16 anos depois, Estados Unidos retomam execução de presos federais

Depois de uma pausa de 16 anos, os Estados Unidos vão retomar execuções de presos federais. As primeiras estão marcadas para o fim deste ano.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou esta quinta-feira que vai retomar a execução de prisioneiros federais, depois de uma pausa de quase duas décadas em que ninguém foi executado por ordem do governo central – à exceção dos estados onde ainda vigora a pena de morte.

William Barr, procurador-geral, ordenou ao Departamento de Prisões que marcasse a execução de cinco das 62 pessoas que neste momento estão sinalizadas para serem executadas. Desde 1988, quando a pena de morte federal foi reinstituída, apenas três pessoas foram executadas.

O Congresso autorizou expressamente a pena de morte, uma medida adotada pelos representantes do povo em ambas as câmaras do Congresso e assinada pelo Presidente”, informou Barr em comunicado.

“Sob instrução do Congresso, o Departamento de Justiça argumentou em favor da pena de morte para os piores criminosos, incluindo estes cinco assassinos, todos eles condenados por decisão de um júri e segundo um processo totalmente justo”, acrescentou.

Segundo o Expresso, foram realizadas três execuções na era moderna, todas por injeção letal. A pena de morte federal foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal no caso Furman vs. Georgia, em 1972.

Ao contrário da rápida restauração da pena de morte na maioria dos estados, a pena de morte federal não foi restabelecida até 1988, e apenas abrangia, então, um número muito restrito de ofensas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …

covid, Lisboa

Travão no desconfinamento em todo o país. Porto à beira do alerta e Lisboa pode recuar 2 meses

Os números da pandemia de covid-19 "continuam a aumentar", reconhece Marta Temido numa altura em que o Governo deverá anunciar o travão no desconfinamento em todo o país. Mas a situação em Lisboa é mais …

Todos contra o Chega. Parlamento chumba projeto sobre enriquecimento injustificado

O Parlamento rejeitou projecto de lei de André Ventura sobre enriquecimento injustificado com os votos contra de todos os partidos, exceto do PAN, que se absteve, e da deputada Cristina Rodrigues. O projeto de lei de …

Canon obriga funcionários na China a sorrir para irem trabalhar

Os funcionários do escritório de Pequim da multinacional japonesa são avaliados por um sistema de inteligência artificial que determina se estão felizes o suficiente para trabalhar. A medida foi criticada por invadir a privacidade dos …

Cristiano Ronaldo é o terceiro jogador mais decisivo do Euro 2020 (atrás de um belga e de um italiano)

O italiano Marco Verratti, o belga Kevin de Bruyne e o português Cristiano Ronaldo são os três jogadores mais decisivos do Euro 2020 até agora, altura em que acabou a fase de grupos da prova. …

John McAfee encontrado morto em prisão espanhola

O criador do antivírus McAfee, John McAfee, foi encontrado morto esta quarta-feira na sua cela numa prisão espanhola, aparentemente por suicídio, horas depois de a justiça espanhola ter aprovado a extradição para seu país de …

PS nacional impõe filho de dinossauro do PSD como candidato à Maia. "Inexplicável e duvidoso"

Alguns dias depois da polémica com a escolha do candidato do PS à Câmara do Porto devido a divergências internas, há mais um caso semelhante na Maia. Teresa Almadanim retirou-se da corrida depois de ter …