Partes dos EUA e do México podem vir a enfrentar uma seca prolongada

Cientistas alertam que partes dos Estados Unidos e do México podem vir a enfrentar uma seca prolongada num futuro próximo.

Com base numa análise dos níveis de precipitação desde a viragem do século, e como estes se igualam aos níveis de humidade do solo registados por anéis de árvores nos últimos 1200 anos, cientistas sugerem que a região sudoeste da América do Norte pode vir a enfrentar a pior seca de sempre, escreve o Science Alert.

De acordo com os cientistas, as condições registadas nesta região desde 2000 correspondem aos tempos de seca severa no passado e, por isso, esta seca prolongada (megadrought em Inglês) até pode já ter começado.

A equipa responsável pelo estudo, publicado, na última sexta-feira, na revista Science, identificou quatro secas prolongadas particularmente graves, sendo que os anos entre 2000 e 2018 estão a superar três dessas secas em termos de falta de humidade (e estão intimamente ligados à quarta, de 1575 a 1603).

A análise também mostrou que esta seca atual está a afetar áreas mais amplas, e de forma mais consistente, fator que a equipa de investigadores atribui às alterações climáticas.

As secas anteriores foram provocadas por fatores naturais, como o arrefecimento da temperatura dos oceanos, que impediu que as tempestades chegassem à costa oeste dos Estados Unidos.

“Não importa se esta é a pior seca de todos os tempos. O que importa é que está a ser muito pior do que seria por causa das alterações climáticas”, afirma Benjamin Cook, cientista da Universidade de Columbia e um dos autores do estudo.

Esta pesquisa também mostra que o século XX foi o mais chuvoso dos 1200 anos abrangidos. “O século XX deu-nos uma visão excessivamente otimista de quanta água está potencialmente disponível. E isto mostra que estudos como este não são apenas sobre a história antiga, são sobre problemas que já nos afetam agora”, acrescenta Cook.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …