Nos EUA, os drones já transportam e entregam amostras de sangue

Ann Froschauer / USFWS Headquarters

Os drones já estão ao serviço da saúde nos Estados Unidos. Os testes começaram em agosto do ano passado e a primeira entrega já aconteceu na Carolina do Norte.

Os drones não servem unicamente para tirar fotografias ou causar o caos nos aeroportos. No estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, os drones já estão a ser usados pela empresa de logística UPS para transportar amostras de sangue.

De acordo com a revista Wired, esta solução é encarada como uma excelente alternativa às estradas entupidas que retardam a distribuição de amostras que podem mesmo salvar vidas.

Para evitar esta situação, a UPS aliou-se à empresa de drones Matternet e ao grupo de hospitais WakeMed e entregou amostras de sangue a um hospital da Carolina do Norte. Segundo o Observador, o aparelho escolhido foi o modelo M2, capaz de transportar cargas superiores a dois quilos por 20 quilómetros, em cerca de três minutos.

Este tempo reduzido contrasta em grande escala com os cerca de 30 minutos que demoraria case se optasse pela entrega convencional, com recurso a um automóvel.

O drone voa de forma autónoma. No entanto, e caso seja necessário, existe a possibilidade de ser operado de forma remota por um piloto.

Esta iniciativa surge depois de a Administração Federal de Aviação (FAA) ter começado a “relaxar” no que diz respeito  às restrições ao uso de drones e dois anos depois da primeira entrega de medicamentos urgentes com o recurso ao mesmo método.

Ainda de acordo com o diário, os primeiros testes para os hospitais da WakeMed começaram em agosto do ano passado e a parceria com a transportadora UPS encaixa na vasta experiência da empresa na área do transporte de bens médicos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.