Estudo mostra que nenhum islandês com menos de 25 anos acredita que Deus criou o mundo

Uma pesquisa revela que nenhum jovem na Islândia – 0,0%, mais precisamente – com 25 anos ou menos acredita que foi Deus quem criou o universo.

A Iceland Magazine divulgou os resultados do inquérito, encomendado pela Associação Islandesa Humanista e Ética, que mostra que os islandeses cada vez menos se identificam como cristãos.

Enquanto o estudo revelou que 61,1% dizem acreditar em Deus, a proporção é significativamente mais baixa nos grupos etários mais jovens.

Menos da metade dos islandeses afirmaram ser religiosos – 46,4%, o número mais baixo já visto até agora.

O mais surpreendente, no entanto, é que não foi encontrado um único jovem islandês que acredite na história da criação da Bíblia: 93,9% dos islandeses com idade inferior a 25 acreditavam que o mundo foi criado no Big Bang, 6,1% não tinham opinião e 0,0% acreditavam que o mundo tinha sido criado por Deus.

As pessoas mais velhas eram muito mais propensas a professar crenças religiosas e identificar-se como cristãs do que as mais jovens. 80,6% das pessoas com idade superior a 55 se identificaram como cristãs e apenas 11,8% disseram ser ateias.

Ao mesmo tempo, 40,5% das pessoas com 25 anos ou mais jovens identificaram-se como ateias, e 42% assumiram ser cristãs.

As crenças cristãs tradicionais também parecem mais comum fora da capital Reiquiavique.

Longe da região, 77 a 90% das pessoas se identificaram como cristãs e 7,1 a 18% como ateias, por comparação com 56,2% da população de Reiquiavique que se identificou como cristã, e 31,4% como ateia.

O “problema” do Big Bang

Entre os inquiridos, 77,7% das pessoas dos 25 aos 44 anos acreditava que o mundo tinha sido criado no Big Bang, um número que diminuiu conforme aumenta a idade; 46,1% das pessoas com idade superior a 55 disse que acreditava no Big Bang, e quase um quarto (24,5%) acreditava que Deus criou o mundo.

No entanto, algumas críticas foram feitas ao inquérito nas redes sociais.

Um utilizador do Reddit, por exemplo, classificou a pesquisa como enganosa, questionando a formulação das perguntas e a sua interpretação.

À pergunta: “Como acha que o universo surgiu?”, as respostas possíveis eram apenas “O universo surgiu no Big Bang”, “Deus criou o universo” ou “Não sei” e “Outro” – deixando de fora das estatísticas as várias respostas incluídas neste último ponto com a ideia de que “Deus criou o mundo no Big Bang“.

Muitos cristãos parecem de fato estar a abraçar essa versão dos eventos, em especial desde que em outubro de 2014 o Papa Francisco afirmou que as teorias científicas não eram incompatíveis com a existência de um Criador e que as teorias da evolução e do Big Bang eram reais, sublinhando algo que o Vaticano já tinha admitido há muitos anos.

A pesquisa revelou, por fim, que uma percentagem crescente dos islandeses apoia a separação total entre Igreja e Estado. Dentre aqueles que expressaram uma opinião sobre o assunto, 72% apoiam a separação total e apenas 28% se opõem a separação.

Atualmente, a Constituição Islandesa estipula que a religião oficial do país é a Igreja Evangélica Luterana Islandesa.

HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Inteligentes, os jovens islandeses.

    “À pergunta: “Como acha que o universo surgiu?”, as respostas possíveis eram apenas “O universo surgiu no Big Bang”, “Deus criou o universo” ou “Não sei” e “Outro” – deixando de fora das estatísticas as várias respostas incluídas neste último ponto com a ideia de que “Deus criou o mundo no Big Bang“.”

    Acho bem que tivessem metido essa opção “Deus criou o mundo no Big Bang” de fora, porque o Big Bang ocorreu há 13,8 mil milhões de anos e a Terra foi formada há 4,5 mil milhões de anos. Ou seja, mesmo que Deus tivesse criado o mundo e o Big Bang (coisa para que nem uma evidência científica aponta), Ele primeiro criou o Universo e muito, muito tempo depois, é que criou a Terra.

RESPONDER

As colónias espaciais de Bezos flutuam, são auto-sustentáveis e até se podem parecer com Florença

O CEO da Amazon e fundador da empresa de transporte aeroespacial Blue Origin levantou o véu sobre os seus planos futuros, detalhando as suas ideias para a colonização do Espaço. Jeff Bezos sonha com "cápsulas" …

Descoberta nova espécie de rã de cristal na Colômbia

Uma rã de cristal com um coaxar peculiar foi descoberta na Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira localizada na Colômbia. "Foi um golpe de sorte", revelou o cientista que encontrou o novo espécime. Segundo …

O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena. A rede Klatch Coffee Roasters, que …

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …