EUA pedem para Facebook interromper implementação da criptomoeda Libra

Anthony Quintano / Wikimedia

Mark Zuckerberg, o criador da rede social Facebook.

Políticos democratas da comissão dos serviços financeiros da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pediu para que o Facebook interrompesse a implementação da sua nova criptomoeda, conhecido como Libra.

Numa carta enviada para o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, a diretora de operações, Sheryl Sandberg e o presidente executivo da Calibra, David Marcus, políticos democratas pediram uma moratória imediata da implementação da nova criptomoeda no mercado.

“Parece que estes produtos podem prestar-se a um sistema financeiro global inteiramente novo, baseado fora da Suíça e intencionado a rivalizar com a política monetária dos EUA e com o dólar”, pode ler-se na carta. Além disso, é referido que levanta problemas aos consumidores, investidores e a toda a economia global, como explica o Token Post.

Os democratas demonstram a sua preocupação com a privacidade dos utilizadores, que pode estar ameaçada com esta nova criptomoeda. “Há uma escala enorme de riscos e clara falta de proteções regulatórias. Se produtos e serviços como estes forem deixados indevidamente regulamentados e sem supervisão suficiente, podem representar riscos sistémicos que põem em perigo a estabilidade financeira dos Estados Unidos e do mundo”, lê-se na carta.

O Facebook anunciou recentemente a Associação Libra, que juntamente com outros 27 parceiros para criar uma criptomoeda descentralizada e com uma blockchain aberta. A carteira digital Calibra permite realizar transferências e fazer pagamentos imediatos.

Além dos legisladores norte-americanos, a Libra está também a chamar a atenção e preocupação de um grupo de watchdogs de privacidade e consumidores. Esse mesmo grupo alega que a nova criptomoeda é “demasiado perigosa para ser permitida“.

A ideia é travar temporariamente a implementação da Libra até que a sua segurança e estabilidade seja assegurada. A criptomoeda pode trazer consequência a nível do impacto governamental, soberania nacional, aplicação da lei, política fiscal, proteção do consumidor, privacidade, e concorrência e risco do sistema.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …