EUA com novos critérios de vistos para requerentes dos 6 países muçulmanos

Etienne Laurent / EPA

-

A administração norte-americana estabeleceu novos critérios para os requerentes de vistos provenientes dos “seis países muçulmanos” refugiados exigindo provas de ligações familiares ou de negócios nos Estados Unidos.

A nova medida é aplicada na sequência da decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos que deliberou parcialmente sobre a ordem inicial do presidente Donald Trump fortemente criticada por banir muçulmanos.

Os vistos que já foram aprovados não vão ser revogados mas há novas ordens de que vão entrar em vigor nas próximas horas, determinadas pelo Departamento de Estado norte-americano.

Os novos requerentes da Síria, Sudão, Somália, Líbia, Irão e Iémen vão ter de provar que têm familiares nos Estados Unidos. As mesmas medidas, “salvo algumas exceções”, também abrangem refugiados de todos os países.

Para os devidos efeitos são considerados familiares: cônjuge, filhos, genros e noras.

Netos, tios, sobrinhos, ou noivos não são considerados, de acordo com as novas orientações enviadas para todas as embaixadas e consulados dos EUA, em todo o mundo.

Segundo a Associated Press, as novas instruções entram em vigor às 00h00 de sexta-feira (hora de Lisboa).

No que diz respeito ao pedido de vistos com base em ligações de negócios, profissionais ou académicas, o Departamento de Estado requer uma relação “formal e documentada”.

As novas ordens vão manter-se em vigor até à decisão definitiva do Supremo Tribunal que, na segunda-feira, aplicou “parcialmente” as ordens judiciais contra a ordem de Trump que impedia “temporariamente” os vistos aos requerentes dos “seis países muçulmanos”.

O Supremo Tribunal determinou, na passada segunda-feira, que os pedidos de visto devem provar “boa fé” referindo-se a aspetos gerais sobre relações familiares, ofertas de trabalho, ou convites académicos nos Estados Unidos, mas sem especificar os graus de parentesco.

Segundo a Associated Press, os funcionários do Departamento de Estado desenvolveram desde segunda-feira as especificidades das novas linhas de orientação que estão a ser transmitidas às embaixadas e consulados norte-americanos.

Estas novas medidas vão manter-se em vigor, pelo menos, até outubro, altura em que se prevê uma sentença final por parte do Supremo Tribunal sobre a matéria.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …