Evanilson: FC Porto surpreendeu o Fluminense

Mailson Santana / FFC

Evanilson num encontro de sub-20 entre o Fluminense e o Santos.

Na véspera do dérbi com o Flamengo, emblema brasileiro fica sem mais um avançado. Negócio deve chegar aos oito milhões de euros.

Evanilson vai mesmo mudar-se para o campeonato português. Nesta segunda-feira o Fluminense confirmou, em comunicado, a saída do jogador para um “clube português” – que deverá ser o FC Porto.

O destino do atleta de 20 anos ainda não foi revelado oficialmente e, portanto, o valor do negócio também não foi anunciado. Mas estima-se que o campeão português vai pagar oito milhões de euros, ficando com 80 por cento do passe do futebolista. A maioria do dinheiro vai ser paga ao Tombense, clube mineiro que tinha a maioria do passe.

Surpresa no Fluminense

A saída de Evanilson já era um plano dos responsáveis do Fluminense…mas só em 2021. A Globo indica que, quer a equipa técnica, quer a direção carioca, contavam com o jovem até ao final deste ano.

Até ao FC Porto aparecer na “jogada”, as conversas do Tombense decorriam com o Crystal Palace. O jogador iria alinhar na Premier League a partir da janela do mercado de inverno mas, com o FC Porto, o desfecho foi outro: viajar para Portugal já nesta terça-feira.

Antes do Crystal Palace, outro emblema inglês, o Manchester City, aproximou-se do jogador com a ideia de o contratar mas, num período inicial, colocá-lo por empréstimo em Espanha, no Girona.

O treinador do Fluminense, Odair, tem mais um problema por resolver no ataque, já que a “estrela” Fred também não está disponível porque a sua esposa apresentou um teste positivo do coronavírus. Tudo isto na véspera do dérbi com o Flamengo.

O goleador que pensou em deixar o futebol aos 17 anos

Evanilson vai ser uma baixa importante no Fluminense – e pode ser um bom reforço para o FC Porto: tinha já nove golos apontados neste ano, ao longo de 24 jogos.

É visto como um ponta-de-lança forte mas que sabe jogar com os pés e, por isso, aparece várias vezes como extremo e como segundo avançado. Foi o maior goleador do campeonato nacional sub-20, no ano passado, e é uma das maiores promessas brasileiras para o ataque.

No entanto, Evanilson poderia nem jogar futebol a esta altura. Há três anos a mãe do avançado faleceu e o próprio jogador confessou que, depois de viajar para o funeral na sua terra natal, Fortaleza, já não queria sair daquela cidade. Não queria voltar aos relvados. Mas os incentivos da sua companheira e dos seus empresários, e uma saída bem-sucedida para jogar no STK Samorin, da Eslováquia, alteraram as suas ideias.

NTM, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.