Afinal, o consumo moderado de álcool não “protege” contra AVC

Um estudo publicado na revista científica The Lancet” refuta a ideia de que o consumo moderado de álcool “protege” contra acidentes vasculares cerebrais, concluindo que a ingestão de álcool “aumenta diretamente” a pressão sanguínea e o risco de derrame.

A investigação, desenvolvida por especialistas da universidade britânica de Oxford, da Universidade de Pequim e da Academia Chinesa de Ciências Médicas, acompanhou durante cerca de 10 anos, através de registos hospitalares e de morbimortalidade, 512.715 pessoas da Ásia Oriental, dos quais 210.205 eram homens e 302.510 mulheres e apresenta “novas provas” que “refutam” a hipótese de que beber moderadamente pode proteger contra o risco de acidentes vasculares cerebrais (AVC).

“Nas populações da Ásia Oriental, existem variantes genéticas comuns que reduzem a tolerância ao álcool, uma vez que causam uma reação extremamente desagradável após o seu consumo. Embora as variantes genéticas reduzam a quantidade de pessoas que bebem, elas não estão relacionadas com outros fatores, como o estilo de vida ou tabagismo, portanto, podem ser usadas para estudar os efeitos causais da ingestão de álcool”, esclarece um comunicado.

Segundo Iona Millwood, principal autora do estudo e investigadora da Unidade de Pesquisa de Saúde Populacional da Universidade de Oxford, “usar a genética é um novo método de avaliar os efeitos do álcool sobre a saúde e descobrir se a bebida moderada é realmente protetora ou, se é prejudicial”.

Em 161.498 dos mais de 500 mil participantes, os investigadores mediram as duas variantes genéticas, a ALDH2-rs 671 (variante que retarda a quebra de etanal, produto da metabolização do etanol no organismo e a substância responsável pela ressaca) e ADH1Brs1229984 (variante que acelera a conversão de álcool para etanal), e concluíram que as variantes “diminuíram a ingestão de álcool” assim como “diminuíram a pressão arterial e o risco de derrame”.

“Os investigadores concluíram que o álcool aumenta o risco de acontecer um derrame em cerca de um terço (35%) por cada quatro doses adicionais por dia (280 gramas de álcool por semana), sem efeitos protetores associados a ingestão leve ou moderada”, aponta o comunicado.

Também citado no comunicado, Zhengming Chen do departamento de saúde da população de Nuffield, da Universidade de Oxford, adianta não existirem “efeitos protetores contra o derrame da ingestão moderada”, acrescentando que “as descobertas foram menos claras para o ataque cardíaco” e que por isso a equipa de investigadores está a planear recolher mais evidências.

O comunicado acrescenta que cerca de dez mil dos homens que foram acompanhados no decorrer da investigação “tiveram um derrame” e que dois mil “tiveram um ataque cardíaco”, contrariamente às mulheres.

“Na China, são poucas as mulheres que bebem álcool (menos de 2% das mulheres do estudo bebiam na maioria das semanas, e, quando bebiam consumiam menos que os homens), e as variantes genéticas que causam intolerância ao álcool tiveram pouco efeito sobre a pressão arterial ou o risco de derrame”, salienta o comunicado, acrescentando que este facto “ajuda a confirmar que os efeitos dessas variantes genéticas no risco de AVC em homens foram causados pelo consumo de álcool e não por outro mecanismo“.

O estudo estima ainda que, entre os homens chineses, o álcool é a causa de 8% de todos coágulos no cérebro, assim como de 16% de todas as hemorragias no cérebro.

Liming Li, da Universidade de Pequim, citado no comunicado, conclui que sendo o AVC “uma das principais causas de morte e incapacidade”, o presente estudo deverá servir para “ajudar a informar as escolhas das pessoas e as estratégias de saúde pública”.

Também Tai-Hing Lam e Au Yeung, da Universidade de Hong Kong, salientam que à semelhança da Convenção Quadro da Organização Mundial de Saúde para o Controlo de Tabaco deve ser criada uma convenção “para o controlo do álcool” uma vez que a indústria está a prosperar e que “deve ser regulamentada” tal como a indústria do tabaco.

O estudo foi financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia da China, Kadoorie Charitable Foundation, de Hong Kong, Fundação Nacional de Ciência Natural da China, Fundação Britânica do Coração, Cancer Research UK, pela farmacêutica GlaxoSmithKline, Conselho de Pesquisa Médica e Wellcome Trust do Reino Unido.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. o corpo para estar protegido ter de estar com alho e vinho , só vinho não previne tem de ter alho este melhora a circulação do sangue nas veias e arterias e previne muitas doenças e até gastrites e dores de barriga e diarreias etc…

RESPONDER

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …