EUA reabrem fronteiras a estrangeiros com vacinação completa

Os Estados Unidos reabriam as suas fronteiras terrestres e aéreas na manhã desta segunda-feira aos passageiros estrangeiros com o esquema vacinal completo contra a covid-19, depois de ano e meio encerradas.

Termina assim a longa espera de regiões como a Europa, que aguardavam uma medida recíproca de Washington desde que a União Europeia (UE) abriu suas portas aos americanos vacinados no início do verão.

Essas restrições de viagens desde março de 2020, inicialmente aplicadas pelo ex-presidente Donald Trump (2017-2021), foram mantidas pelo atual Presidente, Joe Biden, que chegou à Casa Branca em janeiro passado. A decisão surge também após os EUA terem atingindo 70% da população adulta totalmente vacinada.

Esta reabertura abrange viagens não essenciais, como turismo, a partir dos 26 estados europeus do espaço Schengen (Portugal incluído), o Reino Unido, Irlanda, Brasil, China, Irão, África do Sul e Índia.

Os passageiros devem, além da vacinação completa, apresentar um teste negativo feito três dias antes da viagem. Os que estejam totalmente inoculados não terão de cumprir quarentena à chegada, embora devam dar uma informação de contacto.

No caso dos cidadãos norte-americanos, podem entrar no país sem vacinação, mas devem ter teste negativo feito um dia antes da viagem aos Estados Unidos e devem fazer outro após o retorno ao país.

Crianças com idades entre 2 e 17 anos não precisam de estar vacinadas para entrar nos Estados Unidos, mas devem preencher a condição de apresentar um teste de covid-19 negativo realizado três dias antes da viagem. Já as crianças menores de 2 anos estão isentas tanto da vacina quanto do teste.

O Departamento de Segurança Interna antevê que os tempos de espera na alfândega sejam “prolongados” devido ao esperado aumento do volume de viajantes , por isso recomenda que tenham os documentos na mão e que tenham “paciência”, conforme indicado em um comunicado divulgado na semana passada.

  ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.