EUA só negoceiam se Coreia do Norte ponderar desnuclearização

Yonhap South Korea Out / PA

Ivanka Trump ao lado do Presidente sul-coreano, Moon Jae-in

“Vamos ver se a mensagem transmitida por Pyongyang, sobre estar disposto a negociar, representa um primeiro passo rumo à desnuclearização”, referiu a Casa Branca sobre a possibilidade de o país se sentar à mesa com a Coreia do Norte.

Um enviado da Coreia do Norte, que se deslocou ao Sul para a cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno, disse que o país está disposto a sentar-se à mesa com os Estados Unidos. Por sua vez, a administração Trump esclareceu que só aceitará esta possibilidade caso Pyongyang esteja disposto a dar início à sua própria desnuclearização.

Segundo o Expresso, as intenções de negociar com os Estados Unidos foram manifestadas por Kim Yong-chol, este domingo, num encontro com o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

Em resposta. a Casa Branca disse, em comunicado, que Pyongyang tem de demonstrar empenho “em concretizar uma desnuclearização completa, verificável e irreversível da península coreana”.

“Vamos ver se a mensagem transmitida por Pyongyang, sobre estar disposto a negociar, representa um primeiro passo rumo à desnuclearização”, referiu a administração de Donald Trump. “Até lá, os EUA e o mundo vão continuar a deixar claro que os programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte são um beco sem saída.”

Por sua vez, Moon defende que Washington e Pyongyang devem encontrar-se para “resolver fundamentalmente” as tensões na península, o mais rápido possível.

No rescaldo da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, Moon foi convidado a participar numa rara cimeira com Kim Jong-un. O convite ainda não mereceu uma resposta oficial, mas há fontes do Governo sul-coreano que admitem que Moon vê com bons olhos este encontro.

Alguns analistas vêm nesta aproximação intercoreana uma tentativa de Pyongyang criar um fosso entre Washington e Seul.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.