EUA e México preparam-se para dividir a fortuna de El Chapo

El chino antrax / wikimedia

EL Chapo, o maior traficante de droga do mundo

El Chapo, o maior traficante de droga do mundo

Os governos dos dois países pretendem dividir os bens do famoso narcotraficante El Chapo, informou um representante da embaixada norte-americana no México.

Os bens do maior narcotraficante do mundo, Joaquín Guzmán Loera, podem atingir o total de mil milhões de dólares, mas o montante final ainda não foi oficialmente divulgado.

O traficante, mais conhecido por El Chapo, foi detido em janeiro deste ano pelas autoridades mexicanas e está atualmente numa prisão perto da fronteira dos Estados Unidos, país para onde vai ser extraditado.

“Os governos dos Estados Unidos e do México estão em diálogo relativamente ao tema. Esperamos que, caso seja condenado, a divisão justa da sua fortuna seja feita entre os dois países”, afirmou um representante da diplomacia dos EUA, que pediu o anonimato, citado pela Excelsior.

El Chapo era o cabecilha do cartel de Sinaloa, um famoso grupo de tráfico que passava cocaína, heroína e metanfetaminas para os Estados Unidos.

Recorde-se que esta é a terceira vez que o criminoso é detido pelas autoridades, depois de ter conseguido fugir de uma prisão de alta segurança, em julho do ano passado, através de um túnel com 1,5 quilómetros.

Antes disso, o narcotraficante já tinha conseguido escapar de um estabelecimento prisional na Guatemala, em 1993, e depois, em 2001, quando já se encontrava detido no México.

ZAP / Sputnik News

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.