/

Ao som de rock and roll, Itália vence a Eurovisão. Portugal fica-se pelo 12.º lugar

Sander Koning / EPA

Måneskin venceram o Festival Eurovisão da Canção de 2021.

A Itália venceu este sábado o Festival Eurovisão da Canção, graças à canção “Zitti e buoni”, interpretada pela banda de rock Måneskin. Portugal ficou no 12.º lugar.

Portugal, com o tema “Love is on my side”, dos The Black Mamba, conquistou 153 pontos e ficou no 12.º lugar, depois de até ter andado inicialmente nos lugares cimeiros.

Durante a votação do júri, a Suíça liderava com a França à perna. Os dois países vizinhos levavam uma vantagem considerável em relação à competição. No entanto, quando foram contabilizados os pontos da votação do público, os italianos chegaram aos 529 pontos, passando de quartos para primeiros.

https://www.youtube.com/watch?v=RVH5dn1cxAQ

As casas de apostas já apontavam a banda de rock como uma das principais favoritas a vencer o Festival Eurovisão deste ano, que é a sua 65.ª edição.

França ficou em segundo lugar, com o tema “Voilà”, de Barbara Pravi. A Suíça fechou o pódio com a atuação de Gjon’s Tears, que cantou “Tout l’Univers”.

O Observador relembra que esta é a terceira vez que a Itália vence a Eurovisão, depois de Gigliola Cinquetti ter sido o mais votado em 1964 e de Toto Cutugno ter conseguido a vitória em 1990.

Com “Love is on my side”, Portugal levou à Eurovisão, pela primeira vez, uma canção integralmente em inglês.

https://youtu.be/qq9SceXaukA

A 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que se realiza anualmente na Europa desde 1956, deveria ter acontecido em maio do ano passado, em Roterdão, mas a União Europeia de Radiodifusão decidiu adiá-la um ano, por considerar que não estavam reunidas condições para a sua realização, por causa da pandemia da covid-19.

Este ano entraram 39 países em competição, mas à final chegam 26, dos quais 20 foram apurados em duas semifinais, que decorreram na terça e na quinta-feira.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.