EUA vão testar vacina contra o Ébola em humanos

EU Humanitarian Aid and Civil Protection / Flickr

-

Os EUA vão começar já em setembro os testes em humanos de uma vacina experimental contra o Ébola, divulgou esta quinta-feia a imprensa norte-americana.

De acordo com a CNN, a National Institutes of Health (NIH) tem andado a trabalhar na vacina nos últimos anos e já teve resultados positivos nos testes em primatas. Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID) da NIH, afirma que têm trabalhado com a Food and Drug Administration (FDA, responsável pelo controlo dos medicamentos) para testar as vacinas em humanos logo que possível.

Os resultados dos testes poderão surgir no início do próximo ano.

O canal descreve que esta não é a primeira vacina contra o Ébola a ser testada em humanos e não será, também, o único tratamento promissor. Em março, um grupo da Universidade do Texas liderado por Thomas Geisbert recebeu uma bolsa de cinco anos no valor de 26 milhões de dólares para investigar três tratamentos promissores contra a doença, incluindo uma vacina que já se provou quase 100% eficaz em prevenir a doença em macacos e teve até mesmo algum efeito como tratamento para pessoas recém-expostas à doença.

Devido a regras apertadas, a FDA pode levar anos a autorizar uma vacina a entrar no mercado – mas podem ser feitas exceções para desenvolvimento de medicamentos urgentes, em especial no caso de doenças mortais como o Ébola.

O anúncio foi feito ontem, no mesmo dia em que o Centro de Controlo de Doenças (CDC) aumentou o alerta para viajantes à Guiné, Libéria e Serra Leoa do nível dois para o três, pedindo que sejam evitadas quaisquer viagens não essenciais para a região, devido à epidemia do Ébola. Desde 2003, o CDC emitiu o alerta de nível três em apenas duas ocasiões: durante o surto de SARS (síndrome respiratória aguda grave), em 2003, e no rescaldo do terramoto do Haiti, em 2010.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 1.300 pessoas foram infectadas na África ocidental neste surto da epidemia.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …

Brexit: Hoje era o Dia D (mas afinal, fica tudo na mesma)

Devia ter sido o dia decisivo para o Brexit no Parlamento do Reino Unido, mas o processo foi mais uma vez adiado.  Foi aprovada uma emenda que obriga o primeiro-ministro Boris Johnson a pedir um novo …

"Mais Siza e menos Centeno". Emprego e salários são as chaves do novo Governo de Costa

O novo Executivo para a próxima legislatura, que António Costa apresentou esta terça-feira ao Presidente da República, tem como chaves de governação o emprego e os salários, escreve este sábado o Expresso. De acordo com …

FBI já apurou a causa da morte de três turistas na República Dominicana

Testes toxicológicos apresentados esta semana pelo FBI determinaram que a morte de três turistas norte-americanos na República Dominicana se deveu a causas naturais, avança o jornal New York Times. De acordo com o diário, no caso …