Estranheza quântica pode fazer com que um wormhole dure para sempre

Os cientistas nunca tiveram a certeza de que os wormholes conseguiam existir tempo suficiente para que qualquer objeto viajasse através destes portais do espaço-tempo. Agora, cálculos sugerem que os wormholes podem mesmo permanecer durante algum tempo – talvez tanto quanto o próprio Universo.

Os wormholes são dois buracos negros ligados um ao outro. No entanto, um wormhole, por não ser atravessável, é como uma sala com duas portas que só podem ser usadas do lado de fora – neste caso, as portas são buracos negros através dos quais as coisas podem entrar, mas nunca escapar.

“Esta não é uma informação propriamente entusiasmante, uma vez que qualquer astronauta corajoso para se aventurar nunca poderá voltar para contar a sua experiência”, afirmou a investigadora Diandian Wang, da Universidade da Califórnia, em Santa Barbara.

Teoricamente, existem wormholes atravessáveis, mas os cientistas não sabiam se estes portais existiam durante um período de tempo razoável para que um objeto (ou alguém) pudesse percorrer todo o percurso – ou seja, entrar e regressar. Pelo menos, até agora.

Para que um wormhole se forme, o espaço-tempo precisa de mudar de forma – ser como uma folha plana com furos. Na física clássica, esse cenário é impossível, mas as regras da mecânica quântica parecem permitir que o espaço-tempo mude espontaneamente de forma, embora isso ocorra apenas durante períodos muito curtos.

Wang trabalhou num cenário que envolve a teoria das cordas, um modelo físico matemático segundo a qual o ingrediente fundamental da realidade são pequenas cordas. Se uma dessas sequências de caracteres quebrar, poderá criar um wormhole atravessável. “Uma vez que contém energia, quando quebra, transforma-se em dois buracos negros em cada extremidade da corda”, explica Wang, citada pelo New Scientist.

No entanto, os cientistas provaram que a energia forçaria ambos os buracos negros a afastarem-se um do outro, rompendo assim o wormhole.

Agora, Wang e a sua equipa calcularam que a curvatura do espaço-tempo poderia neutralizar essa aceleração, mantendo os dois buracos negros estáticos e permitindo que a “garganta” do wormhole permanecesse aberta. Este cenário é extremamente improvável e torna-se cada vez mais improvável quanto mais longo é o wormhole e maiores são os dois buracos negros.

Isto significa que um wormhole grande o suficiente para uma pessoa atravessar é muito menos provável do que aquele através do qual a luz pode ser enviada. Ainda assim, graças à mecânica quântica, a probabilidade de qualquer um destes eventos não é zero.

De acordo com a investigação, cujo artigo científico foi publicado na Classical and Quantum Gravity, os cientistas calcularam que o wormhole pode permanecer estável, pelo menos, enquanto o Universo existir – e talvez para sempre.

Contudo, os wormholes teorizados por Wang não poderiam ser usados para viajar no tempo ou para mover objetos mais rápido do que a velocidade da luz. Segundo Aron Wall, da Universidade de Cambridge, se uma pessoa viajasse por um wormhole, ainda estaria confinada a mover-se mais devagar do que a luz.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …