Ex-Presidente da Coreia do Sul condenada a 24 anos de prisão

Song Kyung-Seok / EPA

Park Geun-hye, ex-Presidente da Coreia do Sul, foi condenada a 24 anos de prisão num caso em que foi acusada de abuso de poder e corrupção.

Esta sexta-feira, a ex-Presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, foi condenada a uma pena de 24 anos de prisão, num processo em que foi acusada de corrupção, abuso de poder e coerção.

“A presidente abusou do poder que lhe foi dado pelos cidadãos”, disse o juiz na leitura da sentença. A decisão envolve ainda o pagamento de uma multa de cerca de 14 milhões de euros.

De acordo com o Público, o tribunal deu como provado que Park agiu em conluio com a amiga Choi Soon-sil para receber milhões de won das grandes empresas sul-coreanas, para ajudar a família de Choi e organizações sem fins lucrativos.

A acusação pedia 30 anos de prisão e uma multa de 118 mil milhões de won (aproximadamente 91 milhões de euros) pelos 18 crimes alegadamente cometidos.

Durante a leitura da sua sentença, o juiz Kim Se-yoon disse que “a ré abusou do poder presidencial que lhe foi confiado pela população, e como resultado, causou um enorme caos nos assuntos de Estado, que resultou na sua impugnação, algo sem precedentes”.

Park Geun-hye, de 66 anos, sempre negou qualquer ato de corrupção e não esteve presente no tribunal. A sentença está a ser transmitida em direto pela televisão, algo que nunca aconteceu até hoje, dado que as autoridades coreanas consideraram que o caso tinha interesse público.

Em frente ao tribunal, juntou-se uma multidão com cerca de 1000 apoiantes da ex-Presidente coreana, que criticam o sistema judicial, considerando que “o império da lei está morto” na Coreia do Sul.

Park Geun-hy foi a primeira mulher a ser eleita para a presidência da Coreia do Sul e a primeira chefe de Estado a ser destituída, em dezembro de 2016, desde que o país voltou a realizar eleições democráticas. A decisão obrigou à antecipação das eleições presidenciais, ganhas pelo liberal Moon Jae-in.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Exército japonês pediu uma escrava sexual para cada 70 soldados na II Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército do Japão pediu ao Governo que fornecesse uma escrava sexual para cada 70 soldados, de acordo com documentos históricos analisados pela agência de notícias nipónica Kyodo News. Os 23 …

Centeno apresenta linhas gerais do Orçamento aos partidos na terça-feira

Mário Centeno apresenta aos partidos, esta terça-feira, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado. Só o Livre fica de fora por "impedimento de agenda". O Governo apresenta amanhã, dia 10 de dezembro, as linhas …

Amianto. Fenprof vai apresentar queixa em Bruxelas

A Fenprof acusa o Governo português de não cumprir a diretiva comunitária que impõe a retirada de amianto de edifícios públicos, incluindo escolas. A Federação Nacional de Professores (Fenprof) vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia …

Luís Maximiano: "Battaglia levou com o garrafão de água e o Misic com um cinto na cara"

O guarda-redes do Sporting disse esta segunda-feira que ficou “bloqueado e sem reação” durante o ataque à Academia de Alcochete, descrevendo as agressões aos colegas de equipa, após a entrada no balneário de mais de …

Peritos da Ordem admitem práticas ilícitas na venda de produtos no BES e Banif

Os peritos da Ordem dos Advogados que analisaram as reclamações de lesados do BES e do Banif disseram esta segunda-feira aos jornalistas que encontraram indícios de práticas ilícitas na venda de produtos financeiros por aqueles …

Já há rascunho do acordo da COP25 (mas nada está ainda totalmente fechado)

Esta segunda-feira arranca a semana decisiva, depois de uma semana de trabalho técnico ara definir as linhas que vão dar origem ao documento final da 25.ª Convenção das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas …

Novos escalões de IRS só serão criados "a meio da legislatura"

Esta segunda-feira, o Governo disse aos parceiros sociais que só deverão acontecer "mexidas no IRS", nomeadamente a criação de novos escalões, a meio desta legislatura. O Governo de António Costa confirmou aos parceiros sociais que a …

Navios em Portugal poluem tanto quanto as oito cidades com mais carros

O transporte marítimo deve integrar o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia (UE), defendeu, esta segunda-feira, a associação ambientalista ZERO, exigindo limites de emissão de dióxido de carbono (CO2) para navios …

Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com "O Irlandês" e "Marriage Story"

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais. Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos …

Falhas na formação de médicos levam ministra a criar grupo de trabalho

A ministra da Saúde determinou a constituição de um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS, depois de falhas apontadas …