Estudo de longevidade amplia tempo de vida de vermes em 50%

Um grupo de investigadores norte-americanos descobriu que o bloqueio de uma determinada enzima pode prolongar a vida útil dos vermes em mais 50%. Segundo os cientistas responsáveis pelo estudo, este pode ser um dos passos para retardar o envelhecimento e aumentar a longevidade humana.

Dada a chance, há muito poucos que não querem retardar o processo de envelhecimento. Perseguir essa fonte da juventude é um ramo importante da ciência médica atual e um pequeno verme resistente conhecido como C. elegans é, provavelmente, o assunto mais prolífico nessa área, indica um artigo do New Atlas, divulgado esta quarta-feira.

Agora, uma equipa da Scripps Research, dos Estados Unidos (EUA) descobriu que o C. elegans tem um genoma semelhante ao dos seres humanos e apresenta sinais claros de envelhecimento durante o seu curto período de vida de duas ou três semanas, tornando-se um modelo quase perfeito para estudos sobre o envelhecimento.

No passado, esses pequenos vermes foram usados ​​para investigar como a conexão entre o cérebro e o intestino forma uma espécie de “eixo do envelhecimento” – a genética por trás da não-evolução da imortalidade – e observar como certos coquetéis de drogas afetam o processo de envelhecimento.

Neste novo estudo, publicado na Nature Chemical Biology na sexta-feira, a equipa examinou uma longa lista de enzimas, procurando por aquelas que pudessem desempenhar um papel no envelhecimento. Ao inserir essas enzimas em vermes, verificaram o efeito na vida dos animais, o que pode revelar novos alvos para futuras pesquisas anti-envelhecimento.

(dr) Stephen Alvey / Michigan Engineering

Para tal, a equipa realizou uma série de cerca de 100 compostos de moléculas pequenas, que bloquearam enzimas denominadas hidrolases de serina.

“Processos metabólicos são muito importantes para determinar a taxa de envelhecimento e expetativa de vida e as hidrolases de serina são as principais enzimas metabólicas, por isso pensamos que haveria uma boa hipótese de encontrar uma importante enzima relacionada ao envelhecimento desta forma”, disse Alice Chen, a primeira autor do estudo.

Os compostos foram testados em vermes com um dia de vida, tendo sido medida, de seguida, a sua expetativa de vida. Vários desses compostos levaram a um prolongamento da longevidade dos vermes em mais de 15%.

Mas um em particular se destacou: um composto de carbamato designado JZL184 aumentou a expetativa de vida média dos vermes em 45%. Com 30 dias de idade, mais da metade desses vermes ainda estavam vivos e saudáveis, enquanto quase todos os vermes do grupo de controle haviam morrido.

De acordo com a equipa, agora sabe-se onde concentrar o trabalho futuro em vermes, o que pode revelar novas possibilidades anti-envelhecimento em humanos.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …