Estudo de longevidade amplia tempo de vida de vermes em 50%

Um grupo de investigadores norte-americanos descobriu que o bloqueio de uma determinada enzima pode prolongar a vida útil dos vermes em mais 50%. Segundo os cientistas responsáveis pelo estudo, este pode ser um dos passos para retardar o envelhecimento e aumentar a longevidade humana.

Dada a chance, há muito poucos que não querem retardar o processo de envelhecimento. Perseguir essa fonte da juventude é um ramo importante da ciência médica atual e um pequeno verme resistente conhecido como C. elegans é, provavelmente, o assunto mais prolífico nessa área, indica um artigo do New Atlas, divulgado esta quarta-feira.

Agora, uma equipa da Scripps Research, dos Estados Unidos (EUA) descobriu que o C. elegans tem um genoma semelhante ao dos seres humanos e apresenta sinais claros de envelhecimento durante o seu curto período de vida de duas ou três semanas, tornando-se um modelo quase perfeito para estudos sobre o envelhecimento.

No passado, esses pequenos vermes foram usados ​​para investigar como a conexão entre o cérebro e o intestino forma uma espécie de “eixo do envelhecimento” – a genética por trás da não-evolução da imortalidade – e observar como certos coquetéis de drogas afetam o processo de envelhecimento.

Neste novo estudo, publicado na Nature Chemical Biology na sexta-feira, a equipa examinou uma longa lista de enzimas, procurando por aquelas que pudessem desempenhar um papel no envelhecimento. Ao inserir essas enzimas em vermes, verificaram o efeito na vida dos animais, o que pode revelar novos alvos para futuras pesquisas anti-envelhecimento.

(dr) Stephen Alvey / Michigan Engineering

Para tal, a equipa realizou uma série de cerca de 100 compostos de moléculas pequenas, que bloquearam enzimas denominadas hidrolases de serina.

“Processos metabólicos são muito importantes para determinar a taxa de envelhecimento e expetativa de vida e as hidrolases de serina são as principais enzimas metabólicas, por isso pensamos que haveria uma boa hipótese de encontrar uma importante enzima relacionada ao envelhecimento desta forma”, disse Alice Chen, a primeira autor do estudo.

Os compostos foram testados em vermes com um dia de vida, tendo sido medida, de seguida, a sua expetativa de vida. Vários desses compostos levaram a um prolongamento da longevidade dos vermes em mais de 15%.

Mas um em particular se destacou: um composto de carbamato designado JZL184 aumentou a expetativa de vida média dos vermes em 45%. Com 30 dias de idade, mais da metade desses vermes ainda estavam vivos e saudáveis, enquanto quase todos os vermes do grupo de controle haviam morrido.

De acordo com a equipa, agora sabe-se onde concentrar o trabalho futuro em vermes, o que pode revelar novas possibilidades anti-envelhecimento em humanos.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-governador do Rio de Janeiro libertado. Luiz Pezão passará a usar pulseira eletrónica

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) brasileiro libertou na terça-feira o ex-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão, substituindo a sua prisão preventiva por medidas cautelares alternativas, como uso de pulseira eletrónica, anunciaram fontes …

EUA, Canadá e México assinam revisão do NAFTA. Pacto comercial tem 25 anos

Representantes dos Estados (EUA), do Canadá e do México assinaram na terça-feira uma nova revisão do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), um pacto comercial entre os três países, que já tem 25 anos. Segundo noticiou …

Bósnia fecha campo improvisado e transfere quase 800 pessoas para Sarajevo

A Bósnia fechou, esta quarta-feira, um campo de refugiados, montado num local onde antes funcionava um aterro de lixo, que não tem água potável nem eletricidade. As autoridades bósnias fecharam esta quarta-feira um campo acolhimento de …

Trabalhadores dos Registos em greve a 26, 27 e 28 de dezembro

O Sindicato Nacional de Registos vai estar em greve contra o decreto-lei aprovado pelo Governo, acusando Marcelo Rebelo de Sousa de não ter tido "sensibilidade na análise do diploma do sistema remuneratório". O Sindicato Nacional de …

Artistas exigem 1% do Orçamento do Estado para a Cultura

Mais de 300 artistas concentrados esta terça-feira em frente ao Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, exigiram um valor imediato de 1% do Orçamento do Estado para a Cultura, em 2020. O protesto, convocado pela …

Depois do Idai, ainda há carência de comida e água potável

São milhares os desalojados que, após o ciclone Idai, continuam sem acesso a água potável. Além disso, a necessidade de comida mantém-se em níveis inalterados. Os dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), patentes no …

Há mulheres-polícia que recebem menos quando estão grávidas

De acordo com um relatório sobre as iniquidades de género dentro da Polícia de Segurança Pública (PSP), ao qual a revista Sábado teve acesso, há mulheres-polícia que recebem menos quando ficam grávidas. Segundo o inquérito realizado …

França. Governo adia entrada em vigor das novas pensões

O novo sistema universal de pensões em França vai abranger apenas as gerações nascidas a partir de 1975 e só terá nova formulação, através de pontos, a partir de 2025. O novo sistema universal de pensões …

Greta Thunberg é a "Personalidade do Ano" da revista Time

Greta Thunberg é a “Personalidade do Ano” mais jovem alguma vez escolhida pela revista Time. A capa da edição de 23 de dezembro foi divulgada esta quarta-feira. A revista norte-americana Time elegeu a ativista climática sueca …

Erupção do Whakaari. Nova Zelândia encomendou 120 metros quadrados de pele para tratar os feridos

A Nova Zelândia já encomendou 120 metros quadrados de pele humana aos Estados Unidos para tratar os 30 feridos do vulcão Whakaari, na Ilha Branca. Cirurgiões neozelandeses têm trabalhado sem parar dado o número de queimados …