Exército dos EUA vai recriar o “Monstro do Mar Cáspio” da União Soviética

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O Pentágono vai construir um navio para transportar veículos blindados e fuzileiros por mar a alta velocidade semelhante ao “monstro do Cáspio” soviético.

A Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) escolheu duas empresas com designs completamente diferentes para o projeto, a General Atomics e a Aurora Flight Systems.

Este “barco voador” chama-se Liberty Lifter e, segundo a própria agência, será um “projeto inovador” pensado para que possa funcionar em qualquer lugar, sem a necessidade de pistas e instalações, para transportar cargas pesadas até 90 toneladas.

O Liberty Lifter terá a dimensão de um Boeing C-17 Globemaster III, o que é impressionantes tendo em conta que este último apenas tem capacidade para transportar pouco mais de 60 toneladas.

Além disso, o futuro hidroavião do exército norte-americano terá um alcance de 6.500 milhas náuticas (12.000 km) — o suficiente para voar do Polo Norte ao Equador, destaca o New Atlas.

De acordo com a DARPA, “o programa Liberty Lifter visa projetar, construir, flutuar e voar um hidroavião acessível, inovador e disruptivo que funcione de forma eficiente no efeito solo (menos de 30 metros acima da superfície), pode manter altitudes de voo de até 3.000 metros e permite o transporte eficiente de grandes cargas”.

Este projeto é parcialmente inspirado no chamado “Monstro do Mar Cáspio”. No final dos anos 60, satélites espiões norte-americanos observaram uma aeronave soviética, com asas grossas e curtas, que pesava mais de 500 toneladas.

Os peritos estranharam como é que a aeronave voava, sendo tão pesada.

Mais tarde descobriu-se que era um ecranoplano, uma classe de aeronaves com características peculiares, diferentes dos hidroaviões, aerobarcos e hovercrafts.

Para a primeira fase do projeto, a Aurora Flight Sciences está a desenvolver uma embarcação que se assemelha a um barco voador tradicional.

Enquanto isso, a General Atomics e a Maritime Applied Physics Corporation estão a trabalhar num design mais exótico de casco duplo e asa média para melhor estabilidade na água e navegação, enquanto a propulsão é fornecida por 12 motores.

“Estamos entusiasmados para começar este programa e ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com ambas as equipas de artistas à medida que amadurecem os seus conceitos de design do ponto de partida até à fase 1”, disse o gestor do programa Liberty Lifter, de Christopher Kent.

A segunda fase do projeto deverá começar em 2024.

Daniel Costa, ZAP //

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