Ex-governador do Rio de Janeiro libertado. Luiz Pezão passará a usar pulseira eletrónica

fotosagenciabrasil / Flickr

O ex-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) brasileiro libertou na terça-feira o ex-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão, substituindo a sua prisão preventiva por medidas cautelares alternativas, como uso de pulseira eletrónica, anunciaram fontes oficiais.

Luiz Fernando Pezão foi preso preventivamente em novembro do ano passado, por decisão do juiz do STJ Felix Fischer, num desdobramento da Operação Lava Jato, que investiga esquemas de corrupção na estatal petrolífera Petrobras e em órgãos públicos do Brasil, noticiou a agência Lusa.

Após o STJ ter enviado o processo para a primeira instância, a prisão do ex-governador foi mantida pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Segundo a acusação do Ministério Público Federal (MPF), Luiz Fernando Pezão manteve o funcionamento de uma organização criminosa chefiada pelo também ex-governador Sérgio Cabral (de quem foi vice), dando prosseguimento à cobrança de 5% de subornos nos grandes contratos firmados pelo governo estadual do Rio de Janeiro.

O MPF acusou o ex-governador Luiz Fernando Pezão pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, branqueamento de capitais e organização criminosa.

Governo do Estado do Rio de Janeiro / Wikimedia

O ex-governador do estado brasileiro do Rio de Janeiro Sérgio Cabral

No ‘habeas corpus’ interposto no STJ, a defesa do ex-político argumentou que a prisão em causa é ilegal, porque se baseia numa “fantasiosa narrativa” contada por um denunciante que aceitou colaborar com a Justiça, sem a existência de factos concretos que comprovem a prática de crimes.

Luiz Fernando Pezão está preso atualmente no Batalhão Especial Prisional, em Niterói, no estado do Rio de Janeiro.

Ao invés da prisão preventiva, os magistrados estipularam, como medidas cautelares, a obrigação de comparecer em tribunal quando solicitado, a monitorização por pulseira eletrónica, a proibição de contacto com outros réus, de ocupar cargos ou funções públicas e de deixar o Rio de Janeiro sem autorização judicial.

Comunicar ao juiz qualquer operação bancária superior a 10 mil reais (cerca de dois mil euros) e recolhimento domiciliar noturno obrigatório entre as 20:00 e 06:00 fazem também parte das novas obrigações.

“Com o fim do seu mandato e a consolidação do partido de oposição no Governo, o risco de continuidade de esquema de corrupção no poder executivo não é tão elevado a ponto de justificar a medida extrema, se outras, menos invasivas, custosas e estigmatizantes podem, com igual idoneidade e suficiência, alcançar o mesmo objetivo de evitar a prática de novos crimes”, disse o juíz Rogerio Schietti, ao justificar as medidas cautelares.

ZAP Lusa //

PARTILHAR

RESPONDER

A icónica tapeçaria "Guernica" de Picasso foi retirada da ONU. Rockfeller pediu-a de volta

A icónica tapeçaria "Guernica", de Pablo Picasso, foi retirada do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) onde estava há mais de 30 anos. A pintura “Guernica”, considerada uma das obras-primas de Picasso …

Este robô-tartaruga não precisa de circuitos eletrónicos para andar. Basta ar

O robô macio de quatro patas, criado por uma equipa da Universidade da Califórnia, não precisa de nenhum circuito eletrónico para funcionar. Os robôs macios têm captado a atenção dos cientistas e o mais recente, criado …

Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio. Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou …

A Cidade do México proibiu tampões menstruais com aplicador. Agora, as mulheres estão furiosas

A Cidade do México já tinha proibido outros objetos compostos por plástico, como é o caso de copos e palhinhas, mas agora foi mais longe e resolveu banir os tampões menstruais que contém aplicadores. No …

Benfica 2-0 Rio Ave | Águia volta a voar

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS, três jogos depois. A formação “encarnada” recebeu e venceu o Rio Ave por 2-0, com os dois golos apontados por Haris Seferovic e Pizzi numa segunda parte …

Criança de dois anos cai do 12º andar (mas acaba por ser salva por estafeta)

No passado domingo, em Honói, na capital do Vietname, um estafeta salvou a vida de uma criança de dois anos que caiu do 12° andar de um prédio. Nguyen Ngoc Manh é agora conhecido como …

Em França, livrarias e lojas de discos são agora "comércio essencial"

O decreto de lei do Governo francês, publicado na última sexta-feira, incluiu as livrarias e lojas de discos na lista do chamado "comércio essencial", podendo permanecer abertas em caso de confinamento. Em declarações à agência France-Presse, …

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS). O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior …

A Greenpeace está a atirar pedras gigantes para o Mar do Norte. Eis a razão

Na semana passada, a Greenpeace atirou pedras gigantes ao mar ao redor do Reino Unido. Esta ação faz parte do objetivo da organização de acabar com os barcos de pesca de arrasto no fundo do …

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …