Estudantes criam tenda com painéis solares para os sem-abrigo

(dr) Kenia Shi / Facebook

-

Com a ajuda do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), um grupo de estudantes residentes na Califórnia, nos EUA, está a criar uma tenda com painéis solares, para satisfazer as necessidades de pessoas sem-abrigo.

“A nossa tenda é feita com materiais especiais. Vai ter painéis solares, luzes LED, para que a pessoa possa ver quando estiver escuro, também vamos ter o fator para limpar a casa que são as luzes ultravioleta que matam as bactérias”, disse Kenia Shi.

A instalação de tecnologia solar em miniatura numa tenda móvel é uma proposta de 12 alunas latinas da escola São Fernando, em Los Angeles, que lhes permitiu ganhar uma bolsa de 10 mil dólares por parte da organização “Lemelson InveTeam” da escola de engenharia do MIT.

“Quando nos disseram que tínhamos a oportunidade de criar algo que podia mudar alguma coisa na nossa comunidade, pensamos que criar uma tenda com energia solar era o melhor”, lembrou Shi.

As estatísticas de 2016 do escritório da Autoridade de Serviços para Sem-Abrigo de Los Angeles (LAHSA) indicam que, na cidade, há 43 mil pessoas que vivem em centros de alojamento temporário ou em barracas nas ruas.

Araceli Chávez, filha de imigrantes de Michoacán, no México, disse à Agência Efe que “é muito bonito” poder dizer que está a ajudar estas pessoas que “muitas vezes o próprio governo ignora”.

Nos EUA, 15 escolas ganharam uma bolsa de estudos de criação a partir de métodos de engenharia, como a “tenda com energia solar” que as alunas vão exibir na exposição “EurekaFest” de 15 a 17 de junho no Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Chávez explicou que graças a uma sondagem realizada para conhecer as necessidades dos sem-abrigo, aprendeu que “muitas pessoas pedem acesso à energia elétrica“.

A solução das estudantes é um pequeno painel solar e um foco que contém um acumulador de energia, transferível a outros aparelhos, entre outras inovações.

“Esperamos que na EurekaFest consigamos encontrar alguém que se interesse em distribuir o produto a nível nacional”, expressou Chávez, que disse ter sido inspirada pelos meninos em situação de pobreza extrema que necessitam de luz para realizar simples tarefas escolares e energia para recarregar os telemóveis.

EFE ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …