EUA pensam que são o centro do mundo. O júri dos Grammys sabe em que ano estamos?

Cerimónia vai decorrer neste domingo, já madrugada de segunda-feira em Portugal. Anitta na categoria de melhor revelação…?

Crypto.com Arena, Los Angeles, Estados Unidos da América. O palco de mais uma cerimónia dos Grammys, os prémios mais conhecidos na música.

A edição deste ano está marcada para este domingo, já madrugada (1h) de segunda-feira em Portugal continental.

No palco veremos e ouviremos as actuações de Harry Styles, Lizzo, Bad Bunny, Mary J. Blige, Brandi Carlile, Luke Combs, Steve Lacy e Sam Smith com Kim Petras.

Pelo palco vai também passar, entre outras, Jill Biden, esposa do presidente dos EUA, Joe Biden.

O apresentador será novamente Trevor Noah – já foi o anfitrião nas duas edições anteriores.

Uma das rainhas do palco nos últimos anos, Beyoncé, “arrisca-se” a ser novamente rainha da noite: nove nomeações, recorde neste ano. Seguem-se Kendrick Lamar (oito nomeações) e Adele e Brandi Carlile (sete cada).

Há 91 categorias na lista oficial. Não pense que está confuso se ler ABBA nessa lista. Sim, uma das nomeadas para melhor gravação do ano é Don’t shut me down, dos ABBA, e um dos nomeados para melhor disco do ano é Voyage, do grupo sueco.

Entre as centenas de nomes que podem vencer um prémio, há um que se destaca para nós: Anitta. Não só por falar português, mas também por estar nomeada para melhor nova artista.

É curioso – mas não inédito – ver a brasileira poder vencer o prémio de melhor nova artista, ou melhor revelação.

Fica a ideia de que a artista só surgiu no panorama musical em 2022, mas Anitta saltou para o topo das vendas no Brasil há 10 anos com o seu primeiro álbum, homónimo.

Na rádio Observador, o comentador Tiago Pereira não ficou surpreendido por ver Anitta nos Grammys mas vê-la como possível melhor nova artista revela o “américo-centrismo”.

Nos EUA há uma sensação geral de que são o centro do mundo: os campeões de basquetebol na NBA são os world champions (campeões do mundo); a final do beisebol, da MLB, chama-se world series (séries mundiais).

Até agora a jovem cantora já lançou quatro álbuns de estúdio e o de 2019, Kisses, até entrou no top-5 nas vendas de trabalhos pop-latinos… nos EUA.

Outra perspectiva: o júri dos Grammys anda atrasado nesta categoria de melhor revelação.

Anitta concorre com outros nove artistas: Omar Apollo, Domi & Jd Beck, Wet Leg, Muni Long, Samara Joy, Latto, Måneskin, Tobe Nwigwe e Molly Tuttle.

Ali pelo meio, vemos os Måneskin, que venceram o Festival Eurovisão da Canção em 2021. Foi há quase dois anos que “saltaram” para a fama mundial – menos nos EUA, aparentemente.

E as revistas e os sites especializados apontam uma favorita: Latto, que se estreou em… 2020. Já com impacto, na altura.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.