EUA lançam armas pelo ar para os curdos que combatem o Estado Islâmico

James L. Harper Jr / USAF

-

Aviões militares dos Estados Unidos lançaram armas, munições e artigos médicos para os combatentes curdos que enfrentam os militantes do grupo autodenominado Estado Islâmico na estratégica cidade síria-curda de Kobane, na fronteira com a Turquia.

Os ataques aéreos norte-americanos têm impedido o avanço do Estado Islâmico sobre a cidade, mas os militantes ainda são uma ameaça às forças curdas. Segundo o Centro de Comando militar dos EUA, Kobane “ainda pode cair”.

Aviões de transporte militar C-130 realizaram “diversos” lançamentos de ajuda, que foi disponibilizada por autoridades curdas no Iraque, de acordo com o Centro de Comando. Todos os aviões envolvidos na operação regressaram em segurança.

Os militantes do Estado Islâmico controlam um vasto território entre a Síria e o Iraque. Assumir o controlo de Kobane é um objetivo estratégico para o grupo terrorista e alguns confrontos intensos têm tido lugar na cidade nas últimas semanas.

A maioria dos habitantes já deixou a área e grande parte procurou refúgio na Turquia.

Os EUA já realizaram mais de 135 ataques aéreos contra alvos do Estado Islâmico em Kobane, de acordo com o Centro de Comando. Centenas de combatentes foram mortos e equipamentos e posições de combate dos militantes do Estado Islâmico foram destruídos ou danificados, alega o comunicado.

Os correspondentes no local, no entanto, afirmam que os envios de ajuda devem irritar a Turquia, aliada estratégica dos EUA na região.

Este domingo, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que não permitirá que combatentes curdos recebam qualquer transferência de armas dos EUA.

A Turquia tem resistido aos pedidos para ajudar os curdos a lutar por Kobane, descrevendo-os como terroristas, assim como o grupo militante curdo PKK, que também é considerado uma organização terrorista pelos EUA e a União Europeia.

A situação entre a Turquia e os curdos é complicada. Estes vivem espalhados pela região, em partes da Turquia, Iraque, Síria e Irão, mas a maioria deles está no sudeste da Turquia, onde há décadas lutam por um país independente.

Milhares morreram em confrontos contra o governo turco e um cessar-fogo só foi anunciado em 2013.

Uma autoridade do governo norte-americano disse que o presidente Barack Obama telefonou a Erdogan no sábado para informá-lo sobre os lançamentos.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Matrículas poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo

As matrículas para o próximo ano letivo dos alunos do ensino obrigatório poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo, se não houver alterações substantivas, de acordo com um despacho publicado na quarta-feira. O …

NOS avança com providência cautelar contra alteração das regras do leilão 5G

A NOS vai avançar com uma providência cautelar contra a alteração das regras do leilão propostas pela ANACOM, no dia em que termina o prazo para as operadores responderem. Na última quinta-feira, no 60.º dia de …

França aprova lei que alarga poder da polícia apesar de críticas e manifestações

O parlamento francês aprovou hoje um projeto de lei sobre segurança que visa alargar os poderes da polícia, apesar das críticas de ativistas dos direitos civis, que temem que a legislação ameace os esforços para …

Bancos dos Emirados estão a congelar contas da família dos Santos

Os bancos dos Emirados Árabes Unidos estão a congelar os bens da família dos Santos e de pessoas a ela relacionadas, respondendo a um pedido da justiça angolana efetuado a 13 de abril, avançou a …

A pedido da Comissão Europeia, EMA volta a rever dados da vacina da AstraZeneca

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou esta quarta-feira que está a rever os dados sobre a vacina Vaxzevria a pedido da Comissão Europeia. Segundo um comunicado citado pelo Observador, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) …

João Leão prevê para este ano défice de 4,5%. Ministro afasta aumento de impostos e austeridade

A terceira vaga da pandemia forçou o Governo a rever em baixa a previsão de crescimento da economia portuguesa para este ano. Assim, o ministro das Finanças antecipa um défice de 4,5% e crescimento de …

Já não é preciso isolamento para idosos que saiam dos lares por mais de 24 horas

Os idosos que vivem nos lares e que saiam por períodos superiores a 24 horas já não precisam de fazer o isolamento de 14 dias, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Na orientação atualizada nesta quinta-feira, …

Mais duas mortes e 501 casos nas últimas 24 horas em Portugal

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que Portugal registou, nas últimas 24 horas, 501 novos casos de covid-19. O relatório desta quinta-feira (15 de abril) dá também conta de mais duas mortes …

PCP quer criar crime de enriquecimento injustificado com pena agravada para políticos

O PCP propôs esta quinta-feira, no Parlamento, a criação do crime de enriquecimento injustificado, com penas até três anos, mas que é agravado para titulares de cargos políticos e públicos, até aos cinco. O projeto dos …

Câmara de Lisboa estende testagem gratuita a todos os moradores

A Câmara de Lisboa decidiu alargar, a partir de quinta-feira, a testagem gratuita nas farmácias à covid-19 a todos os moradores, deixando o programa de estar limitado às freguesias com maior incidência da doença, foi …