Estudo mostra que nenhum islandês com menos de 25 anos acredita que Deus criou o mundo

Uma pesquisa revela que nenhum jovem na Islândia – 0,0%, mais precisamente – com 25 anos ou menos acredita que foi Deus quem criou o universo.

A Iceland Magazine divulgou os resultados do inquérito, encomendado pela Associação Islandesa Humanista e Ética, que mostra que os islandeses cada vez menos se identificam como cristãos.

Enquanto o estudo revelou que 61,1% dizem acreditar em Deus, a proporção é significativamente mais baixa nos grupos etários mais jovens.

Menos da metade dos islandeses afirmaram ser religiosos – 46,4%, o número mais baixo já visto até agora.

O mais surpreendente, no entanto, é que não foi encontrado um único jovem islandês que acredite na história da criação da Bíblia: 93,9% dos islandeses com idade inferior a 25 acreditavam que o mundo foi criado no Big Bang, 6,1% não tinham opinião e 0,0% acreditavam que o mundo tinha sido criado por Deus.

As pessoas mais velhas eram muito mais propensas a professar crenças religiosas e identificar-se como cristãs do que as mais jovens. 80,6% das pessoas com idade superior a 55 se identificaram como cristãs e apenas 11,8% disseram ser ateias.

Ao mesmo tempo, 40,5% das pessoas com 25 anos ou mais jovens identificaram-se como ateias, e 42% assumiram ser cristãs.

As crenças cristãs tradicionais também parecem mais comum fora da capital Reiquiavique.

Longe da região, 77 a 90% das pessoas se identificaram como cristãs e 7,1 a 18% como ateias, por comparação com 56,2% da população de Reiquiavique que se identificou como cristã, e 31,4% como ateia.

O “problema” do Big Bang

Entre os inquiridos, 77,7% das pessoas dos 25 aos 44 anos acreditava que o mundo tinha sido criado no Big Bang, um número que diminuiu conforme aumenta a idade; 46,1% das pessoas com idade superior a 55 disse que acreditava no Big Bang, e quase um quarto (24,5%) acreditava que Deus criou o mundo.

No entanto, algumas críticas foram feitas ao inquérito nas redes sociais.

Um utilizador do Reddit, por exemplo, classificou a pesquisa como enganosa, questionando a formulação das perguntas e a sua interpretação.

À pergunta: “Como acha que o universo surgiu?”, as respostas possíveis eram apenas “O universo surgiu no Big Bang”, “Deus criou o universo” ou “Não sei” e “Outro” – deixando de fora das estatísticas as várias respostas incluídas neste último ponto com a ideia de que “Deus criou o mundo no Big Bang“.

Muitos cristãos parecem de fato estar a abraçar essa versão dos eventos, em especial desde que em outubro de 2014 o Papa Francisco afirmou que as teorias científicas não eram incompatíveis com a existência de um Criador e que as teorias da evolução e do Big Bang eram reais, sublinhando algo que o Vaticano já tinha admitido há muitos anos.

A pesquisa revelou, por fim, que uma percentagem crescente dos islandeses apoia a separação total entre Igreja e Estado. Dentre aqueles que expressaram uma opinião sobre o assunto, 72% apoiam a separação total e apenas 28% se opõem a separação.

Atualmente, a Constituição Islandesa estipula que a religião oficial do país é a Igreja Evangélica Luterana Islandesa.

HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Inteligentes, os jovens islandeses.

    “À pergunta: “Como acha que o universo surgiu?”, as respostas possíveis eram apenas “O universo surgiu no Big Bang”, “Deus criou o universo” ou “Não sei” e “Outro” – deixando de fora das estatísticas as várias respostas incluídas neste último ponto com a ideia de que “Deus criou o mundo no Big Bang“.”

    Acho bem que tivessem metido essa opção “Deus criou o mundo no Big Bang” de fora, porque o Big Bang ocorreu há 13,8 mil milhões de anos e a Terra foi formada há 4,5 mil milhões de anos. Ou seja, mesmo que Deus tivesse criado o mundo e o Big Bang (coisa para que nem uma evidência científica aponta), Ele primeiro criou o Universo e muito, muito tempo depois, é que criou a Terra.

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …