/

Exército americano pode vir a colapsar devido às alterações climáticas

5

Um relatório encomendado pelo Pentágono coloca a possibilidade de o exército americano colapsar dentro de 20 anos devido às alterações climáticas.

O exército americano é muito provavelmente a força militar mais poderosa do mundo, mas poderá vir a ficar obsoleta num futuro relativamente próximo. Um relatório encomendado pelo Pentágono conclui que a combinação da fome, guerra, doenças, seca e rede energética enfraquecida podem ter efeitos devastadores.

O estudo, intitulado de “Implicações das alterações climáticas para o exército dos EUA”, foi divulgado em agosto, apesar de não ter atraído muita atenção mediática na altura.

O colapso da rede energética norte-americana e epidemias de doenças são os dois problemas com maior probabilidade de levarem ao fim do exército americano, segundo o relatório.

“O aumento da procura de energia” desencadeado por novos padrões climáticos, como longos períodos de calor, seca e frio, pode acabar por sobrecarregar “um sistema já frágil”, noticia a VICE, citando o relatório.

Embora o estudo se concentre nos impactos climáticos, não discute as causas das alterações climáticas nas emissões humanas de combustíveis fósseis.

As alterações climáticas podem desempenhar um papel crucial no agravamento dos problemas mencionados. Por exemplo, por volta do ano de 2100, o nível médio da água do mar pode aumentar dois metros, levando a que dezenas ou até centenas de milhões de pessoas fiquem desalojadas.

Em sentido contrário, a seca pode também ser um sério problema para muitos países. Em 2040, está previsto que a procura por água potável supere a disponibilidade. Além disso, já em 2030, as zonas mais carecidas atualmente, nomeadamente no norte e sudeste africano, no Médio Oriente, China e nos Estados Unidos, vão obrigar ao abandono dessas áreas.

A intervenção do exército americano em países necessitados poderá não ser possível. O problema é tão preocupante, que o Exército “está precipitadamente próximo do fracasso da missão em relação à hidratação da força num ambiente árido e contestado”, realça o relatório.

Atualmente, o abastecimento de água representa 30 a 40% dos custos do exército para manter uma operação no estrangeiro. Com o agravamento da seca, este problema pode inviabilizar as operações militares no estrangeiro.

Como tal, o relatório encomendado pelo Pentágono identifica o Ártico como um local estratégico para o setor de Defesa norte-americano, de forma a maximizar o consumo de combustíveis fósseis.

“Os militares dos EUA devem começar imediatamente a expandir sua capacidade de operar no Ártico para defender interesses económicos e formar parcerias com aliados em toda a região”, denota o estudo.

ZAP //

5 Comments

    • Sim, em muitos (demasiados) aspetos é verdade. Mas também é verdade que a Tríplice Aliança, assim como os nazis, poderão dizer o mesmo.

      • Já ouvi tanta versão dos nazis. Facto é que eles perderam a guerra.
        Quanto ao exército dos amérikas que só tem semeado guerras, destruição e sofrimento por onde passa mais parece a Wehrmacht.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.