EUA pedem para Facebook interromper implementação da criptomoeda Libra

Anthony Quintano / Wikimedia

Mark Zuckerberg, o criador da rede social Facebook.

Políticos democratas da comissão dos serviços financeiros da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pediu para que o Facebook interrompesse a implementação da sua nova criptomoeda, conhecido como Libra.

Numa carta enviada para o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, a diretora de operações, Sheryl Sandberg e o presidente executivo da Calibra, David Marcus, políticos democratas pediram uma moratória imediata da implementação da nova criptomoeda no mercado.

“Parece que estes produtos podem prestar-se a um sistema financeiro global inteiramente novo, baseado fora da Suíça e intencionado a rivalizar com a política monetária dos EUA e com o dólar”, pode ler-se na carta. Além disso, é referido que levanta problemas aos consumidores, investidores e a toda a economia global, como explica o Token Post.

Os democratas demonstram a sua preocupação com a privacidade dos utilizadores, que pode estar ameaçada com esta nova criptomoeda. “Há uma escala enorme de riscos e clara falta de proteções regulatórias. Se produtos e serviços como estes forem deixados indevidamente regulamentados e sem supervisão suficiente, podem representar riscos sistémicos que põem em perigo a estabilidade financeira dos Estados Unidos e do mundo”, lê-se na carta.

O Facebook anunciou recentemente a Associação Libra, que juntamente com outros 27 parceiros para criar uma criptomoeda descentralizada e com uma blockchain aberta. A carteira digital Calibra permite realizar transferências e fazer pagamentos imediatos.

Além dos legisladores norte-americanos, a Libra está também a chamar a atenção e preocupação de um grupo de watchdogs de privacidade e consumidores. Esse mesmo grupo alega que a nova criptomoeda é “demasiado perigosa para ser permitida“.

A ideia é travar temporariamente a implementação da Libra até que a sua segurança e estabilidade seja assegurada. A criptomoeda pode trazer consequência a nível do impacto governamental, soberania nacional, aplicação da lei, política fiscal, proteção do consumidor, privacidade, e concorrência e risco do sistema.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …