Estudo mostra que nenhum islandês com menos de 25 anos acredita que Deus criou o mundo

Uma pesquisa revela que nenhum jovem na Islândia – 0,0%, mais precisamente – com 25 anos ou menos acredita que foi Deus quem criou o universo.

A Iceland Magazine divulgou os resultados do inquérito, encomendado pela Associação Islandesa Humanista e Ética, que mostra que os islandeses cada vez menos se identificam como cristãos.

Enquanto o estudo revelou que 61,1% dizem acreditar em Deus, a proporção é significativamente mais baixa nos grupos etários mais jovens.

Menos da metade dos islandeses afirmaram ser religiosos – 46,4%, o número mais baixo já visto até agora.

O mais surpreendente, no entanto, é que não foi encontrado um único jovem islandês que acredite na história da criação da Bíblia: 93,9% dos islandeses com idade inferior a 25 acreditavam que o mundo foi criado no Big Bang, 6,1% não tinham opinião e 0,0% acreditavam que o mundo tinha sido criado por Deus.

As pessoas mais velhas eram muito mais propensas a professar crenças religiosas e identificar-se como cristãs do que as mais jovens. 80,6% das pessoas com idade superior a 55 se identificaram como cristãs e apenas 11,8% disseram ser ateias.

Ao mesmo tempo, 40,5% das pessoas com 25 anos ou mais jovens identificaram-se como ateias, e 42% assumiram ser cristãs.

As crenças cristãs tradicionais também parecem mais comum fora da capital Reiquiavique.

Longe da região, 77 a 90% das pessoas se identificaram como cristãs e 7,1 a 18% como ateias, por comparação com 56,2% da população de Reiquiavique que se identificou como cristã, e 31,4% como ateia.

O “problema” do Big Bang

Entre os inquiridos, 77,7% das pessoas dos 25 aos 44 anos acreditava que o mundo tinha sido criado no Big Bang, um número que diminuiu conforme aumenta a idade; 46,1% das pessoas com idade superior a 55 disse que acreditava no Big Bang, e quase um quarto (24,5%) acreditava que Deus criou o mundo.

No entanto, algumas críticas foram feitas ao inquérito nas redes sociais.

Um utilizador do Reddit, por exemplo, classificou a pesquisa como enganosa, questionando a formulação das perguntas e a sua interpretação.

À pergunta: “Como acha que o universo surgiu?”, as respostas possíveis eram apenas “O universo surgiu no Big Bang”, “Deus criou o universo” ou “Não sei” e “Outro” – deixando de fora das estatísticas as várias respostas incluídas neste último ponto com a ideia de que “Deus criou o mundo no Big Bang“.

Muitos cristãos parecem de fato estar a abraçar essa versão dos eventos, em especial desde que em outubro de 2014 o Papa Francisco afirmou que as teorias científicas não eram incompatíveis com a existência de um Criador e que as teorias da evolução e do Big Bang eram reais, sublinhando algo que o Vaticano já tinha admitido há muitos anos.

A pesquisa revelou, por fim, que uma percentagem crescente dos islandeses apoia a separação total entre Igreja e Estado. Dentre aqueles que expressaram uma opinião sobre o assunto, 72% apoiam a separação total e apenas 28% se opõem a separação.

Atualmente, a Constituição Islandesa estipula que a religião oficial do país é a Igreja Evangélica Luterana Islandesa.

HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Inteligentes, os jovens islandeses.

    “À pergunta: “Como acha que o universo surgiu?”, as respostas possíveis eram apenas “O universo surgiu no Big Bang”, “Deus criou o universo” ou “Não sei” e “Outro” – deixando de fora das estatísticas as várias respostas incluídas neste último ponto com a ideia de que “Deus criou o mundo no Big Bang“.”

    Acho bem que tivessem metido essa opção “Deus criou o mundo no Big Bang” de fora, porque o Big Bang ocorreu há 13,8 mil milhões de anos e a Terra foi formada há 4,5 mil milhões de anos. Ou seja, mesmo que Deus tivesse criado o mundo e o Big Bang (coisa para que nem uma evidência científica aponta), Ele primeiro criou o Universo e muito, muito tempo depois, é que criou a Terra.

RESPONDER

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …

Especialistas alemães consideram que país já está a ter uma segunda vaga

Especialistas alemães consideram que o país já está a passar por uma segunda vaga de covid-19, ainda que não seja comparável à primeira. De acordo com o sindicato dos médicos Marburger Bund, o país já está …

Governo garante que julho foi o mês com mais testes à covid-19

O mês de julho registou o maior número de testes à covid-19, totalizando 431.178 rastreios e uma média diária de 13.909, revelou, esta quarta-feira, a secretária de Estado da Saúde. Na conferência de imprensa para fazer …

Imprensa chinesa acusa EUA de "abuso de poder" para roubar TikTok

Um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC) acusou esta quarta-feira os Estados Unidos (EUA) de "abusarem do seu poder" para "roubarem" o TikTok, ao forçarem a venda da aplicação de vídeos detida pela empresa …

"Poder militar supremo". Duas semanas de estado de emergência em Beirute

O Governo libanês decretou, esta quarta-feira, o estado de emergência por duas semanas em Beirute, na sequência das explosões no porto da capital. O último balanço feito pelo Governo aponta para 135 mortos. Pelo menos 135 …

43% dos restaurantes pondera avançar para insolvência

Cerca de 43% das empresas de restauração e bebidas e de 17% do alojamento turístico ponderam avançar para insolvência, informa o mais recente inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). "No …

António Mexia investe 25 mil euros no aumento de capital da EDP

O presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP, que se encontra com funções suspensas, subscreveu 7738 ações, num investimento de 24.535 euros, no aumento de capital de mais de mil milhões de euros do …

Liga quer adeptos nas bancadas em setembro. Governo não se compromete

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta quarta-feira, que o organismo está a trabalhar para que a época 2020/21 comece com público nas bancadas. Na conferência "Futebol Profissional e Economia Pós COVID-19", …