/

EUA condicionaram ajuda militar à Ucrânia por investigação aos Biden, diz embaixador

3

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

O embaixador dos Estados Unidos (EUA) para a União Europeia admitiu ter condicionado uma ajuda militar destinada à Ucrânia enquanto o país não abrisse um inquérito a um dos rivais Democratas de Donald Trump, o ex-vice-Presidente, Joe Biden.

A admissão por Gordon Sodland daquele condicionamento da ajuda militar foi feita durante um depoimento aos congressistas que estão a realizar um inquérito para destituir o Presidente norte-americano, informou a agência Lusa.

Segundo o testemunho, divulgado na terça-feira, Gordon Sondland, desde há muito um velho aliado de Donald Trump, declarou aos congressistas que explicou a um conselheiro próximo do Presidente ucraniano, Volodomyr Zelenskiy, que “sem dúvida” a ajuda não seria desbloqueada enquanto a Ucrânia não investigasse as atividades dos Biden no país.

“Presumi que a suspensão da ajuda [militar] estivesse ligada a uma declaração sugerida [por próximos de Trump] contra a corrupção” e que mencionaria a empresa que contratava Hunter Biden, que é o filho de Joe Biden, afirmou o mesmo no seu testemunho prestado em 17 de outubro.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.