Evanilson: FC Porto surpreendeu o Fluminense

Mailson Santana / FFC

Evanilson num encontro de sub-20 entre o Fluminense e o Santos.

Na véspera do dérbi com o Flamengo, emblema brasileiro fica sem mais um avançado. Negócio deve chegar aos oito milhões de euros.

Evanilson vai mesmo mudar-se para o campeonato português. Nesta segunda-feira o Fluminense confirmou, em comunicado, a saída do jogador para um “clube português” – que deverá ser o FC Porto.

O destino do atleta de 20 anos ainda não foi revelado oficialmente e, portanto, o valor do negócio também não foi anunciado. Mas estima-se que o campeão português vai pagar oito milhões de euros, ficando com 80 por cento do passe do futebolista. A maioria do dinheiro vai ser paga ao Tombense, clube mineiro que tinha a maioria do passe.

Surpresa no Fluminense

A saída de Evanilson já era um plano dos responsáveis do Fluminense…mas só em 2021. A Globo indica que, quer a equipa técnica, quer a direção carioca, contavam com o jovem até ao final deste ano.

Até ao FC Porto aparecer na “jogada”, as conversas do Tombense decorriam com o Crystal Palace. O jogador iria alinhar na Premier League a partir da janela do mercado de inverno mas, com o FC Porto, o desfecho foi outro: viajar para Portugal já nesta terça-feira.

Antes do Crystal Palace, outro emblema inglês, o Manchester City, aproximou-se do jogador com a ideia de o contratar mas, num período inicial, colocá-lo por empréstimo em Espanha, no Girona.

O treinador do Fluminense, Odair, tem mais um problema por resolver no ataque, já que a “estrela” Fred também não está disponível porque a sua esposa apresentou um teste positivo do coronavírus. Tudo isto na véspera do dérbi com o Flamengo.

O goleador que pensou em deixar o futebol aos 17 anos

Evanilson vai ser uma baixa importante no Fluminense – e pode ser um bom reforço para o FC Porto: tinha já nove golos apontados neste ano, ao longo de 24 jogos.

É visto como um ponta-de-lança forte mas que sabe jogar com os pés e, por isso, aparece várias vezes como extremo e como segundo avançado. Foi o maior goleador do campeonato nacional sub-20, no ano passado, e é uma das maiores promessas brasileiras para o ataque.

No entanto, Evanilson poderia nem jogar futebol a esta altura. Há três anos a mãe do avançado faleceu e o próprio jogador confessou que, depois de viajar para o funeral na sua terra natal, Fortaleza, já não queria sair daquela cidade. Não queria voltar aos relvados. Mas os incentivos da sua companheira e dos seus empresários, e uma saída bem-sucedida para jogar no STK Samorin, da Eslováquia, alteraram as suas ideias.

NTM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Voos entre Portugal e Reino Unido suspensos a partir de sábado

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira, depois do Conselho Europeu, que as ligações aéreas de e para o Reino Unido ficarão suspensas a partir das zero horas deste sábado, visando diminuir o risco de …

PSD pede ao Governo que organize o ato eleitoral com segurança (e apela ao voto em Marcelo)

O presidente do PSD apelou ao Governo que organize o ato eleitoral de domingo de forma a que as pessoas “sintam segurança” e pediu aos portugueses que vão votar, recordando, contudo, que defendeu o adiamento …

"Reaparecimento" de Jack Ma faz disparar o valor da Alibaba

Jack Ma, fundador da Alibaba, participou numa conferência online nesta quarta-feira, depois de mais de dois meses sem aparecer em público, fazendo disparar o valor de mercado da sua empresa, avança a Bloomberg. De acordo …

15 testes de covid-19 por mês: Rui Costa antevê a nova época

Ciclista português quer terminar o ano no topo da tabela UCI. Os Jogos Olímpicos estão na lista de prioridades mas a Volta a França também pode aparecer no calendário. Rui Costa entra na nova temporada com …

A segurança da Casa Branca pode estar em perigo (e a culpa é da bicicleta estática de Biden)

Na quarta-feira, Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, o que significa que, a partir de agora, viverá na Casa Branca. Porém, os hábitos do novo Presidente podem ameaçar a segurança das informações de …

Rio acusa Costa de desgoverno: Só fechou as escolas por "pressão da opinião pública"

O presidente do PSD considerou que o Governo não fechou as escolas mais cedo porque não estava preparado para o fazer, acusando o primeiro-ministro de “desgoverno” e de só ter decidido perante “pressão da opinião …

Lei da eutanásia aprovada na especialidade. PS, BE e PAN votaram a favor

A lei da morte medicamente assistida foi esta quinta-feira aprovada, na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis do PS, BE e PAN, o voto contra do CDS-PP e PCP e abstenção …

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …