Nos EUA, os drones já transportam e entregam amostras de sangue

Ann Froschauer / USFWS Headquarters

Os drones já estão ao serviço da saúde nos Estados Unidos. Os testes começaram em agosto do ano passado e a primeira entrega já aconteceu na Carolina do Norte.

Os drones não servem unicamente para tirar fotografias ou causar o caos nos aeroportos. No estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, os drones já estão a ser usados pela empresa de logística UPS para transportar amostras de sangue.

De acordo com a revista Wired, esta solução é encarada como uma excelente alternativa às estradas entupidas que retardam a distribuição de amostras que podem mesmo salvar vidas.

Para evitar esta situação, a UPS aliou-se à empresa de drones Matternet e ao grupo de hospitais WakeMed e entregou amostras de sangue a um hospital da Carolina do Norte. Segundo o Observador, o aparelho escolhido foi o modelo M2, capaz de transportar cargas superiores a dois quilos por 20 quilómetros, em cerca de três minutos.

Este tempo reduzido contrasta em grande escala com os cerca de 30 minutos que demoraria case se optasse pela entrega convencional, com recurso a um automóvel.

O drone voa de forma autónoma. No entanto, e caso seja necessário, existe a possibilidade de ser operado de forma remota por um piloto.

Esta iniciativa surge depois de a Administração Federal de Aviação (FAA) ter começado a “relaxar” no que diz respeito  às restrições ao uso de drones e dois anos depois da primeira entrega de medicamentos urgentes com o recurso ao mesmo método.

Ainda de acordo com o diário, os primeiros testes para os hospitais da WakeMed começaram em agosto do ano passado e a parceria com a transportadora UPS encaixa na vasta experiência da empresa na área do transporte de bens médicos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …