Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação.

Jalil Muntaqim, também conhecido como Anthony Bottom, estava preso há mais de 49 anos, tendo sido preso e posteriormente condenado pelos assassinatos de dois policiais em 1971 no Harlem.

De acordo com os termos da sua liberdade condicional, agora o ex-revolucionário deve ser libertado da cadeia de segurança máxima de Sullivan, até ao dia 20 de outubro. Numa audiência no início deste mês, Muntaqim mostrou estar arrependido pelas mortes de Joseph Piagentini e Waverly Jones.

O Partido dos Panteras Negras foi uma organização urbana socialista e revolucionária, fundada por Bobby Seale e Huey Newton em outubro de 1966. O partido atuou nos Estados Unidos de 1966 a 1982, mas tinha grupos que atuavam no Reino Unido no início da década de 1970, e na Argélia entre 1969 e 1972.

A sua criação teve como objetivo controlar o comportamento dos oficiais do Departamento de Polícia de Oakland, e desafiar a brutalidade policial na cidade da California.

Os membros do Partido das Panteras Negras estiveram envolvidos em combates fatais com a polícia, incluindo Huey Newton, que supostamente matou o polícia John Frey em 1967. O partido também esteve envolvido em muitos conflitos internos, incluindo os assassinatos outros assassinatos.

Na altura, o diretor do FBI, J. Edgar Hoover, disse que o partido era “a maior ameaça à segurança interna do país”.

Muntaqim contou ao The Guardian que tinha apenas 18 anos quando se inscreveu nos Panteras. Agora, passados 49 anos de prisão, o revolucionário assume que amadureceu a sua perspetiva, embora mantenha o compromisso com a causa da igualdade racial e da justiça.

“Revolução para mim é o processo evolutivo de construção de um nível mais alto de consciência na sociedade em geral. Eu sou um revolucionário evolucionário”, disse ao jornal.

A libertação de Muntaqim foi violentamente contestada pelo sindicato da polícia de Nova York, e pela viúva de um dos policiais assassinados, Diane Piagentini. Num comunicado, a mulher disse que “está com o coração partido ao ver outro assassino a ser libertado”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …

Baterias de lítio-enxofre melhores e mais baratas? O segredo é uma pitada de açúcar

Uma colher cheia de açúcar pode ser o suficiente para permitir que um veículo elétrico faça uma viagem de Melbourne a Sidney (878 km) com uma única carga. Atualmente, os automóveis elétricos e os telemóveis utilizam …

Parlamento aprova na generalidade mudança do TC para Coimbra. Oito socialistas votaram a favor

A proposta passou com votos contra do Chega e PAN, abstenção do PCP, BE, PEV e maioria da bancada do PS e votos favoráveis do PSD, CDS, IL e de oito deputados socialistas. O resultado já …

Escola da Amadora queria proibir minissaias, decotes e chinelos - mas já voltou atrás

Um Agrupamento na Amadora publicou um código de vestuário que acendeu um debate nas redes sociais devido às regras que controlavam mais as raparigas. Entretanto, a escola já voltou atrás na decisão. Segundo escreve o Jornal …

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …

Incidência e R(t) recuam em dia com mais 1.023 infetados e sete mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 1.023 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …