Casas, carro e dinheiro entre as “prendas” de Lalanda a ex-diretor do INEM

Health Cluster Portugal

Luís Cunha Ribeiro, ex-presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo

De acordo com o Ministério Público, Luís Cunha Ribeiro, ex-presidente do INEM, deixou-se corromper com um duplex no Porto, uma casa em Lisboa, dinheiro, um audi A5, um telemóvel, um iPad e mais de 8 mil euros em viagens. Foi Lalanda e Castro, o patrão da Octapharma, que pagou tudo.

Foi em 2000 que o administrador da Octapharma, Paulo Lalanda e Castro, terá começado a dar “prendas” a Luís Cunha Ribeiro pela sua “intervenção nos concursos públicos“, segundo o Ministério Público, citado pela Visão. Os concursos públicos em causa beneficiavam a venda de plasma sanguíneo pela farmacêutica suíça.

A corrupção não acaba aqui, com a promessa de que o diretor clínico continuasse “nos vários cargos públicos que fosse desempenhando ao longo do tempo” a exercer influências para que a Octapharma se mantivesse “com a exclusividade do fornecimento do Octaplas”, para que “o método de inativação viral do plasma humano português fosse o da Octapharma” e para que “as unidades e serviços hospitalares do Serviço Nacional de Saúde escolhessem preferencialmente os produtos fornecidos pela Octapharma”.

Os documentos que denunciam estes factos fazem parte do processo que investiga a atribuição de vantagens a jurados dos concursos que deram o monopólio do fornecimento de plasma e derivados do sangue à Octapharma.

Nesses documentos, é revelado que logo em julho de 2000, Luís Cunha Ribeiro terá recebido um duplex no Porto avaliado em 300 mil euros. Depois disso, ter-se-à seguido uma casa na rua Braancamp, em Lisboa. Por essa casa, Cunha Ribeiro pagaria uma renda mensal de cerca de 1700 euros, renda essa que o Ministério Público diz ter sido “ficcionada”.

Mais tarde, entre 2009 e 2013, o ex-presidente do INEM terá recebido um audi A5, o único carro registado em nome da Intelligent Life Solutions (ILS), outra empresa de Lalanda e Castro.

Além disso, recebeu também um Samsung Galaxy, um adaptador da Nokia, um ipad, tudo no total de 1460 euros, também faturado à ILS. A estes itens, juntam-se almoços, jantares, bebidas, suportadas pelo cartão de crédito de Paulo Lalanda e Castro ou pelas empresas que integrava.

No mesmo período, Luís Cunha Ribeiro usufruiu também de viagens e estadias em hoteis: uma a Londres, em janeiro de 2009, por 1449 euros, uns dias na Quinta do lago, em março de 2009, por 3480 euros, uma viagem a Boston, em julho de 2009, uma viagem a Milão um ano depois, uma viagem a Kyoto no mesmo mês de 2011 e uma viagem a Paris, em julho de 2012, em que só o alojamento terá custado 2517 euros.

Para além disto, o Ministério Público recolheu indícios de que, enquanto desempenhava cargos públicos, Luís Cunha Ribeiro terá tomado parte na gestão e nos negócios da ILS, sendo “retribuído por isso”. Terá ainda recebido valores em dinheiro vindos das contas das empresas de Lalanda e Castro e que depositaria em contas bancárias suas ou de seus familiares, desde pelo menos 2001.

A partir do momento em que a TVI emitiu uma reportagem que levantava suspeitas sobre os concursos públicos para fornecimento de produtos derivados do plasma humano que deram posição dominante à Octapharma, Lalanda e Castro e Cunha Ribeiro terão tentado eliminar as provas.

O audi foi vendido, a casa na Braancamp deixou de ser habitada e o duplex no Porto passou para o nome dos filhos.

Cunha Ribeiro e Lalanda e Castro são os principais protagonistas de um processo que já fez mais seis arguidos. Dessa lista constam dois advogados e vários médicos que estiveram ligados à Associação Portuguesa de Hemofilia ou integraram o júri dos concursos que deram milhões à farmacêutica suíça.

Cunha Ribeiro foi detido em dezembro de 2016 pela Polícia Judiciária, numa operação batizada “O Negativo”. Cerca de três meses depois, ficou em liberdade. O processo, que já tem mais de 20 volumes, está na reta final.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Mentira e tudo uma cabala para denegrir este senhor que tanto fez pelo socorro em Portugal.

    E um membro activo na minha Associacao de Proteccao Civil, por isso so tenho a dizer bem dele. Ele esta encarregue de conseguir uma negociacao com o governo para que a minha Associacao fique com o controlo dos meios aereos nos incendios e a comunicacoes tambem.

    • Como é possivel defender um bandalho destes, afirmaando que os actos do pulha em causa sao uma cabala (o tipico termo usado por xuxas corruptos para negar o que é evidente) e que só tem a dizer bem por ser membro activo duma associacao de proteccao civil (será mesmo ou trata-se de mais uma entidade parasita como inumeras neste país?)
      E agora ve comprometido “o controlo dos meios aéreos pela sua associacao”…!
      Concerteza tambem mamou na mesma teta nao?
      Acorde!

  2. “…um duplex no Porto, uma casa em Lisboa, dinheiro, um audi A5, um telemóvel, um iPad e mais de 8 mil euros em viagens…”
    e assim se tratam os filhos da pátria

  3. Todos sabemos os malefícios que a corrupção causa ao erário público onde todos nos incluímos e, por essa razão, não devem existir contemplações com os autores desse descalabro, muito mais quando se trata de casos envolvendo o SNS, sistema que deve prevenir eficazmente a doença e tratar os utentes eficientemente com meios humanos e materiais à altura desta nobre missão.

    • Isto tudo resolvia-se muito rapidamente. Acabem com o estado gordo que temos. Quanto mais magro (subentenda-se pequeno) for o nosso Estado menos eles têm onde pôr a mão. E eu fico feliz por isso.

      Sempre disse
      O socialismo foi a melhor desculpa que alguém inventou para nos poder tirar o nosso dinheiro e ir dá-lo aos amigos com o pretexto de o ir dar aos mais necessitados.

      Nos EUA quando querem tirar um cêntimo ao contribuinte têm de lhe explicar muito bem para onde vai esse cêntimo. Aí roubam-nos à grande e à francesa, fazem o que querem com o nosso dinheiro, nem contas sérias prestam (é só cativações e macacadas afins) e o povo, estúpido, come tudo.

      • Este vigarista não tem nada que cheire a socialismo!! É mais um ladrão que executou apaixonadamente a politica da morte de Passos Coelho no ministério dito da Saúde @!

      • Caro “amigos para sempre”

        Concordo e subscrevo tudo o que escreveu.

        Desde sempre fiquei admirado com a nossa passividade ao aumento dos impostos feitos pelos nossos governantes.

        Admirado e estupefacto pois a tudo se desculpa. Uns nem por isso mas outros totalmente a favor como de uma paixão clubistica se tratasse.

        Um governante “gestor” que para pagar e mal as despesas aumenta a receita aumentando os impostos sem verificar onde estava a o problema, deve ser punido e na minha opinião seria judicialmente. Mas tida a gente diz que basta a punição política ( assim vale a pena digo eu )

        Ha muito que digo ( a gpvernarem- nos assim não demora muito que o nosso dinheiro não chegue )

RESPONDER

Coronavírus. EUA pedem mais transparência ao Governo chinês

O secretário da Saúde dos EUA, Alex Azar, pediu hoje ao Governo chinês maior "transparência" na gestão da epidemia do novo coronavírus, que já provocou mais de cem mortes na China. “Dissemos à China que mais …

"Amigo" de António Joaquim entregou carta ao tribunal a dizer que viu Luís Grilo a ser morto

Há uma carta que pode baralhar a investigação do caso da morte do triatleta Luís Grilo cuja viúva, Rosa Grilo, é a principal suspeita de o ter assassinado. Um homem que alega ser "amigo" de …

Sismo de magnitude 7,7 entre Cuba e Jamaica lança alerta de tsunami

Um terramoto de magnitude 7,7 fez-se sentir esta terça-feira em Cuba e na Jamaica. Os países estão agora em alerta de tsunami, que também se estende às Ilhas Caimão. Esta terça-feira foi detetado um terramoto de …

"Apagaram um continente". Ativista do Uganda foi eliminada de fotografia com Greta Thunberg

Vanessa Nakate, uma ativista do Uganda, posou com outras quatro ativistas pelo clima, incluindo a sueca Greta Thunberg, para uma fotografia em Davos, na Suíça. Porém, a agência de notícias Associated Press (AP) cortou Vanessa …

PSD assegura que sem contrapartidas proposta de redução do IVA da eletricidade "não será votada"

O deputado do PSD Duarte Pacheco assegurou hoje que a proposta do partido para reduzir o IVA da eletricidade para consumo doméstico "não será votada" se não lhe estiver associada qualquer contrapartida de compensação da …

Português nos EUA queixa-se de roubo de raspadinha de 4 milhões de dólares

Imigrante pensava que o bilhete só valia quatro mil euros e alega ter sido enganado por duas mulheres. Um português imigrante em New Bedford, Estados Unidos, queixa-se em tribunal de ser vítima de um "esquema de …

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …