Eventos climáticos extremos podem levar os EUA a uma crise económica, revela estudo

Peter da Silva / EPA

Incêndio na Califórnia

Um relatório recentemente divulgado revela que os eventos climáticos extremos podem levar os Estados Unidos (EUA) a uma crise económica sem precedentes, com uma maior incidência no mercado da energia.

“Se o mercado não fizer um trabalho melhor no que se refere ao clima, podemos vir a ter uma recessão como nunca vimos antes“, indicou ao Futurity Paul Griffin, autor do artigo e professor de contabilidade na Escola de Pós-Graduação em Gestão da Universidade da Califórnia, nos EUA.

Segundo a pesquisa, publicada no Nature Energy, existe demasiado “risco sem preço” no mercado da energia. “O risco sem preço foi a principal causa da grande recessão em 2007-2008”, disse Griffin. “No momento, as empresas de energia assumem grande parte desse risco. Mas o mercado precisa contabilizar o risco de condições climáticas extremas”.

As temperaturas altas, como as registadas nos EUA e na Europa no verão passado, por exemplo, podem ser fatais. Além dos efeitos na agricultura, prejudicam a saúde humana e impedem o crescimento económico. Podem ainda sobrecarregar ou interromper o fornecimento de energia, como ocorreu no norte da Califórnia durante os incêndios.

O clima extremo pode também ameaçar outros serviços, como a entrega e o transporte de água, que por sua vez afeta empresas, famílias e cidades inteiras, às vezes de forma permanente. Tudo isso afeta a economia.

“Apesar dos riscos óbvios, os investidores e gestores de ativos têm sido visivelmente lentos em conectar o risco climático às avaliações de mercado”, apontou Griffin.

Locais vulneráveis ​​ao clima também são fatores de risco para os mercados de energia. Nos EUA, as refinarias de petróleo estão localizadas na Costa do Golfo, uma área exposta ao aumento do nível do mar e a tempestades intensas. Já as infraestruturas de transmissão das empresas de energia estão localizadas em zonas áridas.

Em suma, o risco climático extremo é difícil de prever. “Embora os modelos de riscos climáticos ajudem algumas empresas e organizações a entender melhor as condições futuras, os riscos climáticos extremos ainda são altamente problemáticos do ponto de vista da estimativa de riscos”, concluiu o autor do artigo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Love in on my side." The Black Mamba vencem o Festival da Canção

Love is on my side, dos The Black Mamba, vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, nos Países Baixos. Este sábado, os The Black Mamba venceram a 55.ª edição do Festival da Canção, …

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …