Evanilson: FC Porto surpreendeu o Fluminense

Mailson Santana / FFC

Evanilson num encontro de sub-20 entre o Fluminense e o Santos.

Na véspera do dérbi com o Flamengo, emblema brasileiro fica sem mais um avançado. Negócio deve chegar aos oito milhões de euros.

Evanilson vai mesmo mudar-se para o campeonato português. Nesta segunda-feira o Fluminense confirmou, em comunicado, a saída do jogador para um “clube português” – que deverá ser o FC Porto.

O destino do atleta de 20 anos ainda não foi revelado oficialmente e, portanto, o valor do negócio também não foi anunciado. Mas estima-se que o campeão português vai pagar oito milhões de euros, ficando com 80 por cento do passe do futebolista. A maioria do dinheiro vai ser paga ao Tombense, clube mineiro que tinha a maioria do passe.

Surpresa no Fluminense

A saída de Evanilson já era um plano dos responsáveis do Fluminense…mas só em 2021. A Globo indica que, quer a equipa técnica, quer a direção carioca, contavam com o jovem até ao final deste ano.

Até ao FC Porto aparecer na “jogada”, as conversas do Tombense decorriam com o Crystal Palace. O jogador iria alinhar na Premier League a partir da janela do mercado de inverno mas, com o FC Porto, o desfecho foi outro: viajar para Portugal já nesta terça-feira.

Antes do Crystal Palace, outro emblema inglês, o Manchester City, aproximou-se do jogador com a ideia de o contratar mas, num período inicial, colocá-lo por empréstimo em Espanha, no Girona.

O treinador do Fluminense, Odair, tem mais um problema por resolver no ataque, já que a “estrela” Fred também não está disponível porque a sua esposa apresentou um teste positivo do coronavírus. Tudo isto na véspera do dérbi com o Flamengo.

O goleador que pensou em deixar o futebol aos 17 anos

Evanilson vai ser uma baixa importante no Fluminense – e pode ser um bom reforço para o FC Porto: tinha já nove golos apontados neste ano, ao longo de 24 jogos.

É visto como um ponta-de-lança forte mas que sabe jogar com os pés e, por isso, aparece várias vezes como extremo e como segundo avançado. Foi o maior goleador do campeonato nacional sub-20, no ano passado, e é uma das maiores promessas brasileiras para o ataque.

No entanto, Evanilson poderia nem jogar futebol a esta altura. Há três anos a mãe do avançado faleceu e o próprio jogador confessou que, depois de viajar para o funeral na sua terra natal, Fortaleza, já não queria sair daquela cidade. Não queria voltar aos relvados. Mas os incentivos da sua companheira e dos seus empresários, e uma saída bem-sucedida para jogar no STK Samorin, da Eslováquia, alteraram as suas ideias.

NTM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …