/

Estudo de 45 anos explica como criar uma criança-génio

2

Christos Tsoumplekas (Back again!) / Flickr

Uma equipa científica acompanhou milhares de crianças brilhantes durante quatro décadas e meia e descobriu algumas coisas interessantes, nomeadamente que os miúdos com QI de nível de génios também precisam de ajuda para atingir o seu potencial máximo.

Desde que começou, em 1971, o “Estudo da Juventude Matemática Precoce”, ou SMPY, rastreou cinco mil das crianças mais inteligentes dos EUA. Trata-se do estudo mais longo já feito com crianças super-dotadas.

Vidas excepcionais

O SMPY (pronuncia-se “simpy”) começou por testar a inteligência das crianças, usando o SAT, um exame padrão dos EUA, testes de entrada na universidade e outros testes de QI. Depois, os investigadores começaram a analisar factores adicionais, como a matrícula da Faculdade e os caminhos profissionais, mais tarde na vida.

E descobriram que as crianças mais dotadas passaram a ganhar doutoramentos, graus de pós-graduação e a possuir patentes a taxas muito acima das crianças com menos talento. A maioria delas está entre os 5% do topo dos ganhadores de rendimentos.

“Quer gostem ou não, essas pessoas controlam realmente a nossa sociedade”, refere Jonathan Wai, psicólogo do Programa de Identificação de Talentos da Universidade de Duke, nos EUA, em declarações citadas pelo Business Insider.

Não recebem atenção suficiente

O problema é que as crianças prodígio recebem muitas vezes pouca atenção dos seus professores, que podem estar inclinados a considerar que estudantes brilhantes já atingiram todo o seu potencial.

Quando os investigadores do SMPY analisaram a quantidade de atenção que os professores deram a essas crianças super-dotadas, descobriram que a grande maioria do tempo de aula foi gasto a ajudar estudantes de baixo desempenho a chegarem à média da turma.

O SMPY sugere que os professores devem evitar ensinar um currículo único. Em vez disso, devem concentrar-se em fazer o melhor que podem para criar planos individuais de aula para os estudantes.

Avançar um ano funciona

Para ajudar as crianças a atingir o seu potencial, os professores e os pais devem considerar fazer avançar uma criança super-dotada num ano, no sistema de ensino, sugere a SMPY.

Quando os investigadores compararam um grupo de controlo de alunos talentosos que não avançaram um ano com aqueles que o fizeram, os primeiros tinham 60% mais hipóteses de obter patentes e doutoramentos – e mais do dobro da probabilidade de obter um doutoramento em campos relacionados com ciência, tecnologia, engenharia ou matemática.

A inteligência é altamente variável

Ser inteligente não significa apenas ter a capacidade de memorizar factos ou lembrar nomes e datas. A SMPY encontrou repetidamente, ao longo de várias análises de acompanhamento, que algumas das crianças mais inteligentes possuem uma grande capacidade de argumentação espacial.

Essas crianças têm um talento para visualizar sistemas, como o sistema circulatório humano ou a anatomia de uma mota. Em 2013, pesquisas de acompanhamento encontraram uma forte conexão entre as habilidades de raciocínio espacial e o número de patentes arquivadas e artigos revistos por pares publicados.

Testes padronizados nem sempre são perda de tempo

Testes padronizados – como o já citado SAT – não podem medir tudo o que os professores e os pais precisam de saber sobre uma criança. Mas os dados da SMPY sugerem que o SAT e outras medidas padronizadas de inteligência detêm algum poder preditivo – enquanto ainda contabilizam factores como o status socio-económico e o nível de prática.

Camilla Benbow, uma das investigadoras que estudaram o SMPY, diz que esses testes são melhor utilizados para descobrir no que as crianças são boas, para que os professores possam concentrar a sua atenção em diferentes áreas.

Mentalidade de crescimento não ofusca capacidade cognitiva precoce

A psicóloga Carol Dweck descobriu que as pessoas bem sucedidas tendem a manter o que é conhecido como uma “mentalidade de crescimento”, em oposição a uma “mentalidade fixa”. Elas vêem-se como seres fluidos, em mudança, que podem adaptar-se e crescer – não são estáticas.

O SMPY concorda com essa avaliação, mas também descobriu que os primeiros sinais de habilidade cognitiva em crianças podem prever o quão bem elas vão desenvolver-se mais tarde na vida, ignorando toda a prática que pode ou não estar no caminho.

Com esse tipo de futuro no horizonte, cabe aos pais e aos professores reconhecerem as habilidades das crianças-génio no início e cultivá-las o máximo possível.

2 Comments

  1. Doutorado é em português do Brasil, em português de Portugal diz-se Doutoramento, sendo que uma pessoa com Doutoramento é doutorada ou doutorado de acordo com o seu género.

    • “De acordo com o seu sexo.”
      Se o José António viver a sua vida como se fosse uma mulher, sem o ser, e fizer um doutoramento, fica doutorado e não doutorada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.