Exames só no 9º ano, mas alunos vão ter provas de aferição no 2º, 5º e 8º

SESI SP / Flickr

-

O Ministério da Educação (ME) acabou de anunciar as alterações à avaliação dos alunos no ensino básico. As provas de aferição vão-se realizar no 2º, 5º e 8º anos de escolaridade e os alunos terão exames apenas no 9º ano.

A proposta de modelo integrado de avaliação externa das aprendizagens no ensino básico, divulgada esta sexta-feira, mantém os exames do 9º ano, deixando cair os exames do 6º ano de escolaridade. Os exames no final do primeiro ciclo já tinham sido extintos pela maioria parlamentar de esquerda, e também a prova de Inglês do 9º ano, elaborada pela Universidade de Cambridge, fica suspensa.

Em comunicado, o ME descreve que as provas de aferição – que se realizam já este ano letivo – foram colocadas “antes da conclusão de cada ciclo de modo a poder agir atempadamente sobre as dificuldades detetadas”.

As provas, marcadas este ano para a última semana de aulas (no caso do 2º e 5º anos) e para depois do fim das aulas (no 8º ano), vão incidir sobre “todas as áreas do currículo de modo a contrariar o estreitamento curricular”.

As provas de aferição abrangem todas as áreas do currículo, mas este ano letivo  a prova do 5º e 8º anos apenas incide sobre Português e Matemática, e a partir de 2016/17 passarão a incidir rotativamente sobre outras áreas do currículo. A prova do 2º ano vai incluir ainda a componente de Estudo do Meio, através de questões incluídas nas provas de aferição de Português e Matemática.

Estas provas vão ser feitas “por regra” na escola de origem dos alunos e não na escola sede de agrupamento como acontecia com os exames do 4º ano.

As provas de aferição, que substituem os exames do 4º e 6º anos, não contam para a nota. O ministério tutelado por Tiago Brandão Rodrigues anunciou ainda a criação de um grupo de trabalho para acompanhar a implementação deste modelo de avaliação.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

City vs United. Em Manchester, há uma guerra anónima a ser travada entre oriente e ocidente

Este sábado, Manchester City e Manchester United defrontam-se dentro de campo. Mas fora das quatro linhas decorre uma batalha oculta pelo domínio ideológico de gestão. O dérbi de Manchester é sempre um confronto importante no calendário …

Múmias milenares tinham tatuagens escondidas (e já podemos vê-las)

As tatuagens escondidas em antigas múmias egípcias estão agora a ser reveladas pelos cientistas, usando uma nova tecnologia de infravermelho, permitindo vislumbrar como os membros da sociedade há três mil anos viviam e trabalhavam. Tatuagens semelhantes …

Miguel Albuquerque avisa: deputados madeirenses do PSD podem viabilizar OE

O presidente da estrutura regional do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta sexta-feira que os três deputados na Assembleia da República poderão votar o Orçamento do Estado caso as reivindicações da região estejam asseguradas. “O Orçamento do …

"Não há falta de médicos" nos hospitais de Coimbra e Algarve, diz Marta Temido

A ministra da Saúde afirmou esta sexta-feira que não há falta de médicos nos centros hospitalares universitários do Algarve e de Coimbra, admitindo que poderá haver necessidade de rever escalas e formas de organização. “Não me …

Já pode beber uma cerveja que nunca "morre"

https://vimeo.com/377813387 Cientistas chineses criaram uma levedura geneticamente modificada que faz com que a cerveja nunca "morra". Esta inovação pode aumentar o prazo de validade da cerveja, com uma alteração mínima ao seu sabor. Não há nada melhor …

Cotrim Figueiredo: "Siza Vieira não tem peso político para levar a sua avante”

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "não tem peso político para levar a sua avante" neste Governo, disse o deputado da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo, que é também candidato único à liderança do …

Arranca hoje a "contra-cimeira" contra "hipocrisia dos governos"

Enquanto na chamada "zona verde" se prepara a semana das negociações de alto nível da COP25, começa este sábado em Madrid uma contra-cimeira em que os movimentos ativistas procuram um contraponto ao que chamam a …

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …