Mais glamour na agricultura poderia ajudar a travar migração de África

UN Geneva / Flickr

O ex-presidente da Nigéria Olusegun Obasanjo

A solução para travar o êxodo de migrantes de África para a Europa é transformar a agricultura numa actividade “glamourosa”. A ideia é defendida pelo ex-presidente da Nigéria, Olusegun Obasanjo, que quer criar ídolos para os jovens entre os agricultores.

“O que é que um jovem homem quer? Ele quer as ‘luzes brilhantes’. E porque é que ele não pode ter essas luzes brilhantes e ser um agricultor?” A pergunta é feita por Olusegun Obasanjo, o ex-presidente da Nigéria de 79 anos que diz que África tem que tornar “a agricultura atractiva” e “glamourosa”.

Em declarações à Reuters, Obasanjo defende a redistribuição de terras pelos jovens e o investimento numa indústria agrícola moderna como formas de travar a migração e proteger os países africanos da onda de radicalização levada a cabo por grupos terroristas e fundamentalistas como o Boko Haram.

Notando que a agricultura é vista como “uma condenação à pobreza”, o ex-presidente nigeriano sublinha que é necessário promover ídolos entre os agricultores que possam rivalizar com as estrelas de rap.

“As pessoas têm exemplos modelo no rap, nos cantores ou no entretenimento. E temos que os fazer dizer também: ‘Sim, posso ser agricultor e ter o glitz“, salienta Obasanjo.

Filho de um agricultor, Obasanjo critica a forma como os líderes europeus têm lidado com o problema da migração, considerando que se limitam a tentar “curar o sintoma, em vez de curar a doença”.

“A doença ou é resultado do conflito em África ou da pobreza e do desemprego dos jovens”, diz o atual presidente do Africa Food Prize, um prémio que reconhece inovações na agricultura do continente.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O trabalho, não tem encanto. Já o dinheiro !…. . Então é tempo de valorizar de igual forma quem trabalha e produz, não quero retirar o mérito a um médic(o/a), a um professor(a), a um bombeir(o/a) , a um cantor(a), a um jogador(a?) de futebol , etc. Mas nenhuma destas pessoas conseguia durar por muito tempo se não fosse o agricultor(a), o canalizador(a), o coveir(o/a), os funcionários do lixo, enfim, os quadros “baixos” que tanta vez são tratados com desdém pelos Senhores Doutores.
    Não quero retirar mérito a Generais, mas que seria deles sem soldados, tinham de levantar o rabinho das suas secretárias em ambiente bem climatizado e travar as lutas eles próprios, ou será que a guerra acabaria para sempre; que seriam dos médicos sem o canalizador, quando a sua linda sanita entupisse de vez, gostava de ver, o canalizador e os outros também precisam e muito dos médicos, trabalho nobre esse, é certo, mas se uma dor de barriga pode custar 100,00€ /hora ao canalizador que precisa de ir ao médico, porque há-de custar uma dor de barriga parecida 10,00€ /hora ao medico.
    Ter o que comer é ou não é bom? Já pararam para pensar nisso ? O que foi preciso alguém transpirar para produzir essa comida?
    MÉRITO aos AGRICULTORES, MÉRITO a TODOS, RESPEITO a TODOS.

    • Esta certo,cada um tem que fazer o seu trabalho,ate hoje não sei porque um advogado ganha 100 ou 150 a hora. Se calhar porque e um grande ……

  2. A conversa acertada do senhor ex-presidente da Nigéria parece como a de todos os outros políticos ou é antes de tempo ou vem atrasada como é este o caso, porque razão não pôs em prática o que “pensa” enquanto foi presidente e não alertou os outros para o assunto? África tem muitos problemas destes porque os seus atuais dirigentes e salvadores do passado enquanto nós europeus lá estavamos se transformaram em absorvedores da riqueza nacional e das ajudas exteriores que deveriam ser investidas nesta área mas que são desviadas para outros caminhos.

  3. Este agora já vê o problema, veja-se o caso do Botswana onde os europeus construíram um país rico em agricultura sobretudo enquanto foi colónia inglesa Rodésia, mas o racismo e comunismo do ditador agora deposto levou o país à miséria e na miséria estão praticamente todos eles fieis discípulos da ex-URSS, por final criticar ainda os líderes europeus pela não cura da doença quando eles ditadores africanos se recusam a aprender e a desviar as ajudas europeias para outros fins é no mínimo ridículo tal afirmação.

RESPONDER

China constrói centro de quarentena em Hebei para quatro mil pessoas

Um centro de quarentena com capacidade para mais de quatro mil pessoas está a ser construído na cidade de Shijiazhuang, com 10 milhões de habitantes, na província de Hebei, afetada por um surto de covid-19. Imagens …

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …