“Rasputina”. Amiga da ex-Presidente sul-coreana condenada a 20 anos de prisão

koreanet / Flickr

Park Geun-hye, a ex-Presidente da Coreia do Sul

Um tribunal da Coreia do Sul condenou, esta terça-feira, a 20 anos de prisão a amiga da ex-Presidente pelo seu papel no esquema de corrupção que escandalizou o país asiático e levou à demissão da então chefe de Estado.

Choi Soon-sil, de 61 anos e amiga íntima de Park Geun-hye, estava acusada de 18 crimes, entre os quais abuso de poder, coação e suborno, tendo o Ministério Público pedido uma pena de 25 anos.

Conhecida como “Rasputina”, Choi foi detida em novembro do ano passado por ser considerada a impulsionadora de um esquema de corrupção e tráfico de influências, através do qual interveio em assuntos de Estado e desviou fundos de mais de meia centena de empresas.

A amiga da ex-Preisdente, que negou todas as acusações, também terá de pagar uma multa de 13,4 milhões de euros, segundo a sentença do tribunal do Distrito Central de Seul, citada pela agência local Yonhap.

Entre as empresas alvo da extorsão estão a LG, a Hyundai ou a Samsung, cujo herdeiro e líder, Lee Jae-yong, foi condenado a uma pena suspensa de dois anos e meio de cadeia pelo mesmo caso.

O advogado da “Rasputina”, Lee Kyung-jae, já anunciou que vai recorrer da sentença.

O mesmo tribunal condenou também a dois anos e meio de cadeia o presidente do grupo Lotte por subornar Choi com uma doação de sete mil milhões de wones, cerca de 5,2 milhões de euros.

Também o ex-secretário presidencial, An Chong-bum, foi condenado a seis anos de prisão e a uma multa de 100 milhões de wones (75 mil euros) por aceitar subornos dentro da mesma rede.

Este escândalo chocou a sociedade civil sul-coreana no final de 2016 e motivou manifestações quase diárias, que conduziram à primeira destituição de um chefe de Estado sul-coreano em democracia e à antecipação das eleições presidenciais, ganhas pelo liberal Moon Jae-in.

A ex-Presidente continua detida, desde a sua destituição, em março de 2017.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Investigadores descobrem esqueletos adolescentes do século V. Um dos cientistas é português

Um grupo de investigadores, do qual também faz parte o português Daniel Fernandes, descobriu três esqueletos do período das migrações bárbaras numa vala em Osijek, na Croácia. "Deformação craniana e diversidade genética em três indivíduos masculinos …

Tesla está a alugar painéis solares por 45 euros por mês

Comprar painéis solares pode ser um investimento dispendioso para muitos. De maneira a oferecer uma solução mais económica aos seus clientes, a Tesla está a alugar a tecnologia por apenas 45 euros por mês. A SolarCity, …

Rui Fonte regressa ao Sporting de Braga e assina por três épocas

O Sporting de Braga, da I Liga de futebol, oficializou ontem a contratação do avançado Rui Fonte, um regresso ao clube, por três temporadas. O jogador, de 29 anos, chega dos ingleses do Fulham, que, …

YouTube remove vídeos de luta entre robôs por violarem políticas contra crueldade animal

O YouTube removeu na segunda-feira vídeos de robôs a lutar entre si da sua plataforma, justificando que estes violavam as políticas de exibição contra crueldade com animais. Depois do sucedido, a empresa informou que os …

Há uma piscina natural no meio do deserto mais quente do mundo

https://vimeo.com/355369476 Um casal a viajar pela Etiópia aventurou-se no deserto e experimentou nadar numa piscina natural num dos lugares mais quentes do planeta. A neozelandesa Bridget Thackwray e o namorado, Topher Richwhite formam a Expedition Earth, a …

The Rock é o ator mais bem pago do mundo

A revista Forbes revelou esta quarta-feira a sua lista anual dos atores mais bem pagos do mundo. O primeiro lugar é ocupado por um repetente. Dwayne "The Rock" Johnson voltou a ser o ator mais bem …

Albânia demoliu restaurante do homem que perseguiu turistas no capô do carro

O dono de um restaurante ilegal na Albânia meteu-se em sérios apuros depois de ter perseguido uma família de turistas espanhóis, colocando-se no capô do carro onde seguiam e partindo o pára-brisas. O restaurante que …

Sensores de radiação da Rússia desligaram-se misteriosamente após recente explosão nuclear

Nas semanas após um acidente nuclear fatal num campo de tiro de armas navais em Nyonoksa, quatro sensores de partículas radioativas que enviavam dados do território russo para uma rede de monitorização internacional desligaram-se misteriosamente. As …

Zumba. O negócio milionário que começou com uma distracção de um colombiano

Foi uma distracção que levou o bailarino colombiano Beto Pérez a criar a zumba e a construir um dos negócios actuais com mais sucesso em todo o mundo, avaliado em mais de 450 milhões de …

Ligações a Jeffrey Epstein abalam um dos mais prestigiados laboratórios de tecnologia do mundo

O MIT Media Lab junta áreas que vão do design à robótica e é responsável pelas mais vanguardistas inovações do Massachusetts Institute of Technology, uma das mais reputadas universidades do mundo na área da tecnologia. Agora, …