EUA pedem para Facebook interromper implementação da criptomoeda Libra

Anthony Quintano / Wikimedia

Mark Zuckerberg, o criador da rede social Facebook.

Políticos democratas da comissão dos serviços financeiros da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pediu para que o Facebook interrompesse a implementação da sua nova criptomoeda, conhecido como Libra.

Numa carta enviada para o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, a diretora de operações, Sheryl Sandberg e o presidente executivo da Calibra, David Marcus, políticos democratas pediram uma moratória imediata da implementação da nova criptomoeda no mercado.

“Parece que estes produtos podem prestar-se a um sistema financeiro global inteiramente novo, baseado fora da Suíça e intencionado a rivalizar com a política monetária dos EUA e com o dólar”, pode ler-se na carta. Além disso, é referido que levanta problemas aos consumidores, investidores e a toda a economia global, como explica o Token Post.

Os democratas demonstram a sua preocupação com a privacidade dos utilizadores, que pode estar ameaçada com esta nova criptomoeda. “Há uma escala enorme de riscos e clara falta de proteções regulatórias. Se produtos e serviços como estes forem deixados indevidamente regulamentados e sem supervisão suficiente, podem representar riscos sistémicos que põem em perigo a estabilidade financeira dos Estados Unidos e do mundo”, lê-se na carta.

O Facebook anunciou recentemente a Associação Libra, que juntamente com outros 27 parceiros para criar uma criptomoeda descentralizada e com uma blockchain aberta. A carteira digital Calibra permite realizar transferências e fazer pagamentos imediatos.

Além dos legisladores norte-americanos, a Libra está também a chamar a atenção e preocupação de um grupo de watchdogs de privacidade e consumidores. Esse mesmo grupo alega que a nova criptomoeda é “demasiado perigosa para ser permitida“.

A ideia é travar temporariamente a implementação da Libra até que a sua segurança e estabilidade seja assegurada. A criptomoeda pode trazer consequência a nível do impacto governamental, soberania nacional, aplicação da lei, política fiscal, proteção do consumidor, privacidade, e concorrência e risco do sistema.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …

Dieta com poucos hidratos de carbono pode acabar com as enxaquecas

Pessoas que têm enxaquecas frequentes sabem que qualquer dica é bem-vinda. Aqui vai uma nova: uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ser uma boa arma para evitar estas crises. Desde 1920 que os …

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …