EUA prometem perseguir traficantes após morte de 9 imigrantes em camião

Darren Abate / EPA

O secretário para a Segurança Nacional dos EUA prometeu, este domingo, que vai trabalhar com o México e os países da América Central para erradicar os traficantes de pessoas, depois da morte de nove imigrantes no Texas.

“Esta tragédia demonstra a brutalidade da rede [de tráfico de pessoas] de que falo muitas vezes. Estes traficantes não têm consideração pela vida humana e apenas procuram benefícios económicos”, disse John Kelly em comunicado.

“O Departamento de Segurança Nacional e os seus parceiros nos EUA, México e América Central vão continuar a erradicar estes traficantes, levando-os à Justiça e desmantelando as suas redes”, acrescentou.

Na madrugada de domingo foram encontrados em San Antonio, no Texas, 38 imigrantes dentro de um camião de carga, no parque de estacionamento de um grande armazém.

Nove dos imigrantes, incluindo dois menores, morreram, aparentemente por asfixia ou por um golpe de calor, já que o ar condicionado não funcionava no camião e os termómetros tinham nesse dia chegado a um máximo de 37,7 graus na cidade.

Oito pessoas estavam mortas quando a polícia chegou, enquanto uma morreu mais tarde no hospital. Um total de 17 pessoas estavam em “estado crítico ou muito grave” quando foram transportadas para centros médicos, segundo as autoridades.

Thomas Homan, diretor interino do Gabinete de Imigração e Alfândegas classificou o caso como um “ato atroz”, liderado por uma rede de tráfico de pessoas sem escrúpulos, a quem “não importa a vida das pessoas com quem faz negócio”.

Homan indicou que o Gabinete de Imigração e Alfândegas se vai encarregar das investigações por se tratar de um caso de contrabando de pessoas, o que constitui um crime federal.

O condutor do camião, identificado como James Bradley, é por agora o único detido.

Várias autoridades e políticos dos EUA já manifestaram hoje o seu pesar. Em comunicado, o congressista democrata do Texas Joaquín Castro deixou as suas condolências aos familiares das vítimas do que classificou como “uma tragédia que podia ter sido evitada” e instou a que “se julguem e castiguem os traficantes de pessoas com todo o peso da lei”.

Richard Durbin Jr., procurador federal para o Tribunal do Distrito Ocidental no Texas, afirmou que a morte destas pessoas foi um “crime cometido por pessoas cruéis, indiferentes ao bem-estar da frágil carga que transportavam”.

Segundo alguns meios de comunicação locais de San Antonio, as câmaras de segurança do estacionamento gravaram vários veículos a aproximarem-se do camião e a levarem pessoas, o que aponta para a possibilidade de mais pessoas terem feito a viagem dentro daquele veículo.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Açambarcamento de medicamentos por Portugal? "É um total absurdo", diz Infarmed

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde reagiu à acusação feita por uma organização belga, que dizia que Portugal está a fazer um armazenamento excessivo de medicamentos essenciais para o tratamento …

Descoberto âmbar com 40 milhões de anos com duas moscas a acasalar

Há 40 milhões de anos, no supercontinente Gonduana, duas moscas que se encontravam a acasalar viram-se, inesperadamente, numa situação complicada. De alguma forma, este par de moscas de pernas longas (Dolichopodidae) ficou preso na seiva pegajosa …

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …