Cientistas usam pombas para detetar cancro da mama

Um estudo recente mostrou que as pombas podem conseguir identificar tecido canceroso em mamografias e imagens digitalizadas.

As pombas não têm uma grande reputação mas, caso o estudo de Richard Levenson, professor de patologia na Universidade da Califórnia, se confirmar, o caso pode mudar de figura.

O estudo, recentemente publicado na Plos One, mostra que estes animais foram capazes de distinguir entre imagens com tecido saudável e tecido canceroso.

A equipa de investigação apresentou 144 imagens a preto e branco e a cores a oito pombas, sendo que depois estas tinham de optar por uma tela azul ou amarela para indicar a que categoria pertencia o tecido, conta a BBC.

Sempre que acertavam, as pombas eram recompensadas com comida. Pelo contrário, quando erravam continuavam a ver imagens.

Duas semanas depois, a precisão destas aves aumentou de 50% para 85% e, para evitar que pudessem memorizar as imagens em questão, os cientistas foram intercalando as já existentes com outras novas.

Já na segunda experiência, na qual tinham de identificar microcalcificações, elementos muito associados ao cancro, os resultados também foram positivos. No total, as respostas combinadas das oito pombas somaram, a nível de precisão, um resultado de 99%.

O único teste que mostrou resultados menos bons foi aquele no qual as aves tinham de identificar massas estranhas nas mamografias. Apesar de terem conseguido detetar a sua presença, não conseguiram determinar se eram benignas ou malignas.

Com um cérebro mais pequeno do que a ponta de um dedo, as pombas são, no geral, vistas como animais pouco inteligentes e que só servem para incomodar. Mas, depois deste estudo, muitos seres humanos vão ter de admitir que estão errados.

Apesar do tamanho do cérebro, estas aves têm uma inteligência visual que supera a dos humanos, isto porque enquanto os nossos olhos possuem três recetores de cores, os das pombas têm cinco.

Além disso, são animais que têm uma visão periférica muito melhor do que a nossa, tal como defende Edward Wasserman, co-autor do estudo e professor na Universidade de Iowa.

É certo que as pombas não vão substituir os radiologistas dos hospitais nem das clínicas mas, segundo os investigadores, podem vir a ser uma grande ajuda para avaliar novas técnicas de análise.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …