EUA e Rússia alcançam acordo para trégua na Síria

US Mission Geneva / Flickr

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos Estados Unidos, John Kerry, e da Rússia, Sergey Lavrov

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos Estados Unidos, John Kerry, e da Rússia, Sergey Lavrov

O acordo de cessar-fogo entre as duas potências deverá começar na segunda-feira e prevê a suspensão de todas as operações de combate na Síria. 

Os Estados Unidos e a Rússia chegaram esta sexta-feira a um acordo para um cessar-fogo na Síria, que deverá começar na segunda-feira e que prevê a suspensão de todas as operações de combate, incluindo os bombardeamentos aéreos.

Segundo o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, depois de um período de sete dias de respeito da trégua, ambos os países vão realizar ataques coordenados contra posições dos grupos extremistas Al Nusra e Estado Islâmico.

John Kerry falava em conferência de imprensa, em Genebra, depois de uma maratona de negociações, ao lado do seu homólogo russo, Serguei Lavrov.

O início da trégua vai coincidir com o Eid al-Adha, a principal festa muçulmana.

O conflito na Síria, que teve início em 2011, provocou a morte a mais de 290 mil pessoas e milhares de refugiados.

“Hoje, os Estados Unidos e a Rússia anunciam um plano que, esperamos, venha a reduzir a violência, o sofrimento e facilite o caminho em direção à paz negociada e a uma transição política na Síria”, afirmou John Kerry.

O chefe da diplomacia norte-americana afirmou também que os Estados Unidos acreditam que a Rússia tem a capacidade para pressionar o Presidente sírio, Bashar al-Assad, para a acabar com o conflito e sentar-se à mesa das negociações.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …