Estudo comprova que vacas felizes produzem leite com mais cálcio

Dave Wild / Flickr

Não é apenas uma ideia de marketing, comprova-se cientificamente que as vacas felizes dão leite mais nutritivo. Foi o que concluiu um estudo feito nos Estados Unidos com vacas leiteiras.

Anteriores estudos já tinham apurado que a hormona natural serotonina, associada com sentimentos de felicidade, ajuda a manter os níveis de cálcio nas vacas.

Foi precisamente a partir dessa ideia que a Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, levou a cabo uma nova investigação em torno do potencial da serotonina para ajudar a aumentar os índices de cálcio, tanto no leite, como no sangue das vacas.

Os investigadores injectaram diariamente 24 vacas leiteiras, das raças Jersey e Holstein, as mais comuns nos EUA, com um composto químico que se converte em serotonina.

As injecções começaram a ser dadas quando os animais estavam quase a parir e mantiveram-se enquanto amamentaram os seus vitelos.

As análises aos níveis de cálcio no leite e no sangue das vacas revelaram que a serotonina aumentou os níveis globais de cálcio nas duas raças, salienta-se no estudo divulgado no Journal of Endocrinology.

“A serotonina aumentou o cálcio no sangue das Holsteins e o cálcio no leite das Jerseys“, revela a investigadora que liderou o estudo, Laura Hernandez, citada em comunicado no Alpha Galileo.

Laura Hernandez acrescenta que o “tratamento não teve nenhum efeito na produção de leite, nem no consumo da ração ou nos níveis de hormonas necessárias para a lactação”.

As vacas Holstein apresentaram níveis maiores de cálcio no sangue, mas níveis inferiores no leite, enquanto nas vacas Jersey se verificou precisamente o contrário.

A investigação vai agora centrar-se no mecanismo molecular que permite à serotonina regular os níveis de cálcio e como é que se explica a diferença na “regulação dos níveis de cálcio” entre as duas raças.

O leite rico em cálcio é muito procurado e vendido nos supermercados a preços mais elevados. Mas os produtores de leite enfrentam, por vezes, situações em que as vacas leiteiras sofrem de hipocalcemia, ou seja, de baixos níveis de cálcio.

Este é um problema que afectará entre 5% a 10% das vacas leiteiras dos EUA, de acordo com o mesmo estudo.

A investigadora fala, assim, da “possibilidade de usar a serotonina como uma medida de prevenção contra a hipocalcemia”.

“Isso permitiria aos produtores de leite manter a rentabilidade dos seus negócios, enquanto garantiria que as suas vacas continuassem saudáveis e a produzir leite nutritivo”, salienta a investigadora.

A hipocalcemia provoca um decréscimo na capacidade de as vacas terem vitelos, aumentando os períodos de tempo entre as gestações, o que tem consequências em termos económicos para os produtores.

SV, ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Caríssimo(a) jornalista/redactor,
    Químico é uma pessoa formada em Química, um ramo da Ciência actual;
    Composto químico ou substância química (ou um conjunto destes) é tudo o que nos rodeia: uma mesa, uma parede, um café ou um copo de leite, o sangue que nos corre nas veias, as hormonas de testosterona que se libertam no nosso corpo quando ficamos com raiva quando vemos notícias mal escritas onde os erros/anglicanismos se propagam indefinidamente por ignorância ou desconhecimento como se nada se passasse. Enfim…
    “Chemical” é um anglicanismo que se traduz para a língua de Camões como “composto ou substância química”, pois a tradução literal não existe e só se pode referir a uma pessoa e não às moléculas…
    Grato pela atenção e de nada pela lição de Português.

    • Caro Filipe Silva,
      Obrigado pelo seu reparo. Tecnicamente, tem razão. Está corrigido.
      Mas é um preciosismo que não justifica nem a sua “raiva” (que o aconselhamos a direccionar para falhas bem mais graves que possamos cometer ou ter cometido), nem a sua arrogância.

      • Caro ZAP, já que estamos numa de fazer reparos, e que tal reparar a secção de comentários, que está uma lástima!
        Corrijam lá essa programação porque torna-se muito chato ler comentários onde as palavras são cortadas quando a frase muda de linha!
        Obrigado!

  2. Caro Zap,
    agradecido pela sua resposta.
    Não me revejo no seu reparo de “raiva” nem arrogância. Sou uma pessoa humilde, fui educado e de qualquer outra forma poderei ter sido rude ou mal-educado.
    Creio que o erro é grave, é opinião minha e poderá discordar. Acho tão grave que infelizmente é um erro que se propaga “ad eternum” na comunicação social e, convém não se esquecer de que, numa sociedade de informação, qualquer mentira ou meia-verdade pode ser tida como verdade inteira. Aquilo que é veiculado pelos meios de informação, os leitores lêem e tomam como exemplo. Portanto, para além do papel informativo existe também o carácter educativo e formativo dos “media”. Assim, deve haver cuidado redobrado naquilo que se relata e não simplesmente fazer uma tradução “quasi”-literal.
    Cumprimentos.

  3. Já que estamos numa de reparos que tal indicarmos ás pessoas que leite é meramente pus fervido entre 2 a 3 vezes(daí o ultra-pastorizado nos pacotes) e que nada mais faz do que aumentar o problema osseo que já é agravado pela alimentação genéticamente alterada e que é provida nos supermercados sem controlo? Que tal repararmos o facto das campanhas falsas de que o leite é benéfico apenas serem impostas para dizimar milhares de idosos para dessa forma as contas do estado serem mais “desafogadas”? Que tal informar as pessoas de que coisas simples como bróculos ou sementes de chia na verdadem chegam a ter o dobro ou mais de cálcio e outros benificios?
    Mera propaganda lançada pela Sociedade Europeia da Hormona que o unico intuito é promover a “descoberta de curas” para coisas que facilmente poderiam ser curadas com componentes naturais.. mas como é obvio isso não traria dinheiro a certas castas que beneficiam com o esquema piramidal.. que vergonha.. Vacas felizes e que se diga já agora: Que Ovelhas Felizes vós sois ao assimilar estas mentiras mediáticas sem base cientifica alguma..

  4. Ah! foi descoberto aqui o futuro trabalho de aníbal cavaco silva. afinal não gastaram uma pipa de massa em 2 salas de 1 convento para conservar uma múmia:
    – reproduzir fotos dele com as vacas açorianas que riem, ou se riram dele, e enviá-las para todas as vacarias, mas a bem dos mercados para vacarias alemãs.

RESPONDER

Desconfinamento já se faz sentir nos internamentos. R(t) já está acima de 1

O número de casos está a aumentar e este efeito já se começa a sentir nos internamentos. Esta foi a segunda semana consecutiva com aumento de casos, com uma média de 495 novos casos diários. De …

Plano contra o racismo. Bloco de Esquerda é o único partido a favor de quotas no ensino superior

O Governo colocou em consulta pública o Plano de Combate ao Racismo e Discriminação, que prevê que alunos socialmente desfavorecidos poderão aceder ao Ensino Superior através de contingente especial. O Bloco de Esquerda é o …

Novo Banco vendeu carteiras ao melhor preço (e só depois avaliou conflitos de interesses)

A venda das três carteiras de crédito do Novo Banco em 2019 foi feita pelo preço mais alto e em conformidade com o Acordo de Capitalização Contingente (CCA), segundo a auditoria da Deloitte às operações. “Nos …

UE investiga possível ligação entre tromboses e vacina da Johnson&Johnson nos EUA

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou esta sexta-feira ter iniciado uma investigação sobre casos de coágulos sanguíneos após toma da vacina da Johnson & Johnson/Janssen contra a covid-19, antes de o fármaco estar disponível …

Cabras

"É um terror. Nunca vi disto". Relâmpago matou 68 cabras no Alto Minho

Um relâmpago matou 68 cabras na freguesia de Gondoriz, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo. O pastor que perdeu os animais, Dário Silva, diz que, em "40 anos de serra", nunca viu …

Placa de pedra da Idade do Bronze poderá ser o mapa mais antigo da Europa

Uma placa de pedra da Idade do Bronze, redescoberta em 2014 em França, poderá ser o mapa tridimensional mais antigo já conhecido da Europa. De acordo com a BBC, a laje de pedra, conhecida como placa …

TAP conclui programa de rescisões (e lança nova ronda de medidas para evitar despedimento coletivo)

A TAP concluiu o programa lançado para redimensionar o corpo de trabalhadores da companhia e ficou com 750 postos de trabalho preservados e 690 adesões ao programa voluntário de medidas laborais. Num comunicado interno assinado pelo …

Segunda fase da vacinação. Peritos propõem extensa lista de novas (e raras) doenças

A segunda fase de vacinação contra a covid-19 já arrancou em alguns centros de saúde. Os peritos estão a propor uma nova e extensa lista de doenças de maior risco que passam também a ser …

Dietas veganas são boas para o coração? A Ciência sugere que não

Não há evidências científicas que sustentem a alegação de que uma dieta vegetariana faz bem ao coração. No entanto, há outros benefícios neste tipo de alimentação. Cerca de meio milhão de britânicos são agora veganos, de …

Tribunal da Concorrência corta para metade coimas aplicadas ao Montepio

O Tribunal da Concorrência reduziu esta sexta-feira de mais de cinco milhões de euros para pouco mais de dois milhões de euros as coimas aplicadas ao Montepio e a sete antigos administradores pelo Banco de …