Documento confidencial revela que exército alemão é um dos mais mal equipados da NATO

Dirk Vorderstraße / Flickr

A ministra da Defesa da Alemanha, Ursula Von Der Leyen.

A Alemanha, uma das principais economias da Europa, tem um dos exércitos mais mal equipados da NATO, de acordo com um documento confidencial do Ministério da Defesa alemão que foi divulgado por órgãos de informação.

Segundo este relatório publicado pelo Die Welt, o exército alemão tem falta de tanques e de veículos terrestres, mas também de coisas mais básicas como coletes de protecção anti-balas, abrigos de Inverno apropriados, material de visibilidade nocturna e lança-granadas.

Estas deficiências podem levar a Alemanha a não conseguir responder aos compromissos assumidos com a NATO, nomeadamente no âmbito da missão internacional de intervenção rápida na Europa de Leste – a designada VJTF ou Very High Readiness Joint Task Force.

A Alemanha deve assumir a liderança da VJTF a partir de 2019. Mas, actualmente, o exército alemão só tem 9 tanques disponíveis quando está previsto que sejam usados 44 naquela missão. E dos 14 veículos blindados de infantaria alocados à missão, apenas três estão a funcionar porque faltam peças sobresselentes aos restantes.

Os aviões da Força Aérea também não estarão nas melhores condições, nomeadamente no caso dos aviões de combate Eurofighter e Tornado, que só estarão operacionais durante alguns meses do ano, ficando o restante período em manutenção.

A situação leva a oposição a criticar a ministra da Defesa, Ursula von der Leyen, que é acusada de usar o cargo apenas para promoção pessoal. Von der Leyen tem sido apontada como uma potencial sucessora de Angela Merkel no cargo de Chanceler alemã.

Mas estas deficiências do exército alemão não são de agora, repara o investigador Mark Galeotti, responsável pelo Centro para a Segurança Europeia, que tem sede em Praga, na República Checa.

“Durante muito tempo, a Alemanha sub-gastou dramaticamente e, sejamos honestos, envolveu-se no manto da sua política externa não-militarista”, refere Mark Galeotti em declarações ao Deutsche Welle.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nada de novo para quem se interessa pelo assunto!…
    A Alemanha é o pais que mais tem enganado a NATO (e principiante os EUA), no que diz respeito a compromissos/contribuições para a NATO!..

RESPONDER

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …

PSD prepara reforma do sistema político e quer "conquistar" PS

Até maio, o PSD vai lançar um processo de debate, interno e externo, para preparar uma série de reformas no sistema político, na Justiça e para a revisão constitucional. O PSD vai preparar um pacote de …

Arranca na Índia a "maior campanha de vacinação do mundo"

Começou este sábado, na Índia, aquela que é considerada a "maior campanha de vacinação do mundo" pelo Governo de Narendra Modi. Depois de ter registado 175 mortes e 15.158 novos casos nas últimas 24 horas, a …

Entre críticas e um mea culpa, Marcelo não quer "sistema manco" e deixa recados à direita e esquerda

Marcelo Rebelo de Sousa deixa algumas críticas ao Governo e aos partidos políticos pela forma como tem sido alinhada a resposta à pandemia de covid-19, mas também faz um mea culpa quanto ao alívio das …

PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas. Chega ultrapassa CDU

O PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas de 2019, com 39%, num estudo da Eurosondagem em que o Chega ultrapassa a CDU nas intenções de voto. Na sondagem, para o Porto Canal e …

ACT não tem carros suficientes para fiscalizar teletrabalho

Apesar de a falta de viaturas ser um problema antigo, o regresso ao teletrabalho obrigatório aumenta as preocupações da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que está sem carros suficientes para garantir a fiscalização. Os …

Livros, vestuário e brinquedos. Supermercados proíbem venda de artigos não essenciais a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira, os supermercados estão proibidos de vender produtos que não sejam essenciais ou de primeira necessidade. O decreto que regulamenta o novo estado de emergência prevê a possibilidade de o Governo limitar as …