O antigo Presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter foi hospitalizado na segunda-feira e será esta terça-feira submetido a uma cirurgia para aliviar a pressão craniana causada por hemorragias após recentes quedas, anunciou a porta-voz.
O procedimento cirúrgico está programado para hoje de manhã (hora local) no Hospital Universitário de Emory, indicou, em comunicado, a porta-voz Deanna Congileo. O antigo inquilino da Casa Branca, de 95 anos, já caiu pelo menos três vezes este ano, sendo que o primeiro incidente resultou numa fratura do quadril.
Carter, de 95 anos e presidente de 1977 a 1981, “deu entrada no Hospital da Universidade de Emory esta noite para um procedimento destinado a aliviar a pressão no seu cérebro causada por uma hemorragia provocada por quedas recentes”, revelou o Centro Carter, acrescentando que a intervenção ocorrerá na manhã desta terça-feira. “O presidente Carter descansa confortavelmente e a sua mulher, Rosalynn, está com ele”.
O veterano político magoou-se na cabeça ao cair no início do mês, mas no dia seguinte apareceu como voluntário em um evento com o olho roxo e um curativo que cobria 14 pontos.
Jimmy Carter, que foi presidente dos Estados Unidos entre 1977 e 1981, desempenhou um papel chave durante o seu mandato nas negociações pela paz no Médio Oriente, nas cimeiras entre o Egipto e Israel que tornaram Camp David famoso.
Carter ganhou o Nobel da Paz em 2002, e tem-se mantido activo na defesa de diversas causas, como o combate à fome em África e a construção de habitação para os pobres em todo o mundo.
ZAP // Lusa