/

Estudo conclui quantas vezes se deve lavar os dentes por dia para prevenir problemas de coração

2

Lavar os dentes pode salvar-nos de consultas ao dentista, mas também nos pode proteger de insuficiência cardíaca, de acordo com um novo estudo.

A investigação envolveu 161.286 pessoas na Coreia que não tinham problemas cardíacos. Os participantes tiveram um exame médico de rotina e tiveram de responder a algumas questões sobre a sua higiene oral. Depois de dez anos, a equipa voltou a contactá-los para ver se tinham desenvolvido problemas de coração.

Escovar os dentes pelo menos três vezes por dia estava associado a um risco 12% menor de insuficiência cardíaca e 10% menor de desenvolver fibrilação atrial, o que pode fazer o coração bater irregularmente e anormalmente rápido.

Estas descobertas mantiveram-se, mesmo quando os cientistas consideraram variáveis como o exercício físico e a ingestão de bebidas, além de outros problemas que afetam a saúde do coração, como a pressão alta.

Porém, a equipa de investigadores não sabe qual é a razão por detrás desta associação, mas pensa que o hábito poderá reduzir o número de bactérias que vivem entre os dentes e gengivas, prevenindo que entrem na corrente sanguínea.

Em declarações à Newsweek, Tae-Jin Song, da Universidade de Mulheres Ewha, disse que “a fibrilação atrial e a insuficiência cardíaca são problemas cardiovasculares importantes. No entanto, até ao momento, pouco se sabe sobre os fatores de risco ou fatores de associação da fibrilação atrial e insuficiência cardíaca e os fatores que podem impedi-los”.

“Os esforços para melhorar a higiene bucal, incluindo a lavagem dos dentes, reduzirão o risco de fibrilação atrial e insuficiência cardíaca. Portanto, a importância de cuidar bem da saúde bucal pode ser reafirmada através dos resultados deste estudo”, disse Song.

Especialistas que não trabalharam no estudo elogiaram os investigadores por usarem um grande tamanho de amostra e por acompanharem os participantes após um período relativamente longo. Por outro lado, Song reconhece que o estudo, que foi publicado este mês na revista científica European Journal of Preventive Cardiology, é limitado, um vez que se baseia apenas numa população.

Pascal Meyre, do Instituto de Pesquisa Cardiovascular da Suíça, e David Conen, do Instituto de Pesquisa em Saúde da População de Canda, escreveram que o estudo não prova que escovar os dentes previne doenças cardíacas.

“Certamente é muito cedo para recomendar a lavagem dos dentes como prevenção de FA [fibrilação atrial] e ICC [insuficiência cardíaca]”, disseram. “Enquanto o papel da inflamação na ocorrência de doenças cardiovasculares está a tornar-se cada vez mais evidente, são necessários estudos de intervenção para definir estratégias de importância para a saúde pública”.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.