Estudo francês diz que o sutiã atrapalha mais do que ajuda

MattHenn2 / Youtube

A Microsoft vai entrar no negócio das wearable technologies com um soutien inteligente

Um estudo francês aponta para o facto de o sutiã não trazer qualquer benefício às mulheres, antes pelo contrário. As participantes na investigação que não usavam sutiã por vontade própria registaram uma elevação nos mamilos de sete milímetros.

De acordo com um estudo conduzido por Jean-Denis Roullion, investigador de ciência desportiva do Centro Hospitalar Universitário de Besancon, em França, sutiãs não oferecem nenhum benefício em termos de apoio à mama.

Os resultados da pesquisa mostram na verdade o oposto: havia uma elevação de sete milímetros nos mamilos das mulheres que não usavam sutiãs. Segundo o cientista, os sutiãs podem reduzir a circulação e o tom da mama ao longo do tempo.

“Os nossos primeiros dados confirmam a hipótese de que o sutiã é uma falsa necessidade“, disse Rouillon ao portal France Info.

“Medicamente, fisiologicamente, anatomicamente, o peito não beneficia de ser privado de gravidade, em vez disso, enfraquece”, explica.

O estudo teve uma duração de 15 anos e contou com a participação de 330 voluntárias com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos. A equipa não só mediu o peito de cada uma como registou ainda todas as alterações ao longo desse período.

As mulheres que não usavam sutiã tinham uma vantagem de sete milímetros. Além disso, os seus seios também eram mais firmes e as marcas de estrias desapareceram. Também não houve sinais de que os sutiãs ajudassem a atenuar as dor nas costas.

Os investigadores acreditam que usar sutiãs impediu o crescimento do tecido mamário, o que levou à deterioração dos músculos que suportam os seios.

No entanto, isso não significa que agora todas as mulheres do mundo deveriam simplesmente deitar os seus sutiãs fora. Roullion afirma que uma mãe de 45 anos, por exemplo, pode não ver nenhum benefício em parar de usar agora, até porque o estudo não envolveu mulheres mais velhas do que 35 anos.

As mulheres que apresentaram melhoria na elevação do mamilo foram as mulheres que escolheram, por vontade própria, não usar sutiã, e não porque foram forçadas a fazer isso pelo estudo.

Outro médico, que não fazia parte da investigação, afirma que a remoção do sutiã também pode aumentar a produção de colagénio e a elasticidade.

Os cientistas consideram que esta é uma pesquisa muito interessante mas alertam para o facto de estes resultados serem preliminares e a amostra ser pequena. Por isso, são necessárias mais pesquisas para tirar mais conclusões sobre o tema.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. As conclusões deste estudo podem muito bem ser verdadeiras mas aqui o Simplório fica doido só de ver a sua bela esposa com lingerie preta!

    • Alguns tem uns aros metálicos que podem inclusivé ferir. A minha mulher já lhe aconteceu, então agora não usa. Foi porreiro para ela mas para mim então foi mesmo porreiro… 😀 :O

  2. Então e quem os tem grandes como é? ANda sem soutien…

    Generalizam demais.

    TEm tem o peito grande tem que usar…. Ajuda a coluna… e o bem estar.

    Quem os tem pequeninos anões é-lhes ao mesmo usar ou não.

    ALém de que a partir de uma certa idade tem que se usar.

    A mim nunca me incomodaram, nunca doeram…. O estudo vale o que vale 😐

RESPONDER

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …

Cientistas fazem múmia de 3.000 anos "falar" (e já a podemos ouvir)

Uma equipa de cientistas recriou o som da voz de um antigo padre egípcio com a ajuda de uma múmia com três mil anos e usando uma combinação de tomografias computadorizadas, impressão 3D e uma laringe …