Cientistas usam pombas para detetar cancro da mama

Um estudo recente mostrou que as pombas podem conseguir identificar tecido canceroso em mamografias e imagens digitalizadas.

As pombas não têm uma grande reputação mas, caso o estudo de Richard Levenson, professor de patologia na Universidade da Califórnia, se confirmar, o caso pode mudar de figura.

O estudo, recentemente publicado na Plos One, mostra que estes animais foram capazes de distinguir entre imagens com tecido saudável e tecido canceroso.

A equipa de investigação apresentou 144 imagens a preto e branco e a cores a oito pombas, sendo que depois estas tinham de optar por uma tela azul ou amarela para indicar a que categoria pertencia o tecido, conta a BBC.

Sempre que acertavam, as pombas eram recompensadas com comida. Pelo contrário, quando erravam continuavam a ver imagens.

Duas semanas depois, a precisão destas aves aumentou de 50% para 85% e, para evitar que pudessem memorizar as imagens em questão, os cientistas foram intercalando as já existentes com outras novas.

Já na segunda experiência, na qual tinham de identificar microcalcificações, elementos muito associados ao cancro, os resultados também foram positivos. No total, as respostas combinadas das oito pombas somaram, a nível de precisão, um resultado de 99%.

O único teste que mostrou resultados menos bons foi aquele no qual as aves tinham de identificar massas estranhas nas mamografias. Apesar de terem conseguido detetar a sua presença, não conseguiram determinar se eram benignas ou malignas.

Com um cérebro mais pequeno do que a ponta de um dedo, as pombas são, no geral, vistas como animais pouco inteligentes e que só servem para incomodar. Mas, depois deste estudo, muitos seres humanos vão ter de admitir que estão errados.

Apesar do tamanho do cérebro, estas aves têm uma inteligência visual que supera a dos humanos, isto porque enquanto os nossos olhos possuem três recetores de cores, os das pombas têm cinco.

Além disso, são animais que têm uma visão periférica muito melhor do que a nossa, tal como defende Edward Wasserman, co-autor do estudo e professor na Universidade de Iowa.

É certo que as pombas não vão substituir os radiologistas dos hospitais nem das clínicas mas, segundo os investigadores, podem vir a ser uma grande ajuda para avaliar novas técnicas de análise.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …