“Rasputina”. Amiga da ex-Presidente sul-coreana condenada a 20 anos de prisão

koreanet / Flickr

Park Geun-hye, a ex-Presidente da Coreia do Sul

Um tribunal da Coreia do Sul condenou, esta terça-feira, a 20 anos de prisão a amiga da ex-Presidente pelo seu papel no esquema de corrupção que escandalizou o país asiático e levou à demissão da então chefe de Estado.

Choi Soon-sil, de 61 anos e amiga íntima de Park Geun-hye, estava acusada de 18 crimes, entre os quais abuso de poder, coação e suborno, tendo o Ministério Público pedido uma pena de 25 anos.

Conhecida como “Rasputina”, Choi foi detida em novembro do ano passado por ser considerada a impulsionadora de um esquema de corrupção e tráfico de influências, através do qual interveio em assuntos de Estado e desviou fundos de mais de meia centena de empresas.

A amiga da ex-Preisdente, que negou todas as acusações, também terá de pagar uma multa de 13,4 milhões de euros, segundo a sentença do tribunal do Distrito Central de Seul, citada pela agência local Yonhap.

Entre as empresas alvo da extorsão estão a LG, a Hyundai ou a Samsung, cujo herdeiro e líder, Lee Jae-yong, foi condenado a uma pena suspensa de dois anos e meio de cadeia pelo mesmo caso.

O advogado da “Rasputina”, Lee Kyung-jae, já anunciou que vai recorrer da sentença.

O mesmo tribunal condenou também a dois anos e meio de cadeia o presidente do grupo Lotte por subornar Choi com uma doação de sete mil milhões de wones, cerca de 5,2 milhões de euros.

Também o ex-secretário presidencial, An Chong-bum, foi condenado a seis anos de prisão e a uma multa de 100 milhões de wones (75 mil euros) por aceitar subornos dentro da mesma rede.

Este escândalo chocou a sociedade civil sul-coreana no final de 2016 e motivou manifestações quase diárias, que conduziram à primeira destituição de um chefe de Estado sul-coreano em democracia e à antecipação das eleições presidenciais, ganhas pelo liberal Moon Jae-in.

A ex-Presidente continua detida, desde a sua destituição, em março de 2017.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Investir em peças de Lego é mais rentável que comprar ações

Hoje em dia qualquer coisa pode ser construída com Legos. Segundo um estudo de uma professora da Escola Superior de Economia da Rússia, há empresários que preferem investir nas famosas peças da Lego do que …

Sporting vs Moreirense | Bom arranque vale triunfo ao leão

O Sporting não quis deixar fugir os seus adversários directos na luta pelo título e também venceu nesta primeira jornada da segunda volta. Os “leões” receberam e bateram o Moreirense por 2-1, num jogo em …

Alemã tricotou o "cachecol dos atrasos do comboio" e agora vendeu-o por sete mil euros no eBay

A passageira alemã Claudia Weber vendeu no eBay o cachecol que tricotou durante um ano e que representa o longo tempo de espera pelo comboio que a levava ao trabalho, todos os dias. A peça é …

Duas irmãs fingiram ser homens para salvar a barbearia da família

Jyoti e Neha, irmãs de 18 e 16 anos, respetivamente, fingiram ser homens para salvar a barbearia da família, localizada no estado de Uttar Pradesh, Índia, depois de o pai adoecer em 2014 "Eu estava a …

Tesla anuncia novos despedimentos (e são mais de três mil)

O presidente executivo da Tesla afirmou que a empresa vai suprimir cerca de três mil empregos e alertou para o "caminho muito difícil que tem pela frente" para produzir carros elétricos do Modelo 3 acessíveis …

InSight da NASA prepara-se para ouvir a "pulsação" de Marte

A NASA publicou esta semana imagens do sismómetro da sonda espacial InSight, que se prepara para ouvir a "pulsação" do solo marciano.  A agência espacial norte-americana descreve regularmente através da sua conta no Twitter como …

"Africa", dos Toto, vai tocar para sempre no deserto da Namíbia

"Africa", a canção dos "Toto", hit desde que foi lançada, em 1982, está a tocar para sempre no meio de um deserto na Namíbia, no continente que lhe dá nome. A instalação artística, da autoria de …

Liv deixou a escola por causa do bullying. Hoje, aos 20 anos, tem um negócio milionário

A empresária Liv Conlon abandonou os estudos aos 16 anos porque sofria bullying, montou um negócio imobiliário e agora a sua empresa fatura mais de um milhão de libras por ano. Hoje, ajovem de Bothwell, na …

Há um avião abandonado no aeroporto de Madrid (e ninguém sabe quem é o dono)

O avião, um Mc Donnell Douglas MD87, é o único naquelas condições em Barajas. Procura-se o dono da aeronave que está em “evidente estado de abandono”, de acordo com o aeroporto. Há um avião esquecido no …

Trump cancela viagens de democrata Nancy Pelosi. "Apanhe um voo comercial"

Donald Trump obrigou a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, a desmarcar as viagens que tinha agendadas a Bruxelas e ao Afeganistão. Donald Trump usou o argumento do shutdown, a paralisação dos gastos …