Estudo mostra como lojas online nos levam a comprar coisas que não precisamos

Investigadores da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, mostram num novo estudo como é que as lojas online usam as chamadas técnicas de “padrão escuro” para levar as pessoas a gastarem mais dinheiro.

“Estas técnicas estão a manipular os utilizadores a tomar decisões que de outra forma não tomariam e a comprar coisas que não precisam”, afirma Gunes Acar, investigador da universidade norte-americana que participou no estudo, ao Business Insider.

Acar e o resto da equipa criaram uma ferramenta que analisou onze mil sites e-commerce e notaram que mais de 1.200 utilizavam as chamadas técnicas de “padrão escuro” para levar os consumidores a perderem mais tempo ou a comprarem mais coisas.

No geral, escreve o Science Alert, o estudo identificou 15 formas usadas pelas lojas online para manipular e coagir os utilizadores como, por exemplo, dificultando-lhes a vida ao cancelar uma compra, envergonhando-os quando tentavam sair do site ou recorrendo a testemunhos falsos.

“Mostrar um cronómetro a dizer que só nos restam cinco minutos (…) ou uma opção que diz ‘não obrigada, não quero pedir comida deliciosa’ em vez de um botão simples para cancelar um pedido – é definitivamente um limite muito baixo“, exemplifica Acar.

Muitos destes sites trabalham com terceiros para implementar designs mais manipuladores. O estudo identificou 22 desses fornecedores, notando que dois anunciam até abertamente as suas técnicas.

Com base neste estudo, o New York Times tentou replicar alguns dos seus resultados e descobriu que certos sites levam esta estratégia tão longe que, em alguns casos, há um cliente falso que está ativamente a comprar produtos nos quais estamos interessados.

“Num dia, uma certa ‘Abigail, de Albuquerque’ apareceu para comprar mais de duas dúzias de itens, incluindo vestidos nos tamanhos 2, 4, 6 e 8. Infelizmente, a Abigail parece não existir”, reporta o jornal norte-americano, tendo sido apenas criada para criar pressão nos consumidores e garantir que outra pessoa também comprou um determinado produto.

O conceito de “padrão escuro” não é exclusivo ao comércio na Internet. Os chamados ‘scammers’ também já usaram técnicas semelhantes para levar as pessoas a comprarem subscrições de certas aplicações e até mesmo o Facebook já foi acusado de se aproveitar desta estratégia para atrair os seus utilizadores a partilharem informações de contacto com os seus amigos e familiares.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …