Estudo conclui que não se pode mesmo acreditar nos rumores dos jornais desportivos

Manuel de Almeida / Lusa

-

Nos últimos anos Salvio foi “transferido” várias vezes pelo Benfica para diversos clubes diferentes.

A BBC analisou os cerca de 800 “rumores de mercado” do Verão de 2016 e apresenta muitas conclusões interessantes sobre este tipo de informação.

Um em cada três rumores de mercado publicados não se concretiza. A conclusão decorre de um estudo publicado pela BBC e leva-nos a colocar a questão: vale a pena perder tanto tempo a acompanhar as rubricas de “rumores de mercado” que os media lançam aquando da abertura da janela de transferências?

O estudo incide sobre a realidade da Premier League e é tão completo quanto curioso, quantificando os clubes, jogadores, fontes e histórias mais recorrentes.

No contexto britânico, o estudo identifica o jornal The Guardian como a fonte mais credível .

Ainda mais curioso é perceber que os jornais já não são as fontes mais fiáveis no que toca a este tipo de informação, sendo batidos na taxa de acerto por outros media e sites não associados a edições impressas.

A análise da BBC termina com um curioso “onze” composto pelos jogadores mais vezes referidos como estando na iminência de uma transferência (na última janela de mercado do Verão de 2016) e que acabaram por ficar… quietinhos.

Em Portugal, a situação não deverá ser muito diferente. Nos últimos anos, por exemplo, Salvio foi “transferido” várias vezes pelo Benfica para diversos clubes diferentes.

Restará saber se a alta percentagem de “rumores falhados” se deve à ineficácia dos dirigentes nas negociações, ou à exagerada “liberdade criativa” dos media e das suas fontes.

ZAP // Goal Point

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que novidade!
    Não se pode acreditar nos desportivos nem nos outros, principalmente nesse pseudo jornal chamado ” Correio da Manhã “.

RESPONDER

Críticas de Merkel sobre entradas em Portugal são "difíceis de entender", diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considera "difíceis de entender" as críticas da chanceler alemã Angela Merkel sobre a entrada de ingleses em Portugal. Na terça-feira, Merkel criticou a falta de regras na União …

Governo britânico descarta referendo à independência da Escócia antes de 2024

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, não vai autorizar um novo referendo à independência da Escócia antes das próximas eleições gerais, previstas para 2024, afirmou esta quarta-feira o ministro de Estado britânico, Michael Gove. Em entrevista ao …

PSD quer revogar regime de libertação de reclusos após fim da vacinação nas prisões

O PSD entregou esta quarta-feira um projeto-lei que pretende revogar, a partir de 1 de julho, o regime excecional de libertação de presos, associado a uma resolução para que todos os reclusos sejam vacinados até …

Reforma eleitoral promovida por Joe Biden travada no Senado dos EUA

A reforma eleitoral promovida pelo presidente norte-americano Joe Biden, considerada a maior das últimas décadas, foi travada no Senado dos Estados Unidos pela oposição do partido republicano. Em votação na câmara alta do Congresso na tarde …

PJ detém cinco pessoas acusadas de raptarem criança de 13 anos para a obrigar a casar

A Polícia Judiciária deteve, na terça-feira de madrugada, três homens e duas mulheres suspeitos de terem raptado uma criança de 13 anos para a obrigar a casar com um rapaz da mesma idade. Os cinco detidos …

Portugal vs França Em Direto. Onze provável da seleção com Renato e Moutinho de início

A seleção de Portugal joga esta quarta-feira o tudo por tudo contra a França, num encontro que pode significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais …

Ana Paula Vitorino já tem luz verde para liderar AMT

A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) aprovou a escolha da ex-ministra do Mar e atual deputada Ana Paula Vitorino para a presidência da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), …

"Pensão na Hora". Dez mil portugueses pediram reforma aprovada em 24 horas

A Segurança Social já recebeu dez mil pedidos de reforma através do "Pensão na Hora", mas só 14% foram deferidos automaticamente 24 horas depois. A ferramenta digital "Pensão na Hora" está disponível há cerca de quatro …

Depois da nega de Costa, associações da Cultura foram recebidas por Marcelo

O Presidente da República reuniu-se, esta terça-feira, com representantes das associações e promotores de espetáculos, que expressaram as dificuldades que o setor atravessa, como a obrigatoriedade de testagem para a realização de eventos. "Estivemos em Belém …

Portugal regista três mortes e o maior número de casos desde fevereiro

Portugal registou nas últimas 24 horas três mortes associadas à covid-19, 1.497 novos casos de infeções confirmadas - o maior número desde 24 de fevereiro - e uma diminuição nos internamentos em enfermaria e cuidados …