Estudo mostra que nenhum islandês com menos de 25 anos acredita que Deus criou o mundo

Uma pesquisa revela que nenhum jovem na Islândia – 0,0%, mais precisamente – com 25 anos ou menos acredita que foi Deus quem criou o universo.

A Iceland Magazine divulgou os resultados do inquérito, encomendado pela Associação Islandesa Humanista e Ética, que mostra que os islandeses cada vez menos se identificam como cristãos.

Enquanto o estudo revelou que 61,1% dizem acreditar em Deus, a proporção é significativamente mais baixa nos grupos etários mais jovens.

Menos da metade dos islandeses afirmaram ser religiosos – 46,4%, o número mais baixo já visto até agora.

O mais surpreendente, no entanto, é que não foi encontrado um único jovem islandês que acredite na história da criação da Bíblia: 93,9% dos islandeses com idade inferior a 25 acreditavam que o mundo foi criado no Big Bang, 6,1% não tinham opinião e 0,0% acreditavam que o mundo tinha sido criado por Deus.

As pessoas mais velhas eram muito mais propensas a professar crenças religiosas e identificar-se como cristãs do que as mais jovens. 80,6% das pessoas com idade superior a 55 se identificaram como cristãs e apenas 11,8% disseram ser ateias.

Ao mesmo tempo, 40,5% das pessoas com 25 anos ou mais jovens identificaram-se como ateias, e 42% assumiram ser cristãs.

As crenças cristãs tradicionais também parecem mais comum fora da capital Reiquiavique.

Longe da região, 77 a 90% das pessoas se identificaram como cristãs e 7,1 a 18% como ateias, por comparação com 56,2% da população de Reiquiavique que se identificou como cristã, e 31,4% como ateia.

O “problema” do Big Bang

Entre os inquiridos, 77,7% das pessoas dos 25 aos 44 anos acreditava que o mundo tinha sido criado no Big Bang, um número que diminuiu conforme aumenta a idade; 46,1% das pessoas com idade superior a 55 disse que acreditava no Big Bang, e quase um quarto (24,5%) acreditava que Deus criou o mundo.

No entanto, algumas críticas foram feitas ao inquérito nas redes sociais.

Um utilizador do Reddit, por exemplo, classificou a pesquisa como enganosa, questionando a formulação das perguntas e a sua interpretação.

À pergunta: “Como acha que o universo surgiu?”, as respostas possíveis eram apenas “O universo surgiu no Big Bang”, “Deus criou o universo” ou “Não sei” e “Outro” – deixando de fora das estatísticas as várias respostas incluídas neste último ponto com a ideia de que “Deus criou o mundo no Big Bang“.

Muitos cristãos parecem de fato estar a abraçar essa versão dos eventos, em especial desde que em outubro de 2014 o Papa Francisco afirmou que as teorias científicas não eram incompatíveis com a existência de um Criador e que as teorias da evolução e do Big Bang eram reais, sublinhando algo que o Vaticano já tinha admitido há muitos anos.

A pesquisa revelou, por fim, que uma percentagem crescente dos islandeses apoia a separação total entre Igreja e Estado. Dentre aqueles que expressaram uma opinião sobre o assunto, 72% apoiam a separação total e apenas 28% se opõem a separação.

Atualmente, a Constituição Islandesa estipula que a religião oficial do país é a Igreja Evangélica Luterana Islandesa.

HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Inteligentes, os jovens islandeses.

    “À pergunta: “Como acha que o universo surgiu?”, as respostas possíveis eram apenas “O universo surgiu no Big Bang”, “Deus criou o universo” ou “Não sei” e “Outro” – deixando de fora das estatísticas as várias respostas incluídas neste último ponto com a ideia de que “Deus criou o mundo no Big Bang“.”

    Acho bem que tivessem metido essa opção “Deus criou o mundo no Big Bang” de fora, porque o Big Bang ocorreu há 13,8 mil milhões de anos e a Terra foi formada há 4,5 mil milhões de anos. Ou seja, mesmo que Deus tivesse criado o mundo e o Big Bang (coisa para que nem uma evidência científica aponta), Ele primeiro criou o Universo e muito, muito tempo depois, é que criou a Terra.

RESPONDER

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …

Morreu Marium, o mais famoso dugongo da Tailândia. Comeu plástico

Quando foi resgatado, em abril, tornou-se uma estrela na Tailândia. O dugongo órfão, chamado Marium, acabou por morrer este sábado, devido a uma infeção causada pela ingestão de plástico, de acordo com os veterinários que …

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …

Há uma cidade na Venezuela que é "invisível"

Guanta está lá, embora não seja fácil vê-la. Vistas a partir de El Morro, do outro lado da baía, as suas luzes piscam sob uma nuvem baixa. É uma nuvem diferente das outras, mais espessa, mais …