EUA lançam armas pelo ar para os curdos que combatem o Estado Islâmico

James L. Harper Jr / USAF

-

Aviões militares dos Estados Unidos lançaram armas, munições e artigos médicos para os combatentes curdos que enfrentam os militantes do grupo autodenominado Estado Islâmico na estratégica cidade síria-curda de Kobane, na fronteira com a Turquia.

Os ataques aéreos norte-americanos têm impedido o avanço do Estado Islâmico sobre a cidade, mas os militantes ainda são uma ameaça às forças curdas. Segundo o Centro de Comando militar dos EUA, Kobane “ainda pode cair”.

Aviões de transporte militar C-130 realizaram “diversos” lançamentos de ajuda, que foi disponibilizada por autoridades curdas no Iraque, de acordo com o Centro de Comando. Todos os aviões envolvidos na operação regressaram em segurança.

Os militantes do Estado Islâmico controlam um vasto território entre a Síria e o Iraque. Assumir o controlo de Kobane é um objetivo estratégico para o grupo terrorista e alguns confrontos intensos têm tido lugar na cidade nas últimas semanas.

A maioria dos habitantes já deixou a área e grande parte procurou refúgio na Turquia.

Os EUA já realizaram mais de 135 ataques aéreos contra alvos do Estado Islâmico em Kobane, de acordo com o Centro de Comando. Centenas de combatentes foram mortos e equipamentos e posições de combate dos militantes do Estado Islâmico foram destruídos ou danificados, alega o comunicado.

Os correspondentes no local, no entanto, afirmam que os envios de ajuda devem irritar a Turquia, aliada estratégica dos EUA na região.

Este domingo, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que não permitirá que combatentes curdos recebam qualquer transferência de armas dos EUA.

A Turquia tem resistido aos pedidos para ajudar os curdos a lutar por Kobane, descrevendo-os como terroristas, assim como o grupo militante curdo PKK, que também é considerado uma organização terrorista pelos EUA e a União Europeia.

A situação entre a Turquia e os curdos é complicada. Estes vivem espalhados pela região, em partes da Turquia, Iraque, Síria e Irão, mas a maioria deles está no sudeste da Turquia, onde há décadas lutam por um país independente.

Milhares morreram em confrontos contra o governo turco e um cessar-fogo só foi anunciado em 2013.

Uma autoridade do governo norte-americano disse que o presidente Barack Obama telefonou a Erdogan no sábado para informá-lo sobre os lançamentos.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Suspeito de duplo tiroteio na Alemanha encontrado morto em casa

O presumível autor dos dois tiroteios de quarta-feira à noite, no centro da Alemanha, que fizeram nove vítimas mortais, foi encontrado morto em sua casa, anunciaram as autoridades esta quinta-feira. Dois tiroteios provocaram quarta-feira à noite …

Falar duas línguas pode atrasar uma série de sintomas de Alzheimer

Investigadores acreditam que falar duas línguas pode atrasar vários sintomas de demência e Alzheimer. Esta correlação está relacionada com uma maior reserva cognitiva. Uma equipa de investigadores sugere que ser bilingue pode atrasar uma série de …

Arquitetura óssea pode inspirar asas de aeronaves mais fortes

Uma nova descoberta na estrutura interna do osso pode levar a um melhor tratamento da osteoporose e a componentes de aeronaves mais duráveis. A densidade tem sido a referência para medir a força óssea. No entanto, …

Até as estrelas têm auroras (e já as podemos ver)

Uma equipa internacional de astrónomos observou sinais de rádio estranhos vindos de uma anã vermelha. Estas ondas bizarras estavam a ser produzidas pela interação com um exoplaneta que orbitava a estrela, criando uma aurora. Apesar de …

Tiroteios em dois bares fazem oito mortos na Alemanha

Pelo menos oito pessoas morreram hoje em dois tiroteios em dois bares na cidade alemã de Hanau, no centro do país, indicou a polícia local, sem precisar o número. O primeiro tiroteio ocorreu num bar de …

Descobertos sarcófago e altar dedicado ao fundador de Roma do século VI a.C.

Os dois objetos foram descobertos numa área subterrânea perto da Cúria, foi anunciado esta terça-feira. Um sarcófago considerado "excecional" e um altar do século VI a.C., que poderá ter sido dedicado a Rómulo, fundador de Roma, …

40 anos depois, cientistas identificam falha fundamental na eficiência dos painéis solares

Os painéis solares são uma das invenções mais impressionantes, mas é emergente descobrir como torná-los ainda mais eficientes. Recentemente, uma equipa de cientistas resolveu um mistério de 40 anos em torno de um dos principais …

SIC vai lançar serviço de streaming e canal de e-sports este ano

A SIC vai avançar para uma plataforma de streaming ainda em 2020. A "Netflix à portuguesa" ainda não tem nome, mas tem como objetivo "encontrar mais e novas audiências". Em entrevista ao jornal Público, o CEO …

Dagmar Turner tocou violino enquanto lhe era removido um tumor do cérebro

Uma paciente do King's College Hospital, no Reino Unido, tocou violino enquanto os médicos lhe removiam um tumor do cérebro. Desta forma, foi possível preservar a sua capacidade de tocar e a sua paixão de 40 …

"Não é aceitável". Tribunal de Contas refuta acusações de Manuel Heitor

O Tribunal de Contas (TdC) refutou as acusações do ministro do Ensino Superior sobre a auditoria ao modelo de financiamento do setor, considerando-as inaceitáveis e infundadas. "O tribunal tem o máximo respeito pela opinião dos auditados, …