Estudo afirma que cães e macacos têm sentido moral como os humanos

Um grupo de cientistas da Universidade de Quioto, no Japão, descobriu que os cães e os macacos, tal como os humanos, reagem de forma menos positiva com aqueles que são menos inclinados a compartilhar ou ajudar.

Segundo o estudo publicado na revista Neuroscience & Biobehavioral Reviews, os especialistas realizaram três experiências para analisar como é que os cães e macacos reagem a seres humanos que não ajudam os outros.

Na primeira experiência, um macaco observou situações em que alguém tenta abrir um frasco, mas não consegue, pedindo ajuda a uma segunda pessoa, que algumas vezes ajuda e outras não. Em algumas cenas, havia uma terceira pessoa que apenas observava sem interferir.

Na segunda experiência, o macaco observou duas pessoas que tinham três bolas cada uma. Uma das pessoas pedia emprestadas todas as bolas da outra pessoa, que as entregava. Pouco tempo depois, a primeira pessoa pedia as bolas de volta – em alguns casos, a segunda pessoa devolvia, e em outros não.

A terceira experiência foi quase idêntica ao segundo, mas foi realizada com um cão. Um dos participantes era o dono do cão e a outra era desconhecida.

No final das três experiências, todas as pessoas que tinham participado nas cenas, até o ator passivo, ofereciam uma guloseima ao macaco ou ao cão.

Os especialistas observaram que, em todos os cenários, os animais mostraram-se menos inclinados a aceitar a comida das pessoas que recusaram ajudar a outra pessoa durante a experiência, ou aquelas que não quiseram devolver as bolas recebidas.

Já os atores passivos e aqueles que ajudaram e devolveram as bolas viram mais entusiasmo dos animais diante da oferta de alimento.

Os cientistas japoneses dizem que isso mostra que os macacos e os cães conseguem realizar julgamentos sociais da mesma forma que os bebés, e que isso revela informações valiosas sobre o desenvolvimento da moralidade em seres humanos.

PARTILHAR

RESPONDER

Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol

Um estudo espanhol, que abrangeu mais de 60 mil pessoas, colocou em causa a viabilidade da imunidade de grupo como forma de combater a pandemia de covid-19, estimando que apenas 5% da população tenha desenvolvido anticorpos …

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …