Exames só no 9º ano, mas alunos vão ter provas de aferição no 2º, 5º e 8º

SESI SP / Flickr

-

O Ministério da Educação (ME) acabou de anunciar as alterações à avaliação dos alunos no ensino básico. As provas de aferição vão-se realizar no 2º, 5º e 8º anos de escolaridade e os alunos terão exames apenas no 9º ano.

A proposta de modelo integrado de avaliação externa das aprendizagens no ensino básico, divulgada esta sexta-feira, mantém os exames do 9º ano, deixando cair os exames do 6º ano de escolaridade. Os exames no final do primeiro ciclo já tinham sido extintos pela maioria parlamentar de esquerda, e também a prova de Inglês do 9º ano, elaborada pela Universidade de Cambridge, fica suspensa.

Em comunicado, o ME descreve que as provas de aferição – que se realizam já este ano letivo – foram colocadas “antes da conclusão de cada ciclo de modo a poder agir atempadamente sobre as dificuldades detetadas”.

As provas, marcadas este ano para a última semana de aulas (no caso do 2º e 5º anos) e para depois do fim das aulas (no 8º ano), vão incidir sobre “todas as áreas do currículo de modo a contrariar o estreitamento curricular”.

As provas de aferição abrangem todas as áreas do currículo, mas este ano letivo  a prova do 5º e 8º anos apenas incide sobre Português e Matemática, e a partir de 2016/17 passarão a incidir rotativamente sobre outras áreas do currículo. A prova do 2º ano vai incluir ainda a componente de Estudo do Meio, através de questões incluídas nas provas de aferição de Português e Matemática.

Estas provas vão ser feitas “por regra” na escola de origem dos alunos e não na escola sede de agrupamento como acontecia com os exames do 4º ano.

As provas de aferição, que substituem os exames do 4º e 6º anos, não contam para a nota. O ministério tutelado por Tiago Brandão Rodrigues anunciou ainda a criação de um grupo de trabalho para acompanhar a implementação deste modelo de avaliação.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …

Termina esta terça-feira o prazo para reclamar das despesas para IRS

O prazo para consultar e reclamar das despesas gerais e familiares apuradas pelo fisco para efeitos de deduções à coleta termina esta terça-feira. Os contribuintes têm até esta terça-feira, 31 de março, para consultar e reclamar …

Ryanair avança com lay-off em Portugal a partir de 1 de abril

A Ryanair vai avançar com o lay-off simplificado, considerando o recurso à medida "indispensável para a manutenção da viabilidade e preservação dos postos de trabalho". Segundo a comunicação da sucursal em Portugal aos sindicatos relativamente à …

Recibos verdes arriscam ficar sem apoio em abril

A Segurança Social só vai disponibilizar o formulário para requerer apoio por paragem total de atividade a partir de 1 de abril. O apoio para minimizar os danos económicos dos trabalhadores independentes que enfrentem paragem …

Ex-benfiquista Jiménez só sai do Wolves por 90 milhões

O Wolverhampton só está disposto a negociar Raul Jiménez por uma verba a rondar os 90 milhões de euros. O antigo jogador do Benfica é perseguido por Arsenal e Manchester United. Raul Jiménez tem dado que …

Mais 1.035 casos de covid-19 em Portugal. Cerco sanitário no Porto rejeitado

A Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de 7.443 pessoas infetadas com covid-19 até às 11h desta terça-feira, um aumento de 1.035. O número de vítimas mortais subiu para 160. De acordo com o novo boletim …

Reclusos podem ser libertados para evitar "catástrofe" nas prisões

O contágio de covid-19 entre guardas e reclusos nas prisões portuguesas será tão ou mais “catastrófico” do que nos lares de terceira idade. A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, prometeu que vai decidir o …

FNE defende exames em setembro e cancelamento das provas de aferição

A Federação Nacional de Educação (FNE) defende que as provas de aferição e os exames de 9.º ano devem ser cancelados "e que os exames de 11.º e 12.º anos devem ser adiados para setembro". Esta …