Ex-Miss Turquia condenada por insultar Erdogan

Merve Buyuksarac / Twitter

Merve Büyüksarac, ex-Miss Turquia

Merve Büyüksarac, ex-Miss Turquia

A modelo turca Merve Büyüksarac foi condenada a 14 meses de cadeia, com pena suspensa, por ter insultado publicamente o presidente do país Recep Tayyip Erdogan nas redes sociais.

A publicação no jornal turco Milliyet revela que a Miss Turquia 2006 publicou no seu perfil no Instagram um poema a satirizar Erdogan, intitulado “O Poema do Chefe”, que foi considerado pelos advogados do chefe de Estado como “um ataque aos direitos individuais” do seu cliente.

A justiça concordou com a posição dos advogados e condenou a jovem a pena suspensa de um ano, dois meses e 17 dias de prisão por ter publicado um link para o site da revista Uykusuz, que tinha publicado a paródia ao hino nacional.

No julgamento, a modelo de 26 anos negou ter tido intenção difamatória: “Não recordo exatamente o conteúdo que partilhei na minha conta de Instagram. Contudo, posso ter retirado excertos do Twitter, outros sites de social media ou da revista satírica de cartoons Uykusuz. Não adaptei pessoalmente o poema intitulado ‘O Poema do Chefe’. Partilhei-o porque para mim era engraçado. Não quis insultar Recep Tayyip Erdogan”.

“Como o requerente no processo é o chefe de Estado, o caso não pode ser considerado como violação de limites da crítica pessoal”, disse o advogado da modelo, Ali Deniz Ceylan. “Na opinião da defesa, a publicação da minha cliente deve ser considerada política, pelo que ela deve ser absolvida”.

Anteriormente, o ministro da justiça da Turquia Bekir Bozdag informou que 1.845 cidadãos do país estariam a ser investigados por ter insultado o líder nacional. Se forem declarados culpados, podem ser condenados a multa ou privação de liberdade de um a quatro anos.

A oposição acusa as autoridades de usarem o sistema judicial para levar a cabo represálias contra quem não concorda com as políticas do presidente.

Em abril, a “extrema sensibilidade” do líder turco provocou um escândalo internacional, quando o jornalista alemão Jan Boehmermann leu um poema sobre Erdogan num programa do canal da televisão ZDF.

A obra atribuía ao chefe de Estado, de forma irónica, a prática de crimes contra minorias étnicas e a oposição, além de alusões sexuais. Em resposta, Ancara apresentou a Berlim uma nota de protesto exigindo a condenação do jornalista.

SN

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os grandes amigos da Alemanha (e da EU) a revelarem-se cada vez mais “civilizados”!…
    Continuem a dar-lhes milhões…

RESPONDER

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …