EUA trocaram “guerra implacável” por “diplomacia implacável” no Afeganistão, diz Biden

gageskidmore / Flickr

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na “diplomacia implacável” e no encerramento de uma era de “guerra implacável” no Afeganistão, após ter retirado as tropas do território.

“Ao invés de continuar a lutar em guerras do passado, estamos a fixar os nossos olhos em dedicar os recursos aos desafios que contêm as chaves para o futuro coletivo: acabar com esta pandemia, abordar a crise climática, administrar as mudanças na dinâmica de poder global, moldar as regras do mundo em questões vitais como comércio, tecnologias cibernéticas e emergentes e enfrentar a ameaça do terrorismo”, referiu Biden.

“Terminamos com 20 anos de conflito no Afeganistão e ao encerrarmos este período de guerra implacável, estamos a abrir uma nova era de diplomacia implacável”, continuou, citado pelo Independent.

Embora a retirada das tropas norte-americanas tenha sido criticada, Biden insistiu que os EUA e o mundo enfrentam desafios que o conflito militar não pode amenizar.

“Muitas das nossas maiores preocupações não podem ser resolvidas ou mesmo abordadas com a força das armas. Bombas e tiros não podem proteger contra a covid-19 ou as suas variantes futuras. Para combater esta pandemia, precisamos de um ato coletivo de ciência e vontade política”, declarou o Presidente.

Ao mesmo tempo, apontou os critérios para o uso da força caso os EUA e os seus aliados sejam ameaçados, inclusive contra o terrorismo. “A missão deve ser clara e realizável, feita com o consentimento informado do povo norte-americano e, sempre que possível, em parceria com os nossos aliados”, sublinhou.

O Presidente norte-americano acrescentou que, juntamente com a comunidade internacional, continuará a buscar a proteção dos direitos humanos no Afeganistão, mesmo sob o novo regime dos Talibãs, destacando os direitos das mulheres.

Sobre as declarações do secretário-geral da ONU, António Guterres, que alertou para um conflito entre a China e os EUA, Biden afirmou que os norte-americanos “não estão em busca de uma nova Guerra Fria ou de um mundo dividido em blocos rígidos”.

“Os EUA estão prontos para trabalhar com qualquer nação, mesmo que tenhamos divergências intensas noutras áreas”, frisou Biden, que durante a sua intervenção falou também sobre a crise climática.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Método usa "capa de invisibilidade sonora" para fazer desaparecer objetos

Uma equipa de investigadores do Instituto de Geofísica de Zurique, na Suíça, desenvolveu um método que usa a acústica para ocultar objetos.  Quando ouvimos música, não ouvimos apenas as notas produzidas pelos instrumentos: estamos também imersos …

O planeta Vénus

Vénus já teve oceanos? De maneira nenhuma, dizem astrofísicos

Vénus já teve oceanos? Não, segundo o novo estudo de uma equipa de astrofísicos da Universidade de Genebra e da NCCR PlanetS, na Suíça. Nos últimos anos, vários estudos têm sugerido que Vénus pode já ter …

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …