Exército francês “indignado” com desenhos do Charlie Hebdo sobre soldados mortos no Mali

O chefe de Estado-Maior do exército francês exprimiu hoje “profunda indignação” após a publicação pela revista satírica Charlie Hebdo de desenhos sobre a morte na segunda-feira no Mali de 13 soldados da força francesa envolvida na operação Barkhane.

O semanário com longa tradição antimilitarista publicou na sua edição eletrónica cinco desenhos que associam estas mortes e uma campanha de recrutamento recentemente promovida pelas Forças Armadas gaulesas.

Num dos desenhos, surge o Presidente Emmanuel Macron de pé e frente a um caixão coberto com a bandeira azul-branca-vermelha e onde surge em destaque uma das frases da campanha de recrutamento: “Juntei-me às fileiras para sair de uma situação difícil”.

Profunda indignação e incompreensão com o desenho de @Charlie_Hebdo”, reagiu na rede social Twitter o general Thierry Burkhard, chefe de Estado-Maior do exército. Os desenhos não estão incluídos na edição em papel do jornal, distribuída da quarta-feira.

“Os meus pensamentos vão para as famílias de todos os soldados mortos em combate para defender as nossas liberdades”, lê-se na mensagem. O semanário, contactado pela agência noticiosa AFP, não reagiu.

O Charlie Hebdo foi alvo de um atentado ‘jihadista’ em janeiro de 2015 que dizimou uma parte da sua redação, incluindo os seus desenhadores mais conhecidos, entre eles Wolinski e Cabu.

Na segunda-feira vai decorrer em Paris uma homenagem nacional aos 13 militares mortos no Mali na presença do Presidente Emmanuel Macron e do seu homólogo maliano Ibrahim Boubacar Keita.

Os soldados franceses foram mortos na colisão de dois helicópteros durante uma operação de combate contra ‘jihadistas’, num contexto securitário alarmante na região do Sahel.

Neste incidente as Forças Armadas francesas registaram uma das mais graves perdas após o atentado contra o quartel-general francês Drakkar em Beirute, em 1983, que provocou 58 mortos.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A traducao da frase em português não é a mais fiel… “Aderi à tropa para me destacar” parece mais em conta e respeita a ilustração.

RESPONDER

Uber passa a estar disponível em todo o país

A plataforma de transporte pode, a partir desta terça-feira, ter operadores em todo o território nacional, considerando ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da …

Profissionais do SNS já trabalharam oito milhões de horas extra no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2020, contam-se mais 1,2 milhões de horas suplementares trabalhadas, sendo que só em maio a subida foi superior a 471 mil. Segundo o Jornal de Notícias, nos primeiros seis meses deste ano, …

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …

Há corais vermelhos na costa algarvia (e vai haver multas para quem os apanhar)

Os corais vermelhos da costa portuguesa vão passar a estar protegidos por legislação pesqueira e ambiental que está a ser preparada pelo governo e coimas elevadas, anunciou o ministro do Mar. O ministro do Mar, Ricardo …

Vieira e SAD arguidos. CMVM suspende ações do Benfica

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu, esta terça-feira, as negociações de ações da Benfica SAD, pouco tempo depois de ter sido confirmada a existência de três arguidos por fraude fiscal, na sequência …

Comissão Europeia planeia reduzir capacidade das multinacionais em explorar sistemas fiscais

A Comissão Europeia está a estudar formas de acionar partes de tratados europeus para reduzir a capacidade das multinacionais em explorar os sistemas fiscais de alguns países da União Europeia (UE), identificando-os como distorções do …