começou por explicar.

Contudo, este mecanismo de sobrevivência pode acabar descontrolado, levando determinadas pessoas a percecionar de forma mais recorrente padrões ilusórios.

“À medida que evoluímos, o cérebro tornou-se tão bom na tarefa de encontrar padrões que, às vezes, vê um padrão em dados completamente desconectados. Pessoas que acreditam em conspirações têm cérebros que são mais propensos à perceção do padrão ilusórios, também conhecido como aquele que encontra conexões quando estas não existem”.

De acordo com a cientista, a dopamina, também conhecida como a “Hormona da Felicidade”, pode estar por trás da perceção de padrões ilusórios.

“Pessoas com níveis geneticamente mais altos de dopamina livre têm mais probabilidade de acreditar numa ou mais teorias da conspiração”, explicou. Depois de estas teorias se enraizarem, o viés da confirmação acaba por fortalecê-las, frisa ainda o portal IFL Science.

No mesmo vídeo, Odell explica ainda que os dias de incerteza que vivemos, em muito associados à pandemia, podem estar a exponenciar um boom de novas teorias.

Sentimentos de impotência podem obrigar uma pessoa a tentar encontrar ordem no caos e isso muitas vezes significa encontrar padrões onde não há nenhum”, continua, antes de deixar um conselho para evitar estas situações: “[É importante] capacitar as pessoas, incentivando-as a agir sobre as suas próprias vidas. Isto pode reduzir os sentimentos de impotência e, por sua vez, reduzir os níveis de confiança nas teorias da conspiração”.

O novo coronavírus, que causa a covid-19, tem gerado várias teorias da conspiração, causando já centenas de mortes, segundo uma investigação publicada em agosto passado na American Journal of Tropical Medicine and Hygiene.

Algumas das teorias da conspiração estão relacionadas com a origem do vírus, havendo outras que alegam que as novas vacinas para combater a doença foram produzidas muito rapidamente e, por isso, contêm substâncias prejudiciais que podem alterar o código genético de quem as toma.

Outra das teorias da conspiração mais conhecidas está relacionada com os chemtrails: há quem pense que rastos deixados pelo aviões são “rastos químicos”, deliberadamente pulverizados a partir dos céus com alegadas substâncias nocivas.

Sara Silva Alves, ZAP //

11 Comments

  1. Então, negacionistas, conspiracionistas, terraplanistas e quejandos, ajam nas vossas próprias vidas! E deixem as pessoas com níveis normais de dopamina em paz!
    Melhor 2021 para todos!

  2. Entretanto, no ZAP de hoje: “Carta revela que Governo deu informações falsas para justificar escolha de procurador europeu”.

    Certamente apenas mais uma teoria de conspiração…

  3. Mas estas características também enquadram naqueles que procuram suporte em religiões. Agora eu (eu eu e não EU!) sempre suspeitei de religiões . .

  4. Angela Merkel vai encerrar seu mandato e não saberemos o porque a Chanceler alemã tomou essa decisão tão inesperada. Logo, no momento em que a Alemanha desfruta de uma posição muito privilegiada no cenário mundial. Por problemas relacionados com a sua sáude! Talvez , não, talvez sim. Há meses atrás a ilustre Chanceler apresentou um distúrbio emocional, um surto repentino mostrando um tremor nos lábios, dando o sinal de febre artrítica em pleno momento em que se mostrava para as câmeras da TV para a foto ao lado dos Chefes de Estado do Grupo dos Sete. Foi um momento difícil. Não tivemos uma justificativa. A Europa ficará sem uma das maiores lideranças do século e sua falta será sentida, obviamente, pelo povo alemão. É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

  5. Conheço várias pessoas que acreditam em teorias da conspiração, todas são anti-ciência, uma é fundamentalista religiosa, outra acredita na magia e vai aos bruxos, um é de Esquerda e defende que se devia deixar morrer os velhinhos todos de Covid porque já passaram o limite de idade, outra acredita que o vírus do Covid foi criado por um grupo de multi-milionários que querem comandar um mundo. Enfim, cada um mais doido que o outro!

  6. Portugal está recebendo a honra de presidir a potencia UE. Foi chegada a vez d a Lusitânia comandar o Bloco das Nações Européias , por dois anos. Portugal, hoje tem um de seus filhos a secretariar a poderosa Organização das Nações Unidas – ONU e outro não tanto famoso a comandar a potente União Européia. Viva Portugal. E olhemos para os esportes e veremos a outra poderosa força dos Esportes, o Campeoníssimo dos Campeões (não é exagero) – D.Cristiano Ronaldo: Rei de Londres, Rei de Madri, Rei de Roma e aos poucos vai ganhando forças para ser Rei do Mundo. PORTUGAL és pequeno no Mapa Mundi, porém , como o Adamastor: pequeno por dentro, mas, um mundo por fora. É o que pensa joaoluizgondimaguiar – [email protected]

  7. Portugal está recebendo a honra de presidir a potencia UE. Foi chegada a vez d a Lusitânia comandar o Bloco das Nações Européias , por dois anos. Portugal, hoje tem um de seus filhos a secretariar a poderosa Organização das Nações Unidas – ONU e outro não tanto famoso a comandar a potente União Européia. Viva Portugal. E olhemos para os esportes e veremos a outra poderosa força dos Esportes, o Campeoníssimo dos Campeões (não é exagero) D , Cristiano Ronaldo: Rei de Londres, Rei de Madri ,Rei de Turim. A FIFA acaba de lhe conceder o titulo de Atleta do Século. Só falta Portugal lhe conferir o Título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade de Coimbra. É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim- [email protected]

    o no Mapa Mundi, porém , como o Adamastor: pequeno por dentro, mas, um mundo por fora. É o que pensa joaoluizgondimaguiar – [email protected]

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.