/

Eurovisão impede polícias de tirar férias e folgas

dynamosquito / WIkimedia

O Pavilhão Atlântico / Meo Arena, em Lisboa, vai acolher o Festival Eurovisão da Canção 2018

Os polícias do Comando Metropolitano de Lisboa estão impedidos de tirar férias e de gozar folgas durante as duas primeiras semanas de maio, devido ao Festival da Eurovisão.

Os polícias do Comando Metropolitano de Lisboa não vão poder tirar férias na primeira quinzena de maio e entre os dias 6 e 12 estão impedidos de gozar folgas e créditos horários. O culpado é o Festival da Eurovisão, que decorre na capital entre os dias 8 e 12 de maio.

Armando Ferreira, presidente do Sindicato Nacional da Polícia (Sinapol), disse ao Público que esta “sobrecarga dos profissionais” está na origem da diminuição do número de efetivos. Segundo o Relatório Anual de Segurança Interna de 2017, saíram nesse ano 921 elementos e entraram 305, ficando 20.217.

O porta-voz da direção nacional da PSP, Hugo Palma, confirmou ao jornal a existência de um despacho, emitido pelo Comando Metropolitano de Lisboa, no qual são elencadas estas restrições. Além disso, explica que a opção de impossibilitar a marcação de férias tem a ver com a dimensão do evento em causa.

Pelo facto de o evento ultrapassar “aquilo que é normal”, o Comando Metropolitano tomou esta opção, e “a lei permite-o“. São esperadas na capital portuguesa entre 60 e 70 mil pessoas.

Ainda assim, o porta-voz da PSP frisa que “já foram feitas algumas dezenas de exceções”, como para quem já tinha férias marcadas com viagens e hotéis pagos. Já as folgas serão mesmo impossibilitadas para todos os que desempenham funções operacionais.

Mário Andrade, presidente do Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) considera que esta restrição “é normal”, mas lembra que a comunicação deve ser feita atempadamente. Já quanto às folgas, tem uma posição diferente. “Não podemos aceitar estas restrições, porque já são uma retribuição do trabalho feito.”

O Sinapol já pediu uma reunião com o Comando de Lisboa por entender que “estão a ser restringidos direitos de descanso dos trabalhadores”. O Comando, por enquanto, ainda não respondeu ao pedido.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.