Estudo conclui quantas vezes se deve lavar os dentes por dia para prevenir problemas de coração

Lavar os dentes pode salvar-nos de consultas ao dentista, mas também nos pode proteger de insuficiência cardíaca, de acordo com um novo estudo.

A investigação envolveu 161.286 pessoas na Coreia que não tinham problemas cardíacos. Os participantes tiveram um exame médico de rotina e tiveram de responder a algumas questões sobre a sua higiene oral. Depois de dez anos, a equipa voltou a contactá-los para ver se tinham desenvolvido problemas de coração.

Escovar os dentes pelo menos três vezes por dia estava associado a um risco 12% menor de insuficiência cardíaca e 10% menor de desenvolver fibrilação atrial, o que pode fazer o coração bater irregularmente e anormalmente rápido.

Estas descobertas mantiveram-se, mesmo quando os cientistas consideraram variáveis como o exercício físico e a ingestão de bebidas, além de outros problemas que afetam a saúde do coração, como a pressão alta.

Porém, a equipa de investigadores não sabe qual é a razão por detrás desta associação, mas pensa que o hábito poderá reduzir o número de bactérias que vivem entre os dentes e gengivas, prevenindo que entrem na corrente sanguínea.

Em declarações à Newsweek, Tae-Jin Song, da Universidade de Mulheres Ewha, disse que “a fibrilação atrial e a insuficiência cardíaca são problemas cardiovasculares importantes. No entanto, até ao momento, pouco se sabe sobre os fatores de risco ou fatores de associação da fibrilação atrial e insuficiência cardíaca e os fatores que podem impedi-los”.

“Os esforços para melhorar a higiene bucal, incluindo a lavagem dos dentes, reduzirão o risco de fibrilação atrial e insuficiência cardíaca. Portanto, a importância de cuidar bem da saúde bucal pode ser reafirmada através dos resultados deste estudo”, disse Song.

Especialistas que não trabalharam no estudo elogiaram os investigadores por usarem um grande tamanho de amostra e por acompanharem os participantes após um período relativamente longo. Por outro lado, Song reconhece que o estudo, que foi publicado este mês na revista científica European Journal of Preventive Cardiology, é limitado, um vez que se baseia apenas numa população.

Pascal Meyre, do Instituto de Pesquisa Cardiovascular da Suíça, e David Conen, do Instituto de Pesquisa em Saúde da População de Canda, escreveram que o estudo não prova que escovar os dentes previne doenças cardíacas.

“Certamente é muito cedo para recomendar a lavagem dos dentes como prevenção de FA [fibrilação atrial] e ICC [insuficiência cardíaca]”, disseram. “Enquanto o papel da inflamação na ocorrência de doenças cardiovasculares está a tornar-se cada vez mais evidente, são necessários estudos de intervenção para definir estratégias de importância para a saúde pública”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Autárquicas. PS e PSD têm de renovar 33 presidentes de câmara

PS e PSD têm, no total, 33 presidentes de câmara que não se poderão recandidatar nas próximas eleições autárquicas, uma vez que já atingiram o limite de três mandatos consecutivos. Os números são apresentados esta …

Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por "deixar a praga escapar". O Presidente dos Estados Unidos …

Boris endurece discurso e admite que novas medidas podem prolongar-se por seis meses

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou esta quarta-feira que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, pode ficar em …

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo. O artigo …

Torre Eiffel evacuada devido a ameaça de bomba

A Torre Eiffel foi evacuada ao fim da manhã desta quarta-feira na sequência de uma ameaça de bomba, avança a imprensa internacional.  A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Figaro e pela agência Reuters. De acordo …

Plano de Recuperação. CGTP deixa aviso em relação ao salário mínimo, CIP apoia aposta do Governo

António Costa reuniu-se esta terça-feira com os parceiros sociais a propósito do Plano de Recuperação e Resiliência. Isabel Camarinha, secretária geral da CGTP, considera que a resposta do Governo face à valorização dos salários é …

Putin estará a comandar campanha para denegrir Biden, admite CIA

Esta terça-feira foi divulgado um documento da CIA que aponta para interferência russa na degradação da imagem de Joe Biden. Vladimir Putin está "provavelmente a comandar" uma campanha para denegrir Joe Biden, candidato do Partido Democrata …

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Três minutos desastrosos, um sir alemão e o público que voltou a um estádio

Começou a época 2019-20. O futebol regressou aos estádios, mas o público não — excepto nos Açores. Em Alvalade, nem público, nem jogadores — alinhou a pandemia. O Benfica vingou-se do desaire europeu, o FC Porto …

Pais ajudaram a PJ a apanhar Rui Pinto na Hungria (onde desapareceram 2 sacos de provas)

A Polícia Judiciária (PJ) perseguia Rui Pinto desde 2015, mas só conseguiu apanhá-lo na Hungria em 2019, após ter seguido os seus pais. Um dado revelado em tribunal no julgamento do caso Football Leaks, onde …

Advogados podem ter de processar os próprios familiares para conseguirem subsídio

Os advogados terão de provar a quebra de rendimentos - poderão ter de desencadear ações judiciais contra os próprios familiares que se recusarem a sustentá-los - para acederem a um subsídio destinado a compensá-los pela …