Evanilson: FC Porto surpreendeu o Fluminense

Mailson Santana / FFC

Evanilson num encontro de sub-20 entre o Fluminense e o Santos.

Na véspera do dérbi com o Flamengo, emblema brasileiro fica sem mais um avançado. Negócio deve chegar aos oito milhões de euros.

Evanilson vai mesmo mudar-se para o campeonato português. Nesta segunda-feira o Fluminense confirmou, em comunicado, a saída do jogador para um “clube português” – que deverá ser o FC Porto.

O destino do atleta de 20 anos ainda não foi revelado oficialmente e, portanto, o valor do negócio também não foi anunciado. Mas estima-se que o campeão português vai pagar oito milhões de euros, ficando com 80 por cento do passe do futebolista. A maioria do dinheiro vai ser paga ao Tombense, clube mineiro que tinha a maioria do passe.

Surpresa no Fluminense

A saída de Evanilson já era um plano dos responsáveis do Fluminense…mas só em 2021. A Globo indica que, quer a equipa técnica, quer a direção carioca, contavam com o jovem até ao final deste ano.

Até ao FC Porto aparecer na “jogada”, as conversas do Tombense decorriam com o Crystal Palace. O jogador iria alinhar na Premier League a partir da janela do mercado de inverno mas, com o FC Porto, o desfecho foi outro: viajar para Portugal já nesta terça-feira.

Antes do Crystal Palace, outro emblema inglês, o Manchester City, aproximou-se do jogador com a ideia de o contratar mas, num período inicial, colocá-lo por empréstimo em Espanha, no Girona.

O treinador do Fluminense, Odair, tem mais um problema por resolver no ataque, já que a “estrela” Fred também não está disponível porque a sua esposa apresentou um teste positivo do coronavírus. Tudo isto na véspera do dérbi com o Flamengo.

O goleador que pensou em deixar o futebol aos 17 anos

Evanilson vai ser uma baixa importante no Fluminense – e pode ser um bom reforço para o FC Porto: tinha já nove golos apontados neste ano, ao longo de 24 jogos.

É visto como um ponta-de-lança forte mas que sabe jogar com os pés e, por isso, aparece várias vezes como extremo e como segundo avançado. Foi o maior goleador do campeonato nacional sub-20, no ano passado, e é uma das maiores promessas brasileiras para o ataque.

No entanto, Evanilson poderia nem jogar futebol a esta altura. Há três anos a mãe do avançado faleceu e o próprio jogador confessou que, depois de viajar para o funeral na sua terra natal, Fortaleza, já não queria sair daquela cidade. Não queria voltar aos relvados. Mas os incentivos da sua companheira e dos seus empresários, e uma saída bem-sucedida para jogar no STK Samorin, da Eslováquia, alteraram as suas ideias.

Nuno Teixeira NTM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Washington D.C. pode estar prestes a tornar-se o 51.º estado dos EUA

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou mais uma vez um projeto de lei para conceder a Washington D.C. o estatuto de estado. A cidade pode vir a ser 51.º estado do país. De acordo …

Vai nascer um megacentro de dados em Sines. Investimento pode gerar até 1.200 empregos

O projeto de um novo data centre em Sines prevê um investimento de até 3,5 mil milhões de euros, que criará até 1.200 postos de trabalho diretos altamente qualificados. "Tem o potencial de ser o maior …

Oposição unida aborrece o senhor das contas. Aprovações podem pôr em causa estabilidade financeira

No Parlamento, o Governo continua a ser surpreendido com aprovações de medidas pela oposição. Nas Finanças, fazem-se contas e deixam-se avisos. "A repetição sistemática deste tipo de aprovações pela Assembleia da República poderá vir a colocar …

“Está tudo em aberto”. Capitães de Abril admitem abandonar celebrações (e desfile pode ser cancelado)

Após a polémica levantada pela exclusão da Iniciativa Liberal do cortejo, o presidente da Associação 25 de Abril (A25A), Vasco Lourenço, convocou uma reunião da comissão promotora do tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril, …

Governo vai usar empréstimos para capitalizar empresas a fundo perdido. Estradas terão financiamento nacional

O Governo pode vir a usar os 2,3 mil milhões adicionais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para reforçar os capitais próprios das empresas e este dinheiro pode ser canalizado via subvenções a fundo …

Clubes que desistiram da Superliga vão ter de pagar multa (que pode ser de 300 milhões)

Os clubes que desistiram da ideia de formar uma Superliga Europeia vão ter de pagar uma multa. Apenas Real Madrid e Barcelona ainda não anunciaram a sua saída. Os relatos relativamente ao valor da coima variam …

Antiga moradia do Gerês de CR7 não vai ser demolida. O crime prescreveu

Apesar da IGAMAOT considerar que a construção foi executada à revelia do projeto aprovado, o Ministério Público diz que o caso tem de ser arquivado porque o crime prescreveu. De acordo com o que noticia o …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Aprovadas alterações à lei eleitoral autárquica. Eleitores em confinamento podem votar em casa e em lares

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, por maioria, as alterações à lei eleitoral autárquica, que dá resposta às reivindicações dos movimentos de autarcas independentes que se queixavam de dificultar as candidaturas. Votaram a favor PS, …

Sporting interessado em Claudinho, estrela da Red Bull

O Sporting está à procura de reforços para o ataque, tendo em vista já a próxima temporada. Claudinho, do Red Bull Bragantino, é um dos favoritos. O principal foco do Sporting para esta temporada é conquistar …